Vinho Espumante
Símbolo dos brindes, o espumante tem lugar privilegiado no menu de festas e celebrações. A cor dourada e o perlage (as famosas borbulhas) são as principais características dessa bebida festiva. Consumido no Brasil cada vez mais, cai muito bem em eventos durante o dia e também em ocasiões à noite, harmonizando no brunch, almoços e jantares.
Confira a seleção de espumantes e escolha o seu preferido.
Métodos de produção do espumante:
Os vinhos espumantes são produzidos a partir de três principais métodos. O método tradicional ou champenoise e o método Charmat são aplicados na fermentação em duas etapas, da qual se obtém a maior parte dos espumantes. O método Asti é utilizado na produção do espumante moscatel, que tem fermentação simples.
Fermentação em duas etapas
Tradicional ou Champenoise
- Segunda fermentação ocorre na garrafa vedada;
- Processo mais longo de maturação;
- Produz champanhe e espumantes mais complexos.
Charmat
- Segunda fermentação ocorre em cuba vedada de aço inox (autoclave);
- Espumante engarrafado após a segunda fermentação;
- Processo mais curto e econômico de maturação;
- Produz espumantes leves e refrescantes.
Fermentação simples
O método Asti, que produz o espumante moscatel, cria o perlage retendo o gás carbônico da primeira fermentação do mosto. Combinada à menor pressão durante o processo de maturação, a técnica resulta em espumantes adocicados e de menor teor alcoólico (7% a 10%, contra 10% a 13% dos produtos com dupla fermentação).
Agora que você já conhece o vinho espumante, aproveite para explorar a seleção de vinhos frisantes e os kits de vinhos que o Divvino preparou para você!