
Harmonização de vinhos, queijos e charcutaria
A enogastronomia possui um universo de combinações, e dentre elas, a harmonização de vinhos com queijos e charcuteria se torna uma fusão incrível de sabores e texturas!
Para realizar essa harmonização da melhor forma, é necessário estar atento à maturação dos queijos e outros produtos de charcutaria e também a textura de cada alimento e intensidade de sabores.
A seguir, confira nossas dicas de harmonização de vinhos e queijos, charcuteria e o nosso catálogo para você se inspirar:
Saiba mais
Vinhos e Queijos
Assim como os vinhos, queijos são alimentos com muita história e de sabores e texturas muito complexos. A famosa tábua de frios, prato onde é muito comum ter vários tipos de queijo para harmonizar com vinhos, é uma ótima pedida para iniciar o exercício de combinação de vinhos e queijos!
Confira as dicas de harmonização entre vinhos e queijos que o Divvino preparou para você:
Vinho: Sauvignon Blanc e Albariño
Harmonização: Queijo minas, ricota, cottage, mascarpone e feta
Vinho: Chardonnay e Pinot Noir
Harmonização: Mozarella e provolone
Charcuteria
É muito diversificada a quantidade de opções de harmonizações com os produtos de charcuteria como salames, linguiças, embutidos e presuntos. Vinhos brancos, tintos e espumantes são bem-vindos na harmonização com esses produtos, porém, é necessário prestar atenção nos sabores que são mais apurados e nos que são mais leves. Assim, você consegue fazer a combinação com vinhos também de sabor mais marcante ou mais suave.
Se inspire na possibilidade de harmonizações:
Vinho: Espumantes e frisantes
Harmonização: Salames, salsichas e linguiças
Vinho: Pinot Grigio e Pinot Noir
Harmonização: Pastrami e Prosciutto
Aproveite e confira a sessão de kit de vinhos do Divvino para colocar em prática a harmonização de vinhos com aperitivos.