skip to Main Content
Descubra Como Harmonizar Hambúrguer E Cerveja!

Descubra como harmonizar hambúrguer e cerveja!

Hambúrguer e cerveja: para muitos, trata-se de um casamento perfeito. O sabor salgado e suculento do lanche é perfeito para acompanhar rótulos de diferentes estilos, desde os mais leves e refrescantes aos mais intensos e encorpados.

Como existem inúmeros estilos da bebida, elaboramos um guia com as principais harmonizações de acordo com os ingredientes do lanche. Continue a leitura até o fim para conferir!

Harmonização: por onde começar

Antes de conhecer as combinações propriamente ditas, é importante saber que as harmonizações com cerveja podem ocorrer de três formas:

  • Semelhança: ocorre quando os sabores do alimento e da cerveja são parecidos, e isso gera uma sensação agradável no paladar.
  • Contraste: ocorre ao escolher um alimento e uma cerveja com sabores completamente opostos, gerando equilíbrio.
  • Adição: ocorre quando você junta dois sabores, e um complementa perfeitamente o outro.

Cheeseburger

Simples e direto, o cheeseburger leva apenas carne e queijo, e ainda assim é o preferido de muitos.

Para um hambúrguer clássico, escolha uma cerveja clássica: as Lager são de baixa fermentação, apresentam pouco amargor e alto frescor. Devem limpar bem o paladar e ter uma potência similar à do lanche.

Se você quer apostar em uma harmonização entre hambúrguer e cerveja mais complexa, em que haja uma complementação dos sabores, que tal uma American Pale Ale (APA)? Nesse estilo, o lúpulo é bem presente, o que traz um aroma cítrico e vegetal e um amargor mais acentuado.

hambúrguer e cerveja cheeseburger

O cheeseburger pode harmonizar tanto com cervejas do tipo Lager quanto APA.

Hambúrguer com bacon

Se um hambúrguer com carne e queijo é simples, basta acrescentar algumas fatias de bacon para que ele se transforme. O corte suíno tem características salgadas, adocicadas e defumadas e deixa qualquer lanche delicioso.

Se você é um apreciador de cervejas escuras, a escolha ideal é uma Porter. Feita de maltes tostados, que combinam perfeitamente com o sabor defumado do bacon, é comum que contenham aromas de cacau e chocolate e um leve amargor no paladar.

Também há a opção de fazer uma harmonização por contraste, ou seja, escolhendo hambúrguer e cerveja com características bem distintas. Nesse caso, invista em uma Indian Pale Ale (IPA), que tem sabores lupulados intensos e amargor característicos, e deve fazer um contraponto interessante.

Dica: pelo sabor similar, você também pode usar essas dicas para harmonização de hambúrgueres com molho barbecue.

Hambúrguer com gorgonzola

Como o gorgonzola é salgado e cremoso, é preciso de um bom contraste para que a harmonização funcione. Cervejas com boa estrutura, teor alcoólico mais elevado e amargor bem presente são ideais.

Se você prefere bebidas claras, com características mais refrescantes e herbais, as cervejas para harmonizar com hambúrguer são a Belgian Strong Ale ou uma Strong Golden Ale. Já os estilos mais escuros ideais são Porter e Stout.

hambúrguer e cerveja

Uma cerveja escura do tipo Stout combina com um bom hambúrguer de gorgonzola.

Hambúrguer vegetariano

Para quem segue uma dieta sem carne, há uma série de opções para preparar seu hambúrguer: grão-de-bico, lentilha, soja, feijão, cogumelos e até leguminosas, como cenoura, abobrinha e berinjela. O segredo é temperá-lo bem!

Para harmonizar com hambúrgueres vegetarianos, escolha uma boa Weissbier, com corpo baixo ou médio. Esse estilo alemão é leve e refrescante, e apresenta aromas de banana e especiarias, que vão complementar bem sua degustação.

Hambúrguer com cheddar e cebola caramelizada

Outra combinação que já se tornou um clássico em hamburguerias é o lanche preparado com cheddar e cebola caramelizada, geralmente servido em pão preto ou australiano.

As cervejas escuras ideais para apreciar com esse hambúrguer são as do estilo Schwarzbier, com sabores e aromas que lembram caramelo e café e amargor médio-baixo. Cuidado com rótulos muito doces, pois isso pode tornar sua degustação enjoativa.

Para um contraste entre os sabores, você pode optar por uma Bohemian Pilsner. Leve e de fácil bebabilidade, apresenta aromas frutados e herbais e amargor médio, fazendo um contraponto entre uma mordida e outra do hambúrguer.

Com tantos rótulos diferentes, a harmonização entre hambúrguer e cerveja pode parecer impossível. Mas basta observar essas dicas que citamos para conseguir uma degustação deliciosa.

Para encontrar cervejas especiais nacionais e importadas, conheça o site do Divvino! São rótulos deliciosos que certamente vão agradar seu paladar. Clique no banner abaixo e confira!

hambúrguer e cerveja divvino

Back To Top