Para os sócios deste mês selecionamos dois vinhos de países distintos. O primeiro rótulo é elaborado pela vinícola sustentável Vicente Gandia na região de Valencia, Espanha. O nome do vinho, Ceramic, vêm de Keramiké que significa feito de argila em grego, já que o vinho possui afinamento em ânforas, além de uma passagem de 11 meses em barricas de carvalho. O líquido é elaborado com a casta monastrell, também conhecida como mourvèdre e no visual, apresenta coloração rubi intensa. No olfato traz uma explosão de aromas como, frutas sobremaduras, lembrando ameixas, notas de cacau, tabaco, mirra, carne curada além de um leve toque terroso. No paladar os taninos são envolventes e a acidez bem equilibrada, harmonizando muito bem com fettuccine ao ragu de cordeiro. Para compor a seleção, trouxemos o malbec francês La Chapelle du Clos. Elaborado pela famille Baldès, que tem em sua frente o mestre da casta na região, Jean-Luc Baldé. O líquido é proveniente da região que é berço da casta: Cahors, França. O premiado vinho, é elaborado a partir da assemblagem das castas malbec e merlot, e apresenta na taça coloração rubi. No olfato aromas de frutas pretas maduras, como amoras e mirtilos, além de toque de cacau e mineral. No paladar taninos e acidez extremamente bem equilibrados, dão resultado a um vinho super bem afinado. Harmonize este vinho com creme de cogumelos.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 05 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
750ml | Tinto
Região Cahors, A.O.P.
Vinícola Famille Baldés
Uva Malbec
Teor Alcoólico 12,5%
Rondelli de parma e queijo ao molho vermelho, risoto de brie e filé, picanha assada, cogumelo recheado assado e boeuf bourguignon
Este vinho é elaborado pela Famille Baldés,o qual tem em sua frente o vinhateiro Jean-Luc Baldés, especialista na casta na A.O.C. de Cahors, França. Esta região é reconhecida por ser o berço da Malbec. O vinho possui selo La Haut Valeur, o qual foca na produção com o mínimo impacto no meio ambiente. Este malbec francês, que possui corte com as casta merlot (15%), apresenta coloração rubi, com aromas de frutas pretas e vermelhas maduras, além de leve toque floral. No paladar taninos aveludados balanceados com uma ótima acidez.
Tinto | 750ml
Vinícola Vicente Gandia
Região Valencia D.O.
Uva Monastrell
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Teor Alcoólico 14,5%
Tipo de Barril Americano e vasos de cerâmica
Passagem por barril 11 meses
Tempo de guarda 06 anos
Temperatura 16°C a 18°C
Tagliatelle ao ragu de javali, stinco de porco com polenta, carre de cordeiro braseado, espaguete ao molho de funghi, tábua de charcutaria e queijos curados.
Este vinho é elaborado pela Vicente Gandía, na região de Valencia, Espanha. O vinho é elaborado com a casta monastrell, proveniente de vinhas velhas. O nome Ceramic vem do grego Keremiké ( feito de argila). O líquido é envelhecido em grandes vasos de cerâmica, em espanhol tinajas, além de barricas de carvalho por 11 meses. Este premiado monstrell apresenta coloração rubi intensa na taça, com aromas de frutas pretas secas, além de notas de charcutaria. No paladar taninos bem representados e ótima acidez para balancear.
Esta safra de 2019, foi premiada em 91 Pontos Guia Peñin.