Cheesecake: 3 tipos de harmonização com vinho

Doces e Sobremesas / 3 min

29 de abril de 2019

Por mais que o cheesecake tenha se popularizado durante os últimos anos, há registros da existência de bolos à base de queijo na Grécia antiga, no século 5 antes de Cristo. Ao longo de todos esses anos, foi se atualizando e se adaptando a diferentes culturas.

Atualmente, não é difícil encontrar essa sobremesa com diversos coberturas e modos de preparo, e, para cada um, há uma harmonização de vinho diferente. A seguir, separamos três possíveis opções. Boa leitura!

1. Cheesecake sem cobertura

Esse tipo de doce, muitas vezes conhecido como cheesecake japonês, é uma variação sem cobertura. O preparo é um pouco diferente, e o resultado é um bolo mais aerado e com uma textura mais fofa. É similar às tortas de ricota, encontradas com facilidade no sul do Brasil.

vinho cheesecake

O Lawson’s Dry Hills Riesling 2014 é uma excelente opção para a degustação desse cheesecake. Seu sabor e acidez equilibrados criarão uma boa sensação em contato com o dulçor levemente salgado da sobremesa.

Os vinhos Riesling tem por características a potência de aromas, que devem complementar ainda mais sua experiência enogastronômica. Nesse rótulo, aparecem notas cítricas e florais.

2. Cheesecake de frutas vermelhas

É um dos sabores mais comuns de serem encontrados. Normalmente, leva uma cobertura em forma de geleia feita de frutas, como morango, framboesa ou mirtilo. No Brasil, também é comum encontrar versões com goiabada.

O segredo de um bom cheesecake de frutas vermelhas é sua massa. Além do cream cheese, ela leva iogurte grego, creme de leite fresco, essência de baunilha açúcar de confeiteiro. Clique aqui e confira a receita completa!

É ideal para ser acompanhado de um rosé com sabor refrescante e frutado, com leve acidez. É o caso do rótulo português Casal Mendes Rosé, feito a partir da uva Baga. Seu aroma apresenta nuances de frutas vermelhas, gerando similaridade entre o doce e a bebida.

3. Cheesecake de caramelo salgado

É uma variação mais contemporânea dessa sobremesa. Sua cobertura é feita de açúcar, leite, e uma pitada de flor de sal, o que deve ressaltar um pouco mais o sabor salgado presente no queijo.

vinho cheesecake

Para a harmonização, escolha um rótulo como o Ruhlmann Selection Grain Nobles Gewürztraminer 2011, bebida rica em aromas e que pode apresentar notas de caramelo, mel e flores brancas.

No paladar, é doce e amanteigado, o que torna uma alternativa perfeita para acompanhar cheesecakes com dulçor moderado.

Os cheesecakes são sobremesas muito saborosas, e que podem proporcionar harmonizações diferentes, de acordo com cada cobertura. É ideal para ser desfrutado com vinhos aromáticos e de paladar mais doce.

Gostou desse conteúdo? Então confira nossas dicas de harmonização para três tipos diferentes de brownies!