skip to Main Content
Descubra Qual Tipo De Vinho Combina Com Sua Personalidade

Descubra qual tipo de vinho combina com sua personalidade

A nossa personalidade está impressa em pequenas coisas do cotidiano: os filmes e as séries que assistimos, a área em que trabalhamos, os nossos passatempos, o tipo de música que ouvimos.

Assim como esses outros fatores, o tipo de vinho pode estar diretamente ligado à personalidade. Recentemente, estudos da Coravin apontaram que os consumidores de tipos diferentes de vinhos costumam ter comportamentos distintos.

Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto e descobrir qual vinho escolher de acordo com a sua personalidade, leia até o fim!

O vinho e a personalidade

No ano de 2012, a agência francesa Coravin examinou os hábitos de consumo de vinho de 2 mil enófilos dos Estados Unidos, a fim de entender melhor suas características.

Segundo o estudo, entre as características das pessoas que bebem mais vinhos brancos estão extroversão, curiosidade, sarcasmo e perfeccionismo. Já para os que preferem tintos, esses traços envolviam interesse por aventuras, humildade e organização, além de propensão a acordar mais cedo e ouvir jazz.

Outro aspecto que interfere na escolha da bebida é o salário. A remuneração dos consumidores de vinhos brancos é 12% maior que a dos que consomem rosés e espumantes. A dos que preferem os tintos é ainda maior: cerca de 23%.

O salário também influencia diretamente no valor por garrafa que cada indivíduo está disposto a investir. A média que os consumidores de vinhos tintos investem por garrafa é U$$ 40, quase US$ 3 maior que os amantes de brancos.

tipo de vinho

Outro fato curioso é que os tomadores de vinhos tintos têm maior probabilidade de saber como segurar uma taça corretamente, além de compreender informações como o que são taninos e quanto tempo um vinho demora para oxidar.

A respeito do comportamento geral, a maioria dos entrevistados na pesquisa (72%) disse que o melhor local para tomar vinho é em casa, enquanto 49% afirmaram que gostam de desfrutar da bebida em reuniões e eventos.

Qual vinho combina com sua personalidade?

A seguir, listamos alguns tipos de personalidade segundo a tipologia de Myers-Briggs, e em seguida, quais são os estilos de vinhos ideais para cada um baseado em suas características.

A tipologia de Myers-Briggs foi formulada pelas psicólogas Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers baseada nos estudos de Carl Jung. Os nomes dos perfis são representativos, e não tem a ver necessariamente com a profissão que está atrelada a eles. Confira!

Empreendedor

Esse perfil é flexível, pragmático, tolerante, cheio de energias e vive o agora. Exalando espontaneidade, os empreendedores gostam de resolver tudo de uma forma prática e sem partir para teorias mirabolantes ou lúdicas.

Para essa personalidade, o melhor vinho é o Malbec. Com textura encorpada e características marcantes no paladar e olfato, é sempre direto e intenso.

Animador

O animador sempre vê as coisas de forma realista, e por isso é espontâneo e consegue se adaptar a todo o tipo de situação. Além disso, gosta de estar e trabalhar em grupos, e por isso carrega muitos amigos ao longo de sua vida.

Se você se identifica com essa descrição, que tal tomar um Zinfandel? Também conhecida como Primitivo, apresentam notas de frutas vermelhas e especiarias, e costumam ser mais alcoólicos e intensos.

Ativista

Com muita habilidade de persuasão e boa fala, os ativistas gostam de conquistar as pessoas, especialmente quando ganham algo em troca. São muito imaginativos e sempre veem possibilidades em situações banais.

É um ativista? Que tal beber um bom Carménère? Com uma tonalidade vermelha intensa, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas e muitas vezes de pimenta preta. São vinhos aveludados e marcantes.

Debatedor

Esse perfil é profissional em examinar outras pessoas. Não se dá bem com rotinas muito programadas, e sempre analisa todas as possibilidades antes de tomar decisões importantes.

Se identificou? Então sua uva ideal é a italiana Sangiovese. Trata-se de uma casta ideal para fazer harmonizações com pratos como pizza e macarrão à bolonhesa, já que apresenta intensidade, acidez e taninos equilibrados.

tipo de vinho

Executivo

Realista, organizado e decisivo – essas são as características da personalidade executiva. Possui facilidade em tomar decisões, gosta da rotina e da lógica e é bastante sistemático.

De acordo com suas características, os vinhos Tempranillo são os mais indicados. Bastante equilibrada e adaptável, apresenta um paladar elegante e complexidade de aromas quando comparada com outras castas tintas.

Cônsul

A gentileza faz parte da sua vida. Você é muito leal e gosta do trabalho em equipe pela simples razão de ajudar outras pessoas com seus afazeres. Em troca, você gosta de receber elogios por suas atitudes.

Essas são características que se encaixam perfeitamente à uva Grenache. Trata-se de uma uva versátil com coloração não tão intensa e acidez e taninos mais leves.

Comandante

O forte de pessoas consideradas comandantes é a empatia. Muito sociáveis, costumam facilitar situações pelo bem-estar comum, e estão sempre ligadas a necessidades e emoções de cada um.

Essa versatilidade e adaptabilidade lembra muito os vinhos Merlot. Com corpo, acidez e taninos médios, apresenta aromas de frutas vermelhas e às vezes especiarias como baunilha, café e canela.

Logístico

O perfil logístico está muito associado à liderança. Isso porque essas pessoas tem grande facilidade para tomar decisões e são sistemáticas para resolver problemas. Muitas vezes, podem ser muito insistentes nas próprias ideias, o que acaba irritando outras pessoas.

Se você tem essas características desfrute de um bom Nebbiolo. Com taninos e acidez evidentes no paladar, apresenta desde aromas frutados e florais, como frutas vermelhas e rosas, a notas mais rústicas, como minerais, couro e alcatrão

Defensor

Esse é um dos perfis mais tradicionais. Apaixonado por instituições como família, trabalho e vida, o defensor é sério e não se distrai com facilidade. É lógico, analítico e estabelece metas para si mesmo.

Toda essa seriedade pode ser bem traduzida nos vinhos Barbera. Com muita acidez e taninos pouco aparentes, demoram para atingir o período ideal de consumo.

Advogado

Apesar de mais introvertido, você é muito amigável – por isso, acaba tendo um grupo seleto de amigos, com quem muito se importa. Tudo que você faz é meticulosamente calculado e sempre está em busca da harmonia entre as pessoas.

Essa personalidade é muito bem ilustrada na Petit Verdot, uma uva difícil de se cultivar, e que dá origem a vinhos muito complexos, alcoólicos, tânicos e ácidos.

Arquiteto

O arquiteto é organizado, decidido e gosta de entender as pessoas. Apesar disso, é muito ligado aos seus próprios valores, tomando decisões sempre com base em suas verdades.

Se identificou? Então seu vinho ideal é um bom Syrah, uma das uvas viníferas mais antigas do mundo. Sua cor é escura, e os aromas estão ligados ao terroir do local em que foi cultivada. Apresenta acidez suculenta e taninos macios.

Virtuoso

Está sempre preocupado com a totalidade das coisas, conseguindo se organizar para realizar trabalhos ambiciosos. Por causa disso e de seu perfil introspectivo, acaba não colecionando amigos, especialmente se eles te impedirem de fazer algo que está obstinado a cumprir.

Como o virtuoso é senhor de si mesmo, sua uva ideal é a rainha das tintas, a Cabernet Sauvignon. Trata-se de uma casta imparável, que dá origem a vinhos aromáticos, com taninos macios e acidez bem presente.

tipo de vinhoPessoas com personalidade virtuosa devem desfrutar de um bom Cabernet Sauvignon.

Aventureiro

Se tem uma característica forte nos aventureiros é a habilidade de observação. Esse perfil consegue olhar as situações criteriosamente e desvendá-las, sempre preocupado com a causa e o efeito das coisas.

Por isso, sua casta preferida não poderia ser das mais comuns. Se você se identifica com esse perfil, que tal apreciar um Mourvèdre? A cor é intensa e os taninos são bem marcantes. No nariz, você sentirá aromas de frutas vermelhas, chocolate, hortelã, violetas, couro, terra e caça.

Idealista

O idealista é sensível, e por isso tem aversão a situações não programadas. Amigo fiel para todas as horas, nunca força sua opinião e sempre tenta entender o que leva as pessoas a pensarem de outras maneiras.

Para esse perfil, é recomendada a uva Gamay, muito famosa por dar origem aos vinhos Beaujolais. São bebidas extremamente frutadas, com acidez bem aparente e taninos quase imperceptíveis.

Mediador

Especialista em resolver grandes problemas, sempre vê grande potencial nas pessoas com quem se relaciona. Se adapta com facilidade a diferentes situações, a menos que isso vá contra seus princípios.

O mediador é assim como os vinhos Cabernet Franc: similar à sua parente Cabernet Sauvignon, é bastante resistente, mas consegue se expressar em diversos terroirs. Seu corpo está entre leve e médio, e os taninos e acidez são bem suaves.

Lógico

Por fim, o lógico talvez seja o mais introspectivo e auto suficiente de todos. Não sente necessidade de socializar, e ama criar teorias sobre tudo, sejam livros e filmes ou situações corriqueiras da vida.

Se você tem essa personalidade, está na hora de tomar uma garrafa de Pinot Noir. A mais leve das castas tintas dá origem a vinhos aromáticos, com notas de amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas.

O vinho é uma bebida rica com muitas variações, e seus tipos refletem diretamente a personalidade de quem os bebe. Sabendo disso, fica mais fácil de fazer a escolha, de acordo com suas características.

Qual dos tipos de vinho acima mais combina com a sua personalidade? No site do Divvino, você encontra rótulos nacionais e importados dos mais diversos estilos. Clique no banner abaixo para escolher o seu!

tipo de vinho

Back To Top