Equipe Divvino

Camarão ao molho de manga: descubra o vinho perfeito para harmonizar

Harmonização / 2 min

30 de novembro de 2018

O camarão é um dos alimentos mais apreciados entre os amantes de peixes e frutos do mar. A iguaria, facilmente encontrada nas regiões litorâneas do Brasil, pode ser combinada a diversos molhos, brancos ou vermelhos, preparados com técnicas variadas e combinadas com condimentos e temperos diferentes.

Entre tantas opções, há uma que combine muito com o verão: camarão com molho de manga! Receitas do prato são facilmente encontradas, como esta opção do “Truque de Chef” (GaúchaZH) ou a disponível no blog Vila do Artesão. Como há variações na escolha dos ingredientes e no do modo de preparo, confira as nossas dicas para uma harmonização perfeita do prato com um bom vinho!

Harmonização

Os camarões têm salinidade intensa, com a parte externa mais consistente e carne branca por dentro. De modo geral, se o molho da receita for mais cremoso, com textura amanteigada, invista nos vinhos Chardonnays ou Espumantes Brut. Porém, se a opção escolhida for um molho agridoce, de frutas marcantes, a melhor escolha são os vinhos tintos leves e minerais como os Portugueses. Assim harmonizamos a salinidade marinha do camarão e a mineralidade dos tintos Portugueses.

camarao ao molho de manga e vinho

A combinação perfeita

A recomendação para harmonizar com a receita de camarão com molho de manga é o Aliança Alabastro Reserva. De paladar delicado e macio, taninos elegantes e a sensação de frescor, o vinho é saboroso e proporciona um aroma intenso de frutos vermelhos com toques de especiarias. Esse tinto terá estrutura para o paladar marcante da manga, além da suavidade para você apreciar os camarões.

camarao ao molho de manga e vinho

Produzido na vinícola Quinta da Terrugem, se trata de um blend de uvas – Aragonêz, Trincadeira e Alicante Bousche – que envelhecem por nove meses em barris de carvalho francês após a fermentação. Esse vinho vai tornar a refeição ainda mais agradável e apetitosa!

Como servir?

A temperatura recomendada para servir o vinho Aliança Alabastro Reserva é de 17ºC, em uma taça Bordeaux, perfeita para vinhos mais redondos e macios. Se o jantar for uma ocasião especial, capriche na hora de empratar o camarão ao molho de manga.

Quer receber mais dicas de harmonização entre pratos e vinhos? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos semanalmente em seu e-mail!


Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *