skip to Main Content
Receitas Com Vinho: Saiba Como Preparar Pratos Deliciosos!

Receitas com vinho: saiba como preparar pratos deliciosos!

Quem já experimentou receitas com vinho sabe que a bebida pode acrescer um gosto delicioso e um aroma inconfundível a pratos doces e salgados. Basta utilizá-la para carregá-los de sabor e torná-los deliciosos.

A seguir, listamos alguns pratos que levam vinho, que são fáceis de preparar e ficam saborosos. Boa leitura!

Boeuf bourguignon

O boeuf bourguignon (às vezes conhecido como bife borgonhesa) é um prato muito tradicional da região da Borgonha, na França. Trata-se de um cozido de carne e vegetais (como cebola, cenoura, alho-poró e cogumelos) com um molho espesso à base de vinho.

O segredo é que a cocção do prato seja lenta e os sabores possam ser desenvolvidos aos poucos. Para prepará-lo, escolha um tinto de intensidade baixa ou média, como Pinot Noir ou Merlot.

O chef Gabriel Daniel ensinou um passo a passo da receita em seu canal no YouTube, Underchef.

Risoto

Não há quem não goste de um bom risoto, e apesar de ser um prato com um modo de preparo simples e poucos ingredientes, há uma série de macetes que podem ser utilizados para desenvolver sabor e textura ainda mais deliciosos.

O vinho tem um papel muito importante. É ele que abre os poros do grão de arroz e faz com que ele comece a liberar amido, deixando seu risoto mais cremoso.

Confira a seguir um passo a passo de como preparar um risoto simples. Se quiser acrescentar outros ingredientes de sua preferência, como cogumelos, frutos do mar, queijos e açafrão, basta adaptar a receita.

Modo de preparo

Antes de começar o processo, é importante que você tenha uma panela com cerca de um litro e meio de caldo de legumes já aquecido. Ele ajudará a desenvolver o amido e dará sabor ao risoto.

Em uma panela, frite meia cebola picada em cubinho e um dente de alho até que fiquem bem dourados. Em seguida, acrescente uma xícara de arroz arbóreo ou carnaroli, misturando bem.

Para começar a soltar os amidos, acrescente meia taça de vinho branco da sua preferência, mexendo bem até quase secar. Em seguida, despeje uma concha do caldo e mexa vigorosamente.

O vinho ajuda a liberar o amido do arroz.

Repita esse processo até o arroz atingir o ponto certo, que deve ser al dente e ao mesmo tempo translúcido. Quando isso acontecer, desligue o fogo e acrescente parmesão ralado a gosto e duas colheres de manteiga sem sal, mexendo até que tudo fique bem misturado.

Peixe ao vinho branco

Na Itália, essa receita é conhecida com pesce all’acqua pazza, ou “peixe na água louca”. Pode ser preparada com filés de peixe e o vinho da sua preferência, contanto que ambos sejam brancos.

Modo de preparo

Para começar, tempere o peixe com sal e pimenta branca a gosto. Em uma frigideira de ferro alta, despeje um generoso fio de azeite e acrescente os filés, dourando de ambos os lados.

Adicione tomate cereja, cebola e alho picados e deixe fritar por alguns minutos. Se gostar, adicione pimenta a gosto. O próximo passo é despejar uma taça de vinho branco e completar com água até cobrir o peixe.

Deixe cozinhar por alguns minutos até que o líquido reduza. Para saber se está pronto, espete o peixe com um garfo e confira se a carne está bem branca e se solta com facilidade. Finalize com salsinha picada e sirva aos seus convidados!

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Pera ao vinho

Se você procura uma receita com vinho fácil para servir para os seus convidados, que tal preparar essa sobremesa típica da França? Originalmente, é feita com Beaujolais, mas você pode utilizar outros rótulos tintos de intensidade baixa ou média, como Pinot Noir, Carménère ou Grenache.

Modo de preparo

O primeiro passo é despejar o conteúdo de uma garrafa de vinho em uma panela. Acrescente também as especiarias de sua preferência, como canela, cravo, anis estrelado e cardamomo, raspas de limão e laranja, e 50 gramas de açúcar. Ligue o fogo e deixe cozinhar.

Descasque seis peras e mergulhe-as na panela com vinho cozinhando. Deixe por cerca de 20 minutos, ou até que fiquem bem macias.

Por fim, retire as peras do fogo junto com o vinho cozido, e deixe esfriar. Sirva para seus convidados com creme de leite fresco.

Brownie de Vinho do Porto

Chocolate e Vinho do Porto são uma combinação muito apreciada, pois o alto índice de açúcar residual e o teor alcoólico da bebida harmonizam perfeitamente com o sabor da sobremesa. Por isso, que tal preparar uma receita que combina o sabor de ambos?

Esse brownie leva poucos ingredientes e fica pronto rapidamente. O segredo é não deixar assar tanto, para que o centro ainda fique levemente mal passado e cremoso.

Ficou curioso? Confira a receita completa no site Nossa Cozinha clicando aqui.

receitas com vinho brownie com vinho do porto

O brownie de Vinho do Porto fica delicioso e vem carregado com o sabor da bebida.

Não importa se são doces ou salgadas, as receitas com vinho ficam deliciosas e vão surpreender sua família e seus convidados. Não se esqueça de seguir o modo de preparo corretamente para que os pratos peguem bem o sabor da bebida.

Para ter acesso a novas receitas e dicas de harmonização, acesse a categoria do blog clicando no banner abaixo:

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo