Vinho Tinto
O vinho tinto é o mais conhecido e consumido no mundo. Sendo uma bebida democrática, possui um amplo leque de sabores e texturas, o que faz com que possa ser consumido em diversas ocasiões, seja em um jantar com os amigos ou na beira de uma piscina. Além disso, o consumo moderado também ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares. Confira nossa carta de vinhos tintos e aproveite para saber mais detalhes dessa incrível bebida.
Quais são os tipos de vinhos tintos?
Cada tipo de vinho tinto possui um sabor e aroma diferente, por isso a seguir trouxemos as características dos principais vinhos tintos disponíveis no Divvino.
Cabernet Sauvignon: é um dos vinhos tintos mais famosos e apreciados do mundo, sendo uma ótima escolha para quem gosta de bebidas encorpadas e marcantes. Na hora de harmonizar, carnes vermelhas sempre caem bem.
Carmenere: com um aroma de frutas vermelhas, o Carmenere traz notas mais suaves do que o Cabernet. Para a harmonização é interessante apostar em massas com molhos, queijo parmesão e carnes assadas.
Malbec: com um tom mais escuro, o Malbec possui um aroma parecido com ameixas maduras e tem sabor forte e mais adocicado. Na harmonização uma boa ideia é experimentá-lo com carnes vermelhas temperadas com pimenta.
Merlot: se você está buscando um vinho mais delicado e frutado, o Merlot é a opção perfeita. Esse é o tipo de vinho que combina muito bem com carnes brancas, como aves e peixes.
Para melhorar ainda mais a sua experiência, confira os acessórios para vinhos disponíveis no site, há desde taças até frigobares.
O vinho e os benefícios para a saúde
O consumo moderado e regular de vinhos tintos traz benefícios para a saúde. Segundo diversas pesquisas, a bebida previne problemas cardiovasculares. A seguir estão alguns dos seu principais benefícios:
- Melhora o sistema imunológico;
- Prolonga a juventude de tecidos;
- Previne o câncer devido às suas propriedades antioxidantes;
- Diminui o risco de problemas cardíacos, como infarto, pois combate o colesterol e reduz a pressão arterial.
O amadurecimento e envelhecimento do Vinho Tinto
O amadurecimento dos vinhos tintos pode ser feito em tanques de aço inoxidável, em grandes tonéis de madeira ou em pequenas barricas de carvalho, dependendo do tipo de uva e do estilo de vinho. Neste período de amadurecimento os vinhos expressam suas características varietais, estabilizam sua cor, diminuem sua adstringência e amargor e se tornam mais concentrados.
Durante o período em que permanecem na madeira, os vinhos são também expostos gradualmente a pequenas quantidades de oxigênio, ocorrendo então as reações de oxidação dos taninos, além de haver a extração de compostos aromáticos e taninos da madeira, preparando o vinho para seu envelhecimento na garrafa por muitos anos.
Somente uma pequena fração de vinhos produzidos são elaborados para guardar por muitos anos, os enólogos estão empenhados em elaborar vinhos para o consumo imediato.
Agora que você conhece melhor o vinho tinto, aproveite para ver os vinhos brancos, vinhos rosés, vinhos frisantes e espumantes disponíveis no Divvino.




