As uvas são colhidas manualmente na 1ª semana de abril

Colheita e fermentação

Prepare-se para degustar um dos grandes vinhos desenvolvidos pela adega San Silvestro, localizada na região Piemonte, mais especificamente em Novello, no coração do distrito de Barolo. Produzido 100% a partir da clássica cepa Barbera, provém de videiras cultivadas em meio a um clima que oferece o ar marítimo mais frio, especialmente à noite, estabilizando a acidez e garantindo uma bebida extremamente agradável em boca. No processo de vinificação passa pela fermentação em aço inoxidável, com controle de temperatura que varia de 28° a 30 °C, durante 8 dias.

Amadurecimento do vinho

Na sequência, ocorre o processo de maceração e armazenamento em cubas de aço inox permitindo o contato do suco de uvas com as cascas para que assim ocorra a extração de substâncias fundamentais para o vinho, como cor e aromas. Antes do envasamento (preenchimento do barril), o vinho passa por filtros também de aço inoxidável, que coletam as últimas impurezas, permitindo que o sabor do vinho fique livre de impurezas e resíduos poluentes.

 
 

Características sensoriais

É um varietal elaborado a partir da cepa Barbera, dotado de uma vibrante cor vermelha, com aromas de cerejas e morangos, enquanto o seu paladar traz taninos leves e uma marcante acidez. Um exemplar que teve suas qualidades reconhecidas e foi premiado com a Medalha de Bronze Decanter. A estimativa de guarda é de 2 a 3 anos.

Dicas de harmonização

Devido ao aroma de frutas vermelhas e acidez acentuada, o Ottone Iº Barbera Piemonte 2016 harmoniza com queijos semiduros ou massas ao molho vermelho. Suas características aromáticas também permitem que ele seja um dos poucos tintos que harmonizam bem com salmão defumado.

 

A adega San Silvestro está localizada em Novello, no coração do distrito de Barolo, norte da Itália. Produz principalmente uns dos mais prestigiados vinhos tintos de Denominação de Origem Controlada (DOC) e Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) de Piemonte. Possui capacidade de armazenamento de cerca de 400.000 garrafas e área total de mais de 5.000 metros quadrados e hoje representa a continuação de um projeto iniciado por João Sartirano e que continua por quatro gerações. O percurso histórico da empresa foi gradualmente ultrapassando a dimensão local e agora é reconhecida em diferentes regiões do mundo.

Seus dados foram enviados com sucesso!
© Divvino - Rod. BR 101, s/n Km 156,5 Sala 01 Porto Belo, SC - CEP 88210-000 - CNPJ 83.646.984/0069-06.
Se beber, não dirija. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.