skip to Main Content
8 Dicas Para Aproveitar As Férias Sem Culpa

8 dicas para aproveitar as férias sem culpa

Alguns meses do ano, como janeiro, junho, julho e dezembro são extremamente aguardados por conta do recesso profissional e escolar que, pelo menos no Brasil, acontece nesses períodos, raro algumas exceções. São as chamadas “altas temporadas”.

Se você está ansioso para aproveitar as férias com tudo que tem direito, ou se elas já chegaram por aí, mas ainda não sabe ao certo o que fazer, neste texto reunimos oito dicas de como curtir o tempo livre de forma confortável e divertida! 

Antes, vale salientar que grande parte das sugestões podem ser realizadas em casa mesmo, sem a necessidade de um grande investimento financeiro. Para conferir cada uma delas, siga com a leitura!

1. Crie seu próprio spa

Não sabe como aproveitar bem as férias? Comece os primeiros dias cuidando do seu corpo. Uma boa ideia para aliviar toda a tensão física de mais um ano trabalhando ou estudando, é realizar tratamentos que, normalmente, são oferecidos em SPAs.

No entanto, aproveite que você está com tempo de sobra e, ao invés de ir até um estabelecimento, crie seu próprio SPA em casa.

Você pode decorar o ambiente escolhido com velas perfumadas; aromatizar o espaço com incensos, caso goste; aplicar máscaras esfoliantes no rosto; realizar uma hidratação no cabelo; fazer um escalda-pés com folhas de hortelã, que têm poder energizante, ajudando na disposição, ou com chá de erva-doce; tomar um banho quente à meia-luz… são muitas as possibilidades!

Vale tornar tudo ainda mais divertido e chamar os amigos e amigas, pessoas da sua família ou apenas aproveitar a própria companhia em silêncio — ou com uma boa trilha sonora ao fundo (relaxante, é claro!) — e uma taça do seu vinho preferido.

mulher fazendo escalda-pés nas férias

O escalda-pés com folhas de hortelã tem poder energizante.

Wine therapy ou Spa do Vinho

Você sabia que os benefícios do vinho ao físico estão sendo explorados no segmento de beleza e bem-estar? Existem SPAs que oferecem banho quente de vinho tinto, máscara facial de merlot e até massagem com sementes de uva.

Há, também, linhas completas de cosméticos à base de vinho tinto ou das uvas viníferas, em marcas como Caudalie e Vinotage. Normalmente, esses tratamentos vinoterápicos tem como foco o rejuvenescimento, o relaxamento e uma profunda desintoxicação.

2. Cuide da sua mente

Se cuidar do corpo com carinho é importante, dar atenção à mente é indispensável, e há diversas maneiras de fazer isso. 

Amenizar as tensões internas, que influenciam de forma negativa no nosso físico, pode ser feito de fora para dentro, a partir de refeições ricas em alimentos nutritivos, já que a carência de nutrientes, vitaminas e proteínas interfere diretamente no cérebro.

Mas também de dentro para fora, evitando pensamentos e emoções negativas. Quando os pensamentos surgirem, por mais difícil que seja, tente racionalizar sobre eles, se realmente possuem fundamento e como interferem na sua vida. Colocar no papel é uma boa forma de ter mais clareza sobre. Já no caso das emoções, feche os olhos e respire fundo antes de falar ou agir.

Conversar com alguém, seja um amigo ou um profissional da área, além de incluir práticas para garantir uma boa noite de sono pode ajudar, assim como evitar o uso excessivo de telas (celular, TV, tablet, etc). Ah, e nada de pensar em trabalho ou estudos!

Confira no vídeo abaixo, publicado no canal Pró-Saúde, técnicas de respiração para aliviar o estresse:

3. Desenvolva habilidades culinárias

Por falar em alimentação, aproveitar as férias para se aventurar na cozinha costuma ser uma excelente opção não só para desenvolver e aprimorar dotes culinários, mas para curtir um momento a dois, sozinho ou até mesmo em família.

Se você tem filhos, pode aproveitar para reunir a criançada e fazer uma sobremesa deliciosa. Se deseja algo mais romântico, nosso conselho é um bom jantar italiano acompanhado dos vinhos certos — seja durante o preparo ou na hora da refeição.

Dica: para te ajudar nessa experiência, explore a categoria Harmonização aqui do blog do Divvino. Ela conta com uma série de receitas. Por lá, você vai encontrar pratos doces a vegetarianos.

4. Descanse bastante

Quem aprecia os momentos de descanso e descontração sabe que as férias são propícias para isso. Por isso, pessoas que gostam de dormir podem desligar os despertadores matinais e se dedicar a horas incontáveis de sono.

Outras maneiras de descansar podem incluir praticar exercícios físicos na companhia de alguém que se goste, ler um livro, meditar, etc. Essa é uma forma de acolher as vontades do seu corpo e repousar a mente.

mulher dormindo durante as férias

Nas férias, desligue os despertadores!

5. Faça um cinema em casa

Ir ao cinema é legal, mas montar o próprio cinema em casa também pode ser. Vale reunir a galera, as crianças, os vizinhos… o segredo é ter petiscos como a clássica pipoca, amendoim e até mesmo uma boa tábua de charcutarias, bebidas a vontade — alcoólicas e/ou não alcoólicas — e, é claro, um bom filme!.

Para quem deseja passar horas assistindo, vale se aventurar pelas famigeradas trilogias. Harry Potter, Star Wars, O Senhor dos Anéis, O Poderoso Chefão, Vovó… Zona, filmes de super-heróis… o negócio é abrir seu streaming favorito e não ter medo de apertar o play!

E se você é apaixonado por vinhos, não pode deixar de conferir a lista de filmes, séries e documentários que o Divvino preparou para acompanhar essa bebida tão especial. No post há ainda sugestões de leituras variadas, mais uma opção de como curtir as férias do jeito certo!

6. Divida tempo de qualidade com seus amigos

Compartilhar momentos com pessoas especiais faz bem para a alma. Aproveite a temporada para reunir seus amigos, especialmente aqueles que você não encontra há um bom tempo.

Você pode recebê-los em casa para um almoço, um café da tarde ou um jantar. Para deixar o encontro mais emocionante, vale até aprender a cozinhar algum prato específico para o encontro, seguindo a dica que demos a pouco no texto, sobre desenvolver habilidades culinárias.

Se eles não puderem ir até você, vá até eles e aproveite para surpreendê-los com um bom rótulo de vinho, que tal? Atividades como piqueniques, trilhas, acampamentos e outras formas de lazer ao ar livre também podem ser uma ótima pedida!

7. Viaje para um lugar especial

Como diria o poeta, “navegar é preciso”. Ou seja, conhecer novos ares e vivenciar experiências únicas é uma excelente forma de “dar um gás” a mais na vida, sendo uma maneira de aproveitar as férias com sabedoria.  Isso porque viajar nos leva de encontro ao novo.

Quando experimentamos um prato típico ou compreendemos algum hábito cultural do lugar visitado, estamos não só explorando o ambiente, mas também reforçando nossa relação com o mundo, com o outro e, sobretudo, com nós mesmos.

Por isso, se for viável para você, encontre um destino especial e, quando chegar a hora, volte para a casa com as forças renovadas. Sua escolha pode ser o campo, a montanha, a praia ou até mesmo o caos de uma metrópole, não importa, desde que você vivencie esse momento com plenitude.

grupo de amigos na estrada viajando

Se possível, aproveite para viajar nas férias!

8. Experimente um bom vinho

Se não der para colocar os pés na estrada, calma, saiba que ainda dá para conhecer novos destinos sem precisar sair de casa. Como? Apreciando rótulos de vinhos das vinícolas de países do mundo todo!

Mas se quiser unir o útil ao agradável, também dá para viajar e apreciar muitos vinhos ao mesmo tempo. Na categoria Vinícolas e Viagens, aqui do blog, oferecemos várias dicas de passeios.

O fato é que um bom vinho, como já deu para perceber neste texto que trouxe dicas de como aproveitar as férias, pode ser sua melhor companhia em diversos momentos durante as férias — do SPA em casa até uma viagem. 

Por isso, não perca tempo e aproveite para abastecer o seu estoque com seus rótulos preferidos e curtir suas férias merecidas!

Banner e-commerce Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo