R$49por
garrafa
Assinar
image_month_selection
image_background

Dicas Sommeliers

Moises Sandi

Raquel Secco

O ClubeD Premium deste mês traz um comparativo interessantíssimo quando o assunto é vinho tinto português: Douro e Alentejo. Representando o Douro, temos o Quinta de Cottas, elaborado com uvas da região do Cima Corgo (parte mais central do Douro), de diferentes altitudes que vão desde 100 até 500 metros sobre o nível do mar, isso permite uma boa complexidade aromática e gustativa, já que as uvas das partes mais baixas trazem mais corpo e estrutura, enquanto as colhidas em maior altitude preservam mais acidez e frescor. Do Alentejo apresentamos o Encosta das Perdizes, um tinto elaborado a partir de vinhas velhas, com breve passagem por madeira, com aromas de frutas negras bem maduras e muita estrutura.

Enólogo pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Sommelier pela WSET. Há 10 anos no mercado de vinhos, atuei desde a sua elaboração até o serviço e harmonização em restaurantes, wine bars e algumas das principais vinícolas do país. Um amante do vinho desde sempre!

A seleção de Portugal desse mês apresenta o real “valor” dos vinhos portugueses. O vinho Encosta das Perdizes vem da região do Alentejo, é um vinho elaborado a partir de videiras antigas com mais de 60 anos, o que contribui para um vinho mais encorpado, com aromas de frutas muito maduras e de coloração enérgica. Já o vinho Quinta de Cottas, da região do Douro, é um misto de vinhas de mais de 70 anos com videiras jovens, que tornam o vinho mais elegante e requintado, ao mesmo tempo que jovem e frutado. O que ambas regiões tem em comum no quesito qualidade? O terroir de solo xistoso, com mineralidade profunda das videiras antigas, além do clima mediterrâneo e a brisa marítima, e claro: as uvas típicas e tradicionais portuguesas. São inúmeros os motivos para brindar a seleção desse mês, aproveite!

Gastronomisse e Sommelière de Vinhos e Cervejas, pela FISAR Europa e WSet. Com mais de 10 anos de experiência no mundo enológico, sou completamente apaixona pelo mundo dos vinhos e pela possibilidade de proporcionar vivências inesquecíveis aos amantes do vinho.

Encosta das Perdizes Vinhas Velhas
Encosta das Perdizes Vinhas Velhas
Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonez
Quinta de Cottas Douro
Quinta de Cottas Douro
Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinto Cão

2018 | 750 ml | Tinto | Portugal

País Portugal

Região Alentejo

Vinícola Sociedade Agrícola de Pias

Características

Uva Alicante Bouschet

Tipo de Vinho Tinto

Teor Alcoólico 14,5%

Classificação Seco

Passagem por barril 6 meses

Tipo de Barril Carvalho Francês

Temperatura 16ºC a 18ºC

Harmonização

Picanha na mostarda, Tagliatelli à Matricciana, Nhoque à Bolonhesa e Carnes vermelhas assadas.

Descrição

Elaborado a partir de vinhas velhas, esse esplendido rótulo traduz o terroir da região do Alentejo em suas mais profundas raízes. Com videiras de mais de 70 anos a extração dessas castas apresenta muito mais do que um solo xistoso, ela traduz o terroir do Douro. A composição das principais castas locais Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonêz, somado a videiras antigas, é o real sinônimo de Douro engarrafado. Desfrute de um grande vinho, especialmente maturado por 6 meses em barricas de carvalho francês.

2016 | 750 ml | Tinto | Portugal

País Portugal

Região Douro

Vinícola Quinta de Cottas

Características

Uva Touriga Franca

Tipo de Vinho Tinto

Teor Alcoólico 13,00%

Classificação Seco

Tempo de guarda 6 anos

Temperatura 16ºC a 18ºC

Harmonização

Paleta de cordeiro, Costela 12h, Risoto de Filé, Pizza de Peperoni.

Descrição

Este exemplar das castas Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinto Cão, é possível perceber a influência das vinhas velhas e do terroir de Xisto, um vinho potente, agradável, elegante e intenso. O objetivo da Quinta de Cottas, é apresentar um exemplar característico local, com eximia qualidade e sem agredir o meio ambiente, cultivando com responsabilidade e amor pelo vinho.

Seus dados foram enviados com sucesso!
© Divvino - Rod. BR 101, s/n Km 156,5 Sala 01 Porto Belo, SC - CEP 88210-000 - CNPJ 83.646.984/0069-06.
Se beber, não dirija. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.