skip to Main Content
O Que Você Deve Saber Antes De Comprar Vinho Do Porto

O que você deve saber antes de comprar Vinho do Porto

Você já teve dúvidas antes de comprar vinho do Porto? Eles, além de deliciosos, cremosos e doces, apresentam bastante intensidade nos aromas e podem ser encontrados em diferentes classificações, como Ruby, Tawny, LBV, Vintage, Reserva, Colheita.

Continue a leitura para entender melhor sobre os tipos de Vinho do Porto, como funciona o processo de elaboração dessas bebidas, além de dicas de harmonização e rótulos disponíveis no Divvino! 

Banner Clube D

O que é Vinho do Porto?

O Vinho do Porto é um vinho licoroso produzido em região demarcada, localizada ao longo do vale do Rio Douro, que atravessa o norte de Portugal. 

Esse estilo de vinho é elaborado dentro da D.O.C (Denominação de Origem Controlada). Isso quer dizer que somente os rótulos feitos em Douro e que seguem as diretrizes da D.O.C podem ser nominados como tal.

O grande diferencial do Vinho do Porto é o fato dele ser produzido com a adição da aguardente vínica — bebida elaborada a partir da destilação do vinho — que o fortifica, ou seja, aumenta a graduação alcoólica. É, também, conhecido como um vinho licoroso (ou vinho doce) em vista da grande quantidade de açúcar residual que possui.

E você pode estar se perguntando: então o Vinho do Porto é um vinho fortificado? Sim! Assim como outros exemplares da categoria, ele passa pela fortificação.

Região do Douro Comprar Vinho do Porto

O Vinho do Porto é um vinho fortificado produzido na Região Demarcada do Douro.

Processo de produção

O processo de produção do Vinho do Porto se difere dos vinhos tranquilos justamente porque envolve a adição de aguardente vínica, utilizada para aumentar a graduação alcoólica da bebida. A inclusão deste destilado ocorre durante a fermentação do mosto, etapa que transforma o açúcar presente no líquido em álcool.

Justamente por isso, ele é um vinho licoroso, doce. Explicando melhor a questão, a adição da aguardente vínica faz com que, rapidamente, a graduação alcoólica da bebida salte de 6/7% para algo em torno de 20%, impedindo a sobrevivência das leveduras e, consequentemente, interrompendo o processo de fermentação.

Com a fermentação interrompida, os açúcares permanecem presentes no líquido, já que nem todo o conteúdo foi transformado em álcool.

Além disso, a elaboração de qualquer Vinho do Porto envolve, necessariamente, um período de maturação em barris de carvalho. Esse tempo de envelhecimento vai variar de acordo com cada tipo de bebida desta categoria.

Barris de carvalho comprar vinho do porto

O Vinho do Porto, necessariamente, estagia em barris de carvalho.

Tipos de Vinho do Porto

As classificações do Vinho do Porto podem ser por método de fabricação, tempo de envelhecimento e grau de dulçor — a última para vinhos brancos, especificamente.

Na hora de comprar Vinho do Porto, você pode encontrar algumas opções. No geral, temos o Vinho do Porto branco (seco ou doce), o rosé (doce), além dos tintos Ruby, Tawny, Vintage, LBV, Colheita e Reserva. 

Para os vinhos do Porto tintos, especificamente, as uvas mais utilizadas são tinta roriz, touriga nacional, touriga franca, tinta cão e tinta barroca. Contudo, cerca de 45 uvas podem fazer parte do corte desse estilo de bebida.

Vinho do Porto Ruby

O Porto Ruby é um estilo de vinho mais jovem, com perfil aromático frutado, especialmente com notas de frutas pretas secas, como figos e tâmaras, além de frutas vermelhas em compota, como cereja, morango e framboesa. É um rótulo novo, que passa pelo estágio em barricas de carvalho de dois a três anos.

Por maturar durante um curto período de tempo em madeira, Vinhos do Porto Ruby não passam por processos oxidativos significativos, o que confere uma coloração rubi intensa à bebida — por isso leva essa denominação!

Os vinhos do Porto Ruby também podem ser categorizados em Reserva, LBV (Late Bottled Vintage) e Vintage.

Comprar Vinho do Porto Ruby

O Vinho do Porto Ruby apresenta coloração rubi intensa e é um mais jovem e frutado.

Porto Vintage

O Porto Vintage é considerado um dos mais renomados entre os vinhos do Porto, junto ao LBV. Isso porque ele é um vinho safrado, elaborado apenas com safras consideradas excepcionais

Para que a bebida possa integrar essa categoria, o enólogo responsável pela produção precisa submeter uma amostra ao IVDP — Instituto dos Vinhos do Douro e Porto — para avaliação de qualidade.

Além disso, esse tipo de exemplar estagia em madeira durante 20 meses antes do envase. Um dos grandes destaques do Porto Vintage, além da qualidade exímia da bebida, é seu potencial de guarda. Sua evolução em garrafa pode ocorrer por até 50 anos! Ainda assim, é também uma bebida excelente para ser consumida ainda jovem.

Comprar Vinho do Porto Vintage

O Vinho do Porto Vintage é produzido apenas com safras consideradas excepcionais.

LBV (Late Bottled Vintage)

O Late Bottled Vintage também é um vinho safrado de altíssima qualidade, criado em 1970. Ele se diferencia do Porto Vintage em vista do tempo de envelhecimento do líquido em madeira, que dura entre quatro e seis anos.

