skip to Main Content
Vinhos E Canapés: Como Fazer Harmonizações Apetitosas?

Vinhos e canapés: como fazer harmonizações apetitosas?

A harmonização de canapés pode parecer um mistério para muitas pessoas. Neste post, vamos descomplicar esse assunto com dicas práticas.

Quando vamos harmonizar alimentos e vinhos a regra sempre é a mesma: avaliar a guarnição, acompanhamento ou o método de cozimento. O vinho funciona como um limpador do palato e valoriza os aromas e sabores do alimento, proporcionando uma nova experiência a cada mordida.

Para tornar mais prática a escolha do vinho certo, listamos opções que harmonizam com os canapés mais consumidos e combinam perfeitamente no paladar. Confira!

Cabernet Sauvignon e Tannat

Os vinhos da uva Cabernet Sauvignon ou Tannat são recomendados para os petiscos de calabresa acebolada, iscas de filé e tábua de queijos. A acidez evidenciada, somada a estrutura do vinho e taninos marcantes, vão equilibrar e contrastar com o alimento, tornando a combinação incrível.

Chianti e Tempranillo Jovens

As características marcantes dos vinhos da uva Nebbiolo, Sangiovese, como os Chiantis ou os Tempranillos jovens, são a acidez, que é bem destacada, a leveza e a boa fruta. Essas características os tornam fáceis e versáteis na hora da harmonização.

As combinações podem ser feitas com uma grande variedade de entradinhas e petiscos deliciosos, como pizzas, bruschettas, carpaccio de melão com presunto cru e folhados de queijos.

vinhos e canapés

Canapés acompanham bem Chiantis, Tempranillos e Nebiollos.

Chardonnay e Riesling

Já os canapés como peixes em iscas fritas, cogumelos recheados e casquinha de siri, que possuem mais estrutura no paladar, combinam melhor com as uvas Chardonnay e Riesling. Além de mais aromáticas, persistem por mais tempo em palato, o que colabora para a harmonização ficar perfeita!

Brunello di Montalcino, Amarone e Barolo

Para os queijos duros do tipo Grana Padano ou tábua de frios com presunto parma, salames de longa cura, embutidos com pistache, pimenta ou cravo, nada melhor que vinhos à altura de todo requinte e sabor marcante!

Os Brunellos, Barolos e Amarones são indicados para esses canapés. Você vai se impressionar com a explosão de sabores no paladar!

vinhos e canapés

Nada melhor do que harmonizar canapés e vinhos!

Sauvignon Blanc e Pinot Griggio

Para quem aprecia vinhos brancos, os canapés e petiscos de frutos do mar são uma boa pedida. Os brancos das uvas Sauvignon Blanc e Pinot Grigio harmonizam perfeitamente com bolinho de bacalhau, vol au vent de camarão, folhados acompanhados de chutneys ou até mesmo palitinhos de queijo com homus. Teste algumas dessas delícias e tenha uma nova experiência!

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nossa categoria de harmonização e fique expert na arte de harmonizar!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo