Vinho Italiano
A Itália é muito conhecida por sua tradição na produção de vinhos e com um cenário geográfico muito particular da região: os vinhedos. Não é à toa que a região antigamente se chamava Enotria: terra do vinho! Os vinhos vindos desse país possuem muita elegância e notas únicas que proporcionam uma variedade de harmonizações e ideais para diversas ocasiões. Confira a seguir a seleção de vinhos italianos que o Divvino preparou para você:
Saiba mais
Tipos de vinhos italianos
Entre os vinhos tintos, os destaques desta seleção são o sangiovese e o nebbiolo, vinhos marcantes e com características complexas. Nos espumantes, selecionamos o trebbiano e o glera, que resultam em bebidas com ótima acidez para comemorações ou qualquer ocasião.
Vinhos Tintos
O vinho tinto italiano possui características complexas e muito únicas das regiões na Itália em que são produzidos. Na seleção que montamos, deixamos em destaque dois grandes vinhos para você apreciar:
Sangiovese: Trata-se de uma uva versátil, que proporciona rótulos mais leves e frutados a rústicos e intensos, dependendo da sua produção. A harmonização pode ser com vegetais grelhados, pizza e queijo grana padano.
Nebbiolo: Os vinhos produzidos com essa uva são marcantes, de coloração profunda e bem estruturados. No processo de envelhecimento, adquire aromas complexos, de frutas pretas secas, violeta, rosa e especiarias. Na harmonização, vai bem com carnes curadas e charcutaria
Espumante
O espumante italiano foi feito para estar presente em momentos especiais de festas e comemorações! A bebida pode ser mais seca ou mais doce, dependendo da produção. Pode ser consumido em um dia de sol ou uma noite de verão.
Trebbiano: Um espumante com a casta trebbiano dá origem a uma bebida de cor amarelo pálido, com aroma caracteristicamente frutado e acompanha paladar com leve dulçor. Perfeito para fazer a combinação com sobremesas de chocolate ou frutas.
Glera: Matéria-prima dos espumantes Prosecco, a uva glera dá origem a espumantes de corpo leve, com coloração amarelo pálido bastante translúcida.
Com relação aos aromas, nota-se a presença de frutas brancas. A harmonização fica com aperitivos: carnes curadas, castanhas ou focaccia.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os vinhos e espumantes italianos, aproveite para ver os vinhos frisantes e os vinhos rosés disponíveis no Divvino!