Vinhos do Porto LBV são recomendados para consumo imediato, justamente por estagiar em madeira por um período mais longo.

Vinho do Porto Tawny

O Porto Tawny, por outro lado, envelhece em madeira por mais tempo — de três a oito anos —, o que confere uma coloração esmaecida e acastanhada à bebida. Além disso, estagia em diferentes barricas durante seu processo de maturação, fazendo com que o líquido entre em contato com o oxigênio por mais tempo.

Os vinhos do Porto Tawny podem também ser categorizados em Reserva, Colheita e Indicação de Idade.

Comprar Vinho do Porto Tawny

Vinhos do Porto Tawny apresentam coloração acastanhada e passam por processo oxidativos mais intensos que o Porto Ruby.

Tawny Colheita

O Tawny Colheita é um vinho safrado e se diferencia do Porto Reserva (Ruby ou Tawny) pelo tempo de maturação da bebida, que deve estagiar em madeira por um período mínimo de sete anos. Passado esse tempo, a bebida é envasada. 

Indicação de Idade

Se você já encontrou algum Vinho do Porto com descrições no rótulo “10 anos”, “20 anos”, “30 anos”, etc, e se perguntou o porquê, explicamos a questão!

Esse tipo de indicação por idade não se refere ao tempo que o vinho final estagiou em madeira. Na verdade, a denominação nada mais é do que uma média da idade de todos os lotes que foram utilizados na elaboração de um exemplar específico.

Isso porque a maioria dos vinhos do Porto são elaborados a partir do corte de bebidas produzidas em diferentes anos e que estagiam em madeira por períodos variados. Ou seja, estamos falando de um blend.

O enólogo responsável pela produção pode optar por incluir vinhos que passam por processos de maturação que duram mais ou menos tempo. Quando o exemplar é finalizado, soma-se a idade de todos os lotes e a indicação é criada a partir dessa média, que pode ser 10, 20, 30 e 40 anos.

Vinhos do Porto Reserva

Os Vinhos do Porto Reserva podem ser Ruby ou Tawny. O que os diferencia dos demais é o cuidado na seleção das uvas utilizadas na produção, que devem ser de excelente qualidade.

Além disso, o Tawny Reserva, especificamente, deve estagiar em barricas de carvalho por um período mínimo de sete anos, conferindo à bebida um caráter mais amadeirado.

Vinhos do Porto Branco

Apesar dos tintos serem o grande destaque quando o assunto é Vinho do Porto, também é possível produzir exemplares brancos da categoria. Essas bebidas passam por um período mais curto de maturação, normalmente em tanques de inox, de dois a três anos.

Comprar Vinho do Porto Branco

O Vinho do Porto Branco, embora menos popular, tem muita qualidade!

A classificação do Vinho do Porto Branco varia de acordo com o nível de dulçor, ou seja, pela quantidade em gramas de açúcar por litro da bebida. E por mais que grande parte das bebidas da categoria sejam doces, também é possível encontrar exemplares secos.

Vinhos do Porto Branco são produzidos exclusivamente com uvas brancas tradicionais portuguesas, as principais sendo: sercial, folgazão, verdelho, malvasia, rabigato, viosinho e gouveio.

Infográfico Tipos de Vinhos do Porto

Diferentes tipos de Vinho do Porto.

Servimos antes, durante ou após as refeições?

Não se preocupe em como usar o Vinho do Porto, nós te ajudamos! Por se tratar de um vinho licoroso, o mais comum é ser servido ao final das refeições, junto com a sobremesa ou até mesmo puro como digestivo. 

Contudo, ele também pode ser consumido como aperitivo, com queijos de mofo azul ou frutas secas e sementes, como as amêndoas.

Fique sempre atento à temperatura que os vinhos devem ser servidos. Para os rosés e brancos, ela varia entre 4ºC a 10 ºC. Os Rubys são melhor apreciados entre 12ºC a 16ºC, e no caso dos Tawnys, a temperatura fica entre 10º a 14ºC.

Por fim, por apresentar teor alcoólico elevado, o correto é servi-lo em taças menores, com bojo estreito, que levam a bebida para a ponta da língua, evidenciando seu sabor adocicado. As taças de degustação ISO são indicadas para o serviço desses vinhos!

Harmonização

A harmonização com Vinho do Porto vai depender do tipo de rótulo escolhido. No entanto, em linhas gerais, a doçura e a cremosidade dessas bebidas formam o par perfeito com queijos de mofo azul, como gorgonzola e roquefort.Além disso, são ideais com as seguintes sobremesas: rabanadas, pudim, strudell de maçã, frutos secos e chocolates amargos ou meio amargos.

Para tintos Tawny, especialmente aqueles com indicação de idade, tortas à base de nozes, panetones e sobremesas à base de chocolates mais amargos, são boas opções.

Rubys LBV ou Porto Vintage acompanham queijos mais suaves, como o brie, além de harmonizarem com sobremesas à base de chocolate.

Vinhos do Porto no Divvino

Se depois de todas as nossas dicas você ficou com vontade de comprar um Vinho do Porto, aproveite para conferir os produtos oferecidos no Divvino

Em nosso e-commerce, contamos com rótulos como o Porto Ferreira Late Bottled Vintage, que apresenta aromas de frutas pretas secas, com toque de especiarias, como gengibre, além de cacau. No paladar, tem final de boca persistente.

Para conferir outras opções disponíveis em nossa loja, basta clicar no banner abaixo:

Vinhos do Porto no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo