skip to Main Content
Como Transportar Vinhos? Confira Formas Práticas E Seguras!

Como transportar vinhos? Confira formas práticas e seguras!

Banner Clube D

Ao viajarmos, conhecemos culturas totalmente diferentes da nossa e, muitas vezes, queremos levar um pedaço daquele lugar conosco. No caso dos enófilos, investir em um rótulo da região é, definitivamente, um item obrigatório no checklist de viagem.

Mas como transportar vinhos e garantir que eles permaneçam em bom estado durante o percurso? Neste post, explicamos essa questão, incluindo dicas práticas para você proteger seus rótulos e aproveitar as melhores memórias que eles têm a oferecer!

Também abordamos algumas diretrizes de companhias aéreas para o transporte de líquidos e bebidas alcoólicas em viagens nacionais e internacionais, para que você não perca seus preciosos vinhos. Confira!

1. Enrole o rótulo em plástico bolha

Uma forma bastante simples de transportar seus rótulos é enrolar as garrafas com bastante plástico bolha e colocar os vinhos na mala. Algumas lojas, inclusive, já embalam o produto dessa forma para a viagem.

Contudo, é importante pontuar que, ao transportar seus vinhos dessa forma, você corre o risco de a bebida vazar e manchar toda a sua bagagem. Portanto, também é interessante vedar a garrafa com uma embalagem plástica com fecho e evitar que dois rótulos mantenham contato direto, para que o vidro não quebre.

Como transportar vinhos com plástico bolha

Uma opção de como transportar vinho na mala é embalar o rótulo em plástico bolha.

2. Utilize fraldas descartáveis e filme plástico para proteger a garrafa

Uma forma mais eficiente que o plástico bolha para transportar seus vinhos é enrolar a garrafa com uma fralda descartável e prendê-la com um plástico filme. Isso porque o material interno é absorvente e, caso o produto quebre, você não terá que lidar com manchas de vinho em todas as suas roupas.

3. Enrole os rótulos em roupas com tecido mais grosso

Caso você não consiga embalar as garrafas com nenhuma das opções mencionadas acima, enrole seus exemplares com peças de roupas mais grossas e coloque-os no meio da mala, evitando ao máximo o contato com as bordas da bolsa de viagem.

4. Guarde as garrafas em uma caixa e despache separadamente

Se você estiver transportando várias garrafas e teme que elas quebrem dentro da mala, outra opção é despachá-las em uma caixa, preferencialmente com separadores, para evitar o atrito entre os rótulos.

Em situações como essa, contudo, esteja atento ao limite de peso indicado pela companhia aérea para as bagagens despachadas, pois taxas extras podem ser cobradas.

Garrafa de vinho dentro de uma caixa de papelão

Se você não sabe como embalar vinho para viagem no avião, prefira despachar os rótulos em caixas junto à bagagem.

5. Coloque as garrafas em uma mala de vinhos

Se você é colecionador e viaja com frequência, vale a pena investir em produtos específicos para o transporte das suas bebidas. As malas de vinhos são desenvolvidas com materiais acolchoados e interior absorvente, o que garante maior proteção e, caso a garrafa quebre, o líquido será absorvido e não causará maiores problemas.

6. Em viagens de carro, encaixe as garrafas no vão do banco do passageiro

Se você estiver viajando de carro, não é interessante transportar os vinhos no porta-malas. Isso porque a movimentação intensa que ocorre nessa região pode incitar processos químicos que vão alterar as características das bebidas.

Nesse sentido, o ideal é colocar seus rótulos em uma caixa de papelão e deixá-los no vão do banco de trás ou do banco do passageiro. Dessa forma, você consegue manter as garrafas à vista e evitar possíveis acidentes.

Transporte de vinhos e bebidas alcoólicas em viagens: dicas gerais

Ao viajar pelo território nacional ou visitar um país estrangeiro, a legislação para o transporte de bebidas alcoólicas é bastante diferente. Pensando nisso, elencamos algumas informações importantes a seguir, como quantas garrafas de vinho você pode trazer da Europa, por exemplo. Confira!

Viagens nacionais

Viagens no Brasil não possuem restrições para o transporte de bebidas alcoólicas. A única questão é estar atento ao peso limite para as malas despachadas, para que você não pague taxas extras por conta do excesso de bagagem.

Viagens internacionais

Voos internacionais permitem que cada passageiro despache até 12 litros de bebidas alcoólicas, o que equivale a 16 garrafas de vinho. Todavia, é importante pontuar que cada pessoa pode levar apenas 12 exemplares iguais. Qualquer quantidade acima disso será barrada no embarque.

Garrafas de vinho enfileiradas

Em viagens internacionais, as companhias aéreas permitem o transporte de até 12 litros de vinho por pessoa, o que equivale a 16 garrafas.

Normalmente, não é possível levar mais que 100ml de produtos líquidos na bagagem de mão. Isso significa que o transporte de vinhos não é uma opção se você estiver viajando com esse tipo de mala.

No entanto, as regras para trazer vinhos do exterior em viagens dentro da América do Sul são diferentes. Nesses casos, você pode transportar até cinco litros de bebidas alcoólicas na bagagem de mão, o que equivale, em média, a seis exemplares.

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

Mais algumas dicas

Ao comprar um rótulo em uma vinícola ou adega, sempre pergunte se a loja oferece embalagens para proteger as garrafas durante o trajeto. Além disso, se você comprar seu vinho no início da viagem, deixe-o em local arejado e sem incidência de luz. Caso contrário, você pode chegar em casa com uma bebida completamente diferente daquela que adquiriu.

No aeroporto, informe à companhia aérea que sua mala possui conteúdo frágil e peça que ela seja etiquetada. Guarde também as notas fiscais em caso de extravio de bagagem, para comprovar o conteúdo perdido.

Por fim, ao chegar em casa após uma longa viagem, é importante deixar os vinhos descansando antes de consumi-los.

Gostou das nossas sugestões sobre como transportar vinhos em avião e viagens de carro? Aproveite também para conferir os produtos disponíveis no Divvino, desde acessórios, como porta vinhos, até os mais variados rótulos nacionais e importados. Basta clicar no banner abaixo:

banner para conferir vinhos nacionais e importados

Back To Top Pular para o conteúdo