skip to Main Content
Aprenda Como Abrir Vinho Da Forma Certa E Sem Segredos!

Aprenda como abrir vinho da forma certa e sem segredos!

As rolhas têm papel muito importante na conservação dos vinhos. Elas são responsáveis por vedar a bebida durante longos períodos – anos e até décadas – impedindo que o líquido entre em contato com o ar e, consequentemente, se oxide.

Justamente por serem tão bem selados, muitas pessoas não sabem como abrir um vinho de forma correta, e acabam cometendo erros que podem estragar a experiência da degustação — ou, pior ainda, nem conseguem retirar a rolha.

Esse pode ser o seu caso, mas não se desespere! A seguir, vamos explicar um passo a passo de como abrir uma garrafa de vinho, além de esclarecer como funcionam os principais tipos de abridores e ainda dar algumas dicas para quando você não tiver esse utensílio à mão. Vamos conferir?

Banner guia conservação de vinhos

Como abrir vinho: passo a passo

Para exemplificar esse processo, vamos usar como exemplo o abridor do tipo sommelier (ou de rosca), um dos mais fáceis de se encontrar. Embora haja inúmeros outros modelos (como falaremos à frente), a lógica é sempre a mesma.

Passo 1: Utilize uma faca ou o próprio saca rolhas para tirar a cápsula do vinho.

Passo 2: Insira a haste em espiral no centro da rolha, rosqueando até que esteja introduzida por completo.

Passo 3: Apoie a alavanca na lateral do abridor sobre o bocal da garrafa (conforme ilustrado na foto abaixo). Isso cria um ponto de apoio e facilita na hora de puxar a rolha.

como abrir vinho passo a passo

Para facilitar a abertura da garrafa, apoie a alavanca lateral sobre o bocal.

Passo 4: Segurando o puxador superior com uma mão e a garrafa com a outra, faça força para cima. A rolha deve subir aos pouquinhos até sair por completo. Em seguida, basta se servir!

Passo 5: Para tirar a rolha da espiral, basta desrosquear. Se precisar fechar o vinho novamente, insira a rolha do lado oposto em que estava

Tipos de abridor de vinho

Também conhecidos como “saca-rolhas”, há diversos modelos desses acessórios para vinho. Abaixo, explicamos cada um e quais são suas particularidades.

Abridor manual

É o tipo mais rudimentar, composto por um puxador em formato de T para o encaixe dos dedos, e uma haste em espiral. Para usá-lo, é preciso rosquear até o fim e puxar com certa força, fazendo movimentos de zigue-zague. Se você é um iniciante, não é o tipo mais indicado.

Abridor de vinho manual

Abridor do tipo manual.

Sommelier (de rosca)

Esse é um dos modelos mais comuns. Além do puxador e da haste, o abridor em formato de rosca costuma ter um apoio para o bocal da garrafa, facilitando na retirada da rolha.

Abridor do tipo sommelier

Abridor do tipo sommelier.

Abridor de vinho borboleta

É chamado assim pois possui dois puxadores nas laterais que lembram o formato do animal. Assim que a haste é rosqueada, basta empurrá-los para baixo para que a rolha seja levantada.

Abridor do tipo borboleta

Abridor do tipo borboleta.

Abridor de vinho coelho

Esse utensílio tem um pinça que abraça o bocal da garrafa, dando mais firmeza à retirada da rolha. Costuma ser um pouco mais caro, porém oferece mais facilidades.

como abrir vinho coelho

Abridor do tipo coelho.

Abridor de ar comprimido

O abridor de ar comprimido serve como uma espécie de “bomba de pressão”. Sua haste tem formato de agulha, e ao percorrer a rolha, injeta ar na parte interna da garrafa, empurrando sua tampa para fora do bocal.

como abrir vinho ar comprimido

Abridor de vinhos de ar comprimido.

Pinça

Outro modelo clássico é o abridor em formato de pinça. Ele possui um puxador na parte superior, e na inferior, uma pinça. Para usá-lo, basta inserir as hastes no bocal, nas laterais da rolha, e puxar, fazendo movimentos de zigue-zague.

como abrir vinho pinça

Abridor do tipo pinça.

Elétrico

Hoje, é possível encontrar os mais diversos tipos de abridores elétricos. A grande vantagem é que esse tipo facilita o trabalho mecânico e não exige nenhum esforço para tirar a rolha.

como abrir vinho elétrico

Abridor de vinhos elétrico.

Como abrir vinho sem abridor?

Emergências acontecem. Todo bom apreciador de vinho, alguma vez na vida, já precisou abrir uma garrafa, porém não tinha um abridor em mãos. Por isso, listamos as maneiras mais seguras de se fazer isso!

Empurrando a rolha para dentro

A primeira forma (e talvez a mais óbvia) é empurrando a rolha para dentro da garrafa. Para isso, utilize o cabo de um talher ou um objeto que caiba no gargalo e seja firme o suficiente para fazer pressão.

O grande problema com esse método é que a rolha costuma soltar sedimentos no vinho. Isso não estraga a bebida – conforme muitos dizem –, porém pode prejudicar sua degustação. A dica, caso isso ocorra, é passar o líquido por uma peneira na hora de servir.

Com um martelo e um parafuso

A lógica dessa tática funciona da mesma forma que um abridor. Rosqueie o parafuso no centro da rolha; feito isso, encaixe a parte de trás de um martelo (muitas vezes chamada de “orelha” para puxar o parafuso para fora. Tome muito cuidado para não derrubar a garrafa!

como abrir vinho com martelo e parafuso

Em uma emergência, é possível abrir seu vinho com um parafuso!

Com um tênis

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre isso: ao colocar uma garrafa dentro de um tênis e batê-los contra a parede, a pressão interna empurra a rolha para cima, destampando seu vinho.

Apesar de haver relatos e vídeos de pessoas que conseguiram fazer isso, não tente isso em casa! As chances da garrafa escapar e se quebrar são muito maiores que as de você conseguir abrir o vinho dessa maneira.

Se você chegou até aqui, não pode mais dizer que não sabe como abrir um vinho. Apesar de existirem técnicas improvisadas, a dica é investir em um bom abridor e tê-lo sempre à mão, especialmente se você consome a bebida com frequência.

Para conferir novas dicas sobre vinhos, acesse a categoria do blog clicando no banner abaixo:

dicas e curiosidades vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo