Guia turístico para conhecer o Chile

Vinícolas e viagens / 3 min

28 de agosto de 2018

O Chile tem (quase) tudo que um viajante procura: metrópole, museus, estações de ski, compras, natureza, aventura, gastronomia e bons vinhos. Que tal conhecer o Chile um pouco mais neste post antes de preparar as malas? Boa leitura!

O país

Conhecer o Chile é se deparar com paisagens contrastantes, e não é por menos. O país foi eleito o melhor destino de 2018 pelo Lonely Planet, um guia de viagens que, anualmente, elege melhores países e cidades para visitar.

O território chileno tem mais de 4 mil quilômetros de comprimento. O norte é árido, dominado pelo Deserto do Atacama, e com cenários inacreditáveis. O sul é gelado, com a Patagônia e parques para atividades de aventura. No meio do caminho, está a capital, Santiago, com 7 milhões de habitantes.

Santiago

Santiago, a maior cidade do Chile, tem prédios históricos e modernos, bairros boêmios, trânsito caótico, parques e mirantes; tudo isso aos pés da Cordilheira dos Andes. É um destino seguro para as férias, mas cada viajante que desembarca no aeroporto é alertado sobre furtos, comuns nas áreas turísticas.

conhecer o chile santiago

Valle Nevado

É o maior centro de ski do Hemisfério Sul e fica no alto da Cordilheira dos Andes, a 65 quilômetros de Santiago. O Valle Nevado é um dos destinos mais procurados por turistas que vão conhecer o Chile. São 25 pistas de ski para todos os níveis de esportistas, teleféricos, hotéis e restaurantes. Há aulas de ski e lojas para aluguel de equipamentos.

Torres del Paine

O parque nacional, na Patagônia chilena, é para aventureiros. A reserva natural tem trilhas, caminhada no gelo, pesca desportiva, cavalgadas, caiaque, passeios de catamarã no Lago Pehoé, piquenique e escalada.

conhecer o chile torres del paine

Deserto do Atacama

O deserto mais árido do mundo concentra paisagens espetaculares. Lagoas a 4,8 mil metros de altitude, vulcões, gêiseres, vicunhas, flamingos, formações rochosas de milhares de anos e cordilheira de sal.

A visita ao Deserto do Atacama inclui paradas em povoados isolados, banho em águas termais, observação de pássaros e tours astronômicos.

conhecer o chile deserto do atacama

A cidade-base do deserto é San Pedro de Atacama, onde há infinidades de hotéis – de hostels a acomodações cinco estrelas –, restaurantes e agências de turismo que vendem passeios para o Atacama.

Vinhos e gastronomia

Conhecer o Chile é experimentar a culinária típica, que tem empanadas, peixes e mariscos, cazuela (sopa de legumes e carne), pastel de choclo (escondidinho com milho e carne), lomo a lo pobre (bife, batata, ovo e cebola) e completo (cachorro-quente com abacate).

Quanto à produção de vinhos, o país faz parte do grupo de maiores produtores de vinhos no mundo. Os sabores dos rótulos chilenos são capazes de agradar a maior parte dos paladares.

conhecer o chile

O Chile tem cinco regiões que produzem as cepas Carmenére, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc. A maioria das vinícolas é aberta ao público, oferece tours e degustação de vinhos.

A Divvino tem variedade de vinhos chilenos à venda. Clique no banner para conferir!

conhecer o chile