skip to Main Content
Receitas Juninas: Oito Pratos Deliciosos Para Aproveitar Em Casa

Receitas juninas: oito pratos deliciosos para aproveitar em casa

A festa junina é uma das comemorações mais típicas do Brasil. Além de todos os ritos e costumes, apresenta uma grande variedade de pratos especiais e que raramente são encontrados em outras ocasiões.

Confira, a seguir, oito receitas juninas deliciosas para você preparar!

1. Vinho quente ou quentão de vinho

É a bebida mais tradicional das festas juninas. Trata-se um vinho servido quente e aromatizado com especiarias e frutas. Como essa receita é fervida, boa parte do álcool evapora, tornando-a mais suave.

Para essa receita junina, não é necessário utilizar um vinho muito complexo. Escolha um tinto simples seco ou meio seco.

Ingredientes

  •  1 garrafa de vinho tinto seco ou meio seco
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 maçã cortada em cubos
  • cascas de duas laranjas
  • cravo e canela a gosto
  • 6 rodelas de gengibre

Modo de preparo

Comece derretendo todo o açúcar juntamente com o gengibre, as cascas de laranja, o cravo e a canela. Mexa bem até que o açúcar derreta por completo. Em seguida, acrescente o vinho e a maçã, e ferva em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

O dulçor pode depender do vinho escolhido, portanto, acrescente mais açúcar se necessário. Sirva quente.

Banner receitas de inverno

2. Curau de milho verde com leite de coco

O curau é uma das diversas receitas à base de milho verde que faz sucesso nas festas juninas. Essa versão leva leite de coco e pode ser servida com canela em pó.

Ingredientes

  • 2 xícaras de milho cozido
  • 5 colheres de açúcar
  • 600 ml xícaras de leite
  • 200 ml de leite de coco
  • canela em pó a gosto

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o milho, o açúcar e o leite por cinco minutos. Após esse tempo, despeje a mistura em uma panela, peneirando para retirar as partes sólidas.

Cozinhe em fogo baixo por mais dez minutos, acrescentando o leite de coco no meio desse tempo. Não se esqueça de mexer constantemente para que o fundo da panela não queime. Sirva quente ou frio em pequenas vasilhas, polvilhando canela em pó.

receitas juninas

Prepare o curau de milho verde com leite de coco e se delicie nas festas juninas!

3. Arroz doce

O arroz doce é outra das receitas juninas que não pode faltar na sua festa. Para diferenciar sua receita das demais, esfarele uma paçoca de rolha sobre o quitute e sirva aos seus convidados.

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz
  • 4 xícaras de água
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • paçoca para decorar

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente o arroz e a água, e ferva em fogo baixo por alguns minutos. Após alguns minutos, quando a água reduzir pela metade, adicione o açúcar, o creme de leite e o leite condensado, e misture bem.

Enquanto isso, aqueça o leite em outra panela até alcançar o ponto de fervura. Despeje-o sobre a mistura com o arroz e mexa bem, cozinhando por mais dez ou vinte minutos. O ponto ideal é quando o arroz estiver macio e o caldo engrossar.

4. Paçoca

A paçoca é uma sobremesa à base de amendoim e, claro, um clássico dentre as receitas juninas! Além das versões industrializadas, é possível prepará-la em casa com poucos ingredientes.

Confira como preparar paçoca no vídeo do canal Panelaterapia:

5. Pamonha doce

A pamonha doce é um doce típico de festa junina, à base de milho. O preparo leva poucos ingredientes e é bem simples. E para quem deseja harmonizar a receita junina com vinhos, vale a pena apostar em bebidas leves e frescas, como um vinho branco da uva chardonnay.

Ingredientes

  • 10 unidades de milho em espiga
  • 180 ml de leite
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado

Modo de preparo

Para começar a receita, corte superficialmente o milho do sabugo. Depois disso, leve-o para o liquidificador, adicione leite e bata a mistura até ficar homogêneo.

Transfira a massa para um refratário, acrescente as colheres de açúcar e mexa bem. Para a montagem da pamonha doce, você pode utilizar a palha do milho ou um saquinho, preenchendo-os com o creme e amarrando bem. Todo esse processo deve ser feito com cuidado para que a receita não transborde.

Preencha uma panela com água e deixe ferver. Quando levantar fervura, coloque as pamonhas e deixe cozinhar por, aproximadamente, 40 minutos. Os saquinhos devem estar submersos e, na medida em que subirem para a superfície, a receita atingiu o ponto.

Retire as pamonhas com o auxílio de uma escumadeira e sua receita está pronta! Ela pode ser consumida fria ou quente.