skip to Main Content
Como Escolher Espumante Para Casamento? Dicas E Sugestões!

Como escolher espumante para casamento? Dicas e sugestões!

A festa de casamento é uma celebração repleta de comemorações incríveis e, dentre elas, o brinde durante a festa. Neste momento, padrinhos, familiares e amigos dividem o carinho e alegria pela união dos noivos.

E para torná-lo ainda mais inesquecível, é importante escolher a bebida ideal para o brinde. O espumante para casamento, nesse sentido, precisa ser versátil e de boa qualidade, além de ter um bom custo-benefício e caber no orçamento da festa.

Neste post, explicamos as questões mencionadas acima e também apresentamos uma lista com sugestões de espumantes indicados para casamento, em diferentes faixas de preço. Boa leitura!

Banner vinhos especiais

Tipos de espumante para casamento

Dependendo do método de produção, os espumantes apresentam diferentes características no paladar. Dentre as opções, estão os vinhos Nature, Extra-Brut, Brut, Seco, Demi-Sec e Doce.

Como espumantes são uma harmonização coringa em uma festa de casamento, podem ser combinados e servidos do início ao fim do evento, desde o jantar até o baile. A seguir, explicamos as características de cada um deles.

Nature

O espumante Nature leva essa denominação porque não há adição de açúcar durante sua produção, o que resulta em uma bebida que apresenta apenas o açúcar residual da uva. Isso faz com que a concentração chegue até somente 3 gramas por litro. É o vinho mais seco da categoria.

Extra-brut

O Extra-brut também é um vinho seco, mas com maior concentração de açúcar residual e adicionado, quando comparado ao Nature. Pode variar entre 3 e 8 gramas por litro, a depender do rótulo.

Espumantes da categoria podem ser combinados com queijos e sobremesas, como mousse de chocolate amargo.

Brut

O espumante Brut é o mais querido entre os apreciadores de vinho. Trata-se de um rótulo seco, que apresenta concentração maior de açúcar residual e adicionado quando comparado às opções mencionadas anteriormente – possuindo de 8 a 15 gramas de açúcar por litro. Ou seja, é menos intenso que as versões Nature e Extra-brut.

Espumantes para casamento enfileirados

Espumantes do tipo Brut ou secos são boas opções para casamento devido à sua versatilidade.

Demi-sec

Espumantes Demi-sec variam bastante na concentração de açúcar, que pode ser entre 20 a 60 gramas por litro. É o tipo de vinho ideal para quem não gosta de secos, mas também não quer degustar um exemplar doce demais.

Demi-secs são boas opções para harmonizar com frutos do mar, queijos brie e camembert e canapés em geral.

Doce

Para acompanhar as sobremesas ou o brinde da sua festa, vale a pena investir em rótulos doces, como um moscatel. Eles possuem concentração de, no mínimo, 60 gramas de açúcar por litro, o que resulta em uma bebida com dulçor muito proeminente.

Os espumantes da categoria são, inclusive, os mais consumidos no Brasil! Sua elaboração é realizada a partir do grupo de uvas Moscatel, podendo variar em dulçor de uma vinícola para outra, conforme as escolhas do enólogo para a graduação de açúcar.

Como calcular o espumante para casamento?

Para calcular a quantidade de espumante para casamento, diversas variáveis precisam ser levadas em consideração. Você vai servir vinhos durante toda a festa e, se esse for o caso, vai ofertar apenas espumantes? Em que época do ano a festa vai acontecer? O perfil dos convidados é moderado?

No geral, se você optar por espumantes ao longo de todo o casamento, o ideal é fazer um cálculo médio de 1 garrafa a cada 1,5 pessoas. Caso você sirva outros tipos de vinhos, prefira fazer uma divisão percentual de 70/30 ou 60/40, a depender da categoria escolhida.

Ao ofertar uma cartela de vinhos espumantes e brancos ou rosés , dedique 70% aos rótulos espumantes e 30% para demais exemplares. Se o menu contar com tintos, dedique 60% aos espumantes e 40% aos tintos.

Em termos de números de garrafas, sugerimos um exemplar para cada três pessoas, no caso de brancos, e uma garrafa para cada duas pessoas, para os tintos.

Brinde de casamento

A quantidade de espumante para casamento vai depender do perfil dos convidados, cartela de bebidas ofertada, época do ano e tamanho do evento.

A escolha das bebidas também é influenciada pela época do ano em que o evento vai acontecer. Em casamentos de inverno, por exemplo, é mais comum optar pelos vinhos tintos, além dos espumantes para o brinde. Já em celebrações realizadas na primavera e no verão, há uma presença maior de brancos ou rosés leves e refrescantes.

E caso você fique em dúvida ou tenha receios sobre a quantidade total, prefira sempre calcular com números maiores dos que os sugeridos neste post, afinal, é melhor sobrar do que faltar!

Harmonização com espumantes

Se você pretende servir vinhos espumantes em diferentes momentos da festa, além do brinde, é importante levar a harmonização em consideração, para garantir a melhor experiência possível para você e seus convidados.

No geral, os espumantes são bebidas coringas, que harmonizam bem do início ao fim do jantar. Ou seja, você pode servi-los com entradas e canapés, durante o jantar e para acompanhar as sobremesas.

Se você gosta de arriscar e inovar, experimente harmonizar espumantes brut e nature com as sobremesas, para balancear o dulçor excessivo das tortas ou bem-casados com a acidez e “secor” do espumantes.

Se preferir bebidas mais doces, como a moscatel ou a demi-sec, elas também funcionam bem com as sobremesas, balanceando o dulçor da bebida e da refeição.

Sugestões de espumante para casamento

Para ajudá-lo a escolher a bebida ideal, fizemos uma pequena seleção de espumantes, seja para casamento de dia, casamento civil ou grandes festas.

Espumante Garibaldi Acordes Extra Brut Tradicional 750ml

Produzido na Serra Gaúcha, Garibaldi Acordes Extra-Brut Tradicional é um dos melhores espumantes nacionais. Trata-se de um corte das uvas Chardonnay e Pinot Noir, elaborado a partir do método champenoise.

Apresenta coloração amarelo palha e reflexos dourados. Seu perlage é fino e numeroso e seus aromas são uma mistura delicada de frutas secas – como damasco e amêndoas. No paladar, é estruturado e cremoso.

Espumante para casamento no Divvino

Espumante Moutard Blanc De Blancs Brut

Produzido na região de Tonnerre, na França, este é um varietal Chardonnay, cultivado em uma das áreas vitiviníferas mais nobres do país. Apresenta perlage fina, aromas florais e notas de amêndoas.

No paladar, é estruturado e equilibrado, harmonizando bem com frutos do mar, peixes, massas à carbonara, entradas e canapés.

Espumante Moutard Blanc de Blancs Brut

Espumante Blanc De Blancs Demi Sec

Outra opção de espumante francês, trata-se de um varietal da uva Trebbiano (Ugni Blanc). Apresenta perlage fino, paladar fresco e frutado, com notas de maçã, pêra e tons de levedura.

É uma ótima opção para todos os momentos da festa, desde as entradas até a sobremesa.

Espumante para casamento no Divvino

Espumante Chandon Demi-Sec 750ml

Blend das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, apresenta aromas de uva passa e figo, e toques de mel. Sua perlage é fina, numerosa e abundante.

No paladar, inicia bastante fresco, seguido por uma cremosidade oriunda do vinho base. Na hora de harmonizar, vale a pena apostar em sobremesas à base de frutas cítricas. Também é uma boa opção de espumante para o brinde de casamento!

Espumante Chandon no Divvino

Espumante Cavalieri Reali Dolce

Nativo da renomada região italiana de Emilia Romagna, trata-se de um espumante doce da uva Trebbiano. Apresenta coloração amarelo-palha, aroma frutado, perlage fina e dulçor no paladar.

É o rótulo exclusivo Divvino, ideal para o momento da sobremesa, harmonizando bem com sorvetes e gelatos de baunilha, tortas de damasco e crème brûlée.

Espumante para casamento exclusivo no Divvino

Mais algumas dicas

Escolher um espumante para casamento nem sempre é uma tarefa fácil e, caso você se sinta inseguro para tomar essa decisão, converse com conhecidos que organizaram esse tipo de evento. Essas opiniões podem ser valiosas para a decisão final!

Outra forma segura para fazer a escolha certa é investir em rótulos mais versáteis, como um brut. A produção de vinhos espumantes tem crescido muito no Brasil e trazido prêmios para os produtores do nosso país. Pesquisar esses exemplares premiados é uma boa ideia e pode te dar mais segurança para tomar a decisão final.

Considerar a época do ano é igualmente importante. O calor da primavera e verão no Brasil pedem por rótulos mais leves e refrescantes, enquanto no inverno você pode investir em vinhos mais estruturados e intensos.

Outro ponto importante é o planejamento e cuidado com os exemplares. O ideal é escolher o seu espumante para casamento alguns meses antes da festa e guardá-los em um local seco e sem incidência de luz.

Por fim, na hora de servi-los, certifique-se que estão na temperatura adequada e em taças flute, que preservam o perlage da bebida. Dessa forma, você garante a melhor experiência de degustação possível!

Espumante para casamento acompanhado de entradas diversas

Além do momento do brinde, os espumantes podem ser harmonizados com entradas variadas.

A escolha dos melhores espumantes para casamento é muito importante, afinal, estamos falando da bebida utilizada na hora do brinde! Ela, definitivamente, marca um dos momentos mais especiais da noite. Por isso, tome o seu tempo, faça várias degustações e pesquise bastante para fazer sua escolha.

Gostou das nossas dicas e quer conferir mais opções de espumante e outros rótulos para o seu evento? O Divvino possui uma seleção completa de exemplares nacionais e importados, perfeitos para todas as ocasiões. Conheça as opções clicando no banner abaixo!

Banner espumantes no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo