skip to Main Content
Vinho E Panetone: é Possível Harmonizar?

Vinho e panetone: é possível harmonizar?

Você sabe que as festas de final de ano estão chegando quando avista o panetone nas gôndolas de lojas e supermercados. Esse pão doce típico do período tem origem na Itália e nada melhor do que harmonizar vinho e panetone. No país, a sobremesa é servida acompanhada de uma taça de prosecco, espumante da uva glera, típico da região norte. 

A bebida tem a capacidade de realçar os sabores do panetone e transformar a degustação em uma experiência memorável. Continue a leitura e descubra dicas para essa harmonização, além de sugestões de rótulos! 

Banner ClubeD 15% off.

Panetone tradicional 

Conta-se que a receita de panetone tradicional existe desde o século 15. Trata-se de uma massa lêveda assada, de sabor levemente azedo e adocicado, recheada com frutas secas variadas, como laranja, uvas passas, damasco, limão e figo. 

Foi trazido ao Brasil no ano de 1948 pelo imigrante italiano Carlo Bauducco, logo após a Segunda Guerra Mundial. Hoje, o país já é o segundo maior produtor do mundo, atrás apenas do seu local de origem.  

Um fato curioso é que há uma lei na Itália que regula as receitas dos panetones, com regras relacionadas aos ingredientes e ao preparo. Há alguns anos, muitos produtores se movimentam para garantir uma denominação de origem no país (assim como os vinhos), porém sem sucesso até o momento. 

Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia 

Para harmonizar com a receita tradicional de panetone, a dica é apostar em um Vinho do Porto, devido à contraposição das frutas secas e cristalizadas ao dulçor desse tipo de bebida. Um rótulo interessante para acompanhar o panetone é o da vinícola Quinta Santa Eufémia, elaborado com a uva malvasia fina. 

Sua coloração é dourada, com aromas de frutas cítricas e especiarias doces. No paladar, equilibra acidez e traz elegância com início de boca maduro e final seco. Além de acompanhar muito bem o panetone, você pode degustá-lo com castanhas e tábuas de queijos. 

Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia Malvásia Fina

Pandoro  

Trata-se de uma variação do panetone, sem recheio. Originário da cidade de Verona, na Itália, tem o formato de estrela e é conhecido por sua textura leve e fofa. Ele é feito com farinha, ovos, açúcar, manteiga e fermento. Ao servir, é comum polvilhar açúcar de confeiteiro para dar a aparência de neve. 

vinho e panetone

O pandoro é uma variação sem recheio do panetone.

Dulcis Moscato D’Asti 

Uma harmonização clássica italiana desta versão do panetone é com moscato, uma uva com alto nível de açúcar residual que, ao ser vinificada, realça o dulçor no paladar, mesmo em rótulos secos ou neutros.  

A sugestão para acompanhar o pandoro é o Dulcis Moscato D’Asti, de cor amarelo-claro e brilhante. O aroma é de frutas brancas maduras e, no paladar, levemente doce e de acidez moderada. 

Se você quiser harmonizar em outras refeições, é uma boa pedida apreciar com sobremesas com base de frutas vermelhas, brie na massa folhada e até costelinha de porco ao molho barbecue. 

Dulcis Moscato D'Asti

Chocotone   

Feito com a mesma massa do panetone, porém leva recheio de chocolate, que pode ser em gotas ou cremoso. Essa adaptação é genuinamente brasileira e considerada uma “heresia” por muitos italianos.   

Enquanto Carlo Bauducco foi o primeiro a produzir panetones no Brasil, em 1948, seu neto Massimo criou o chocotone como um projeto para a faculdade em 1978 e, desde então, ganhou o paladar dos brasileiros. 

vinho e panetone

Muito popular na época de Natal, o chocotone é uma invenção brasileira.

Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia Tawny 

Para harmonizar com o chocotone, o Quinta Santa Eufémia Tawny é a escolha certa. Este Vinho do Porto conta com coloração castanha e aroma de ameixas secas, nozes e amêndoas. O sabor é complexo, devido ao envelhecimento em barricas de madeira. Você também pode apreciá-lo com entradas ou sobremesas à base de frutas secas. 

Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia Tawny

Panetone com creme de pistache   

Um panetone com creme de pistache é uma variação moderna e gourmet da receita clássica. A versão adiciona um sabor distinto e sofisticado ao tradicional pão doce italiano. O recheio é feito com pistache moído, açúcar, manteiga e, dependendo da receita, creme de leite, para obter uma textura rica.  

O dulçor é equilibrado, proveniente tanto da massa quanto do creme, complementado com o sabor terroso do pistache.  

Cava Freixenet Carta Nevada  

Combinar vinho e panetone com creme de pistache é responsabilidade do Carta Nevada, rótulo da vinícola Freixenet. É um cava clássico, elaborado com um blend das castas macabeo, parellada e xarello. Sua coloração é o amarelo-ouro e se caracteriza pelos aroma de flores com frutas frescas. 

No paladar, conta com boa acidez e é levemente adocicado. Também acompanha pratos com carnes brancas e frutos do mar. 

 Cava Freixenet Carta Nevada  

Panetone de frutas vermelhas 

Outra variação do tradicional é o panetone com frutas vermelhas, geralmente recheado de cerejas, morangos e framboesas secas e passas. Elas dão um roque de acidez que complementa a massa doce e macia, assim como proporcionam uma tonalidade vibrante e atrativa. 

Vinho rosé Faisão 

Panetones de frutas vermelhas podem ser acompanhados do vinho rosé Faisão. Possui leve efervescência e notas de frutas vermelhas, ideal para acompanhar a sobremesa. No paladar, é fresco com ótima acidez e harmoniza com massas ao molho sugo, bechamel e peixes. 

Vinho rosé Faisão 

Panetone com doce de leite 

Outra variação de panetone para harmonizar com vinho é o de doce de leite. O recheio traz o sabor suave e caramelizado, combinando perfeitamente a massa leve da sobremesa, resultando em um sabor reconfortante, com uma adaptação regional ao clássico italiano. 

Lambrusco Costa Furra 

Para acompanhá-lo, a sugestão é o frisante elaborado com uva lambrusco, produzido pela vinícola italiana Costa Furra. O rótulo possui tonalidade amarelo-pálido, aroma de flores brancas e frutas, como maçã verde e pera. No paladar, entrega uma acidez balanceada.  

Lambrusco Costa Furra 

Na hora de harmonizar panetone e vinho, o que não faltam são combinações! Cada tipo tem inúmeras sugestões de rótulos que vão combinar perfeitamente com o sabor da sobremesa. Se quiser outras opções, invista em espumantes pois combinam com diversos tipos de pratos. 

Os rótulos citados e muitos outros estão disponíveis no divvino.com.br. Clique no banner abaixo para conferir!  

 

cta banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo