Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a água morna e misture bem. Não é necessário sovar, apenas incorporar a farinha até que ela absorva toda a água; a massa fica grudenta.
Adicione 2 colheres (sopa) de azeite em outra tigela grande o suficiente para que a massa possa crescer e dobrar de tamanho. Transfira a massa, garantindo que ela ficará totalmente besuntada com o azeite (sem incorporar).
Cubra com plástico filme (ou uma tampa, se houver), e leve à geladeira por, no mínimo, 12 horas, no máximo 36 horas.
Após o tempo de fermentação, transfira a massa para uma assadeira antiaderente, ou com 1 colher (sopa) de azeite, de 30 cm x 20 cm. Espalhe a massa no fundo da assadeira com cuidado.
Cubra com um pano e deixe descansar por 50 minutos. Ela precisa estar em temperatura ambiente e aerada antes de ir ao forno.
Bata o sal grosso em um pilão apenas para quebrar em pedaços menores (não pode virar pó).
Quando faltaram 30 minutos para o fim do descanso da massa, pré-aqueça o forno a 220 °C.
Passado o tempo de descanso, com as pontas dos dedos umedecidas com água, pressione toda a superfície da massa, sempre com muito cuidado. Retire as folhas de alecrim por cima e regue a focaccia com 2 colheres (sopa) de azeite. Por fim, polvilhe o sal grosso batido.
Leve ao forno por 15 minutos a 220 °C até que a focaccia infle e comece a douras nas bordas. Abaixe a temperatura para 200 °C e deixe assando por mais 20 minutos, até dourar.
Retire a focaccia do forno e transfira para uma grade (pode ser a grade do fogão), para evitar a formação de vapor na assadeira.
Sirva assim que amornar!