Beber vinho tinto pode prevenir cáries?

Dicas e curiosidades / 2 min

9 de outubro de 2018

Um recente estudo publicado pelo Journal of Agricultural and Food Chems comprovou que os polifenóis, substâncias encontradas no vinhos, diminuem o índice de bactérias responsáveis pelas cáries, malefícios que atingem 90% da população mundial e podem causar diversas doenças neurológicas, pneumonias e até mesmo cardíacas.

Se consumidos por um longo período, os polifenóis também podem prevenir o diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas ou, ainda, a osteoporose. Por todos esses motivos, os médicos recomendam aquela taça de vinho tinto diariamente!

Para entender um pouco mais o papel do vinho e dos polifenóis na prevenção das cáries, continue a leitura!

Como o vinho tinto pode agir contra a cárie?

Primeiramente, é Importante observar o processo de formação da placa dentária, que nada mais é do que a fixação das bactérias que, ao longo do tempo e o acúmulo das mesmas, são fixadas à dentição. Os polifenóis agem antes mesmo da formação da placa, reduzindo o número das bactérias no ambiente bucal.

vinhos podem prevenir cáries

No estudo citado, foram feitos testes com vinhos tintos sem álcool e enriquecidos com extrato de semente de uva (rico em polifenóis), água e etanol 12%, que se mostrou quase nula nas duas amostras com maior percentual de polifenóis.

Cuidados com os dentes

Os vinhos tintos têm como característica escurecer o esmalte dos dentes. Por isso, é interessante consumi-los com alimentos que ajudem a fazer a remoção da cor da bebida.

Queijos duros, por exemplo, formam uma película sob o esmalte dos dentes e, assim, inibem as manchas de vinho aos dentes. Você sabia, inclusive, que harmonizá-los não é nenhum desafio? Clique aqui para aprender.

Enquanto a ciência comprova cada vez mais os benefícios que o vinho faz a saúde, nós vamos desbravando e conhecendo novos produtores e regiões da bebida milenar.

E se você precisa de bons motivos para tomar uma taça de vinho tinto, eis que não faltam razões para aproveitar e apreciar! Acesse a loja virtual do Divvino e conheça inúmeras opções de vinhos, nacionais e internacionais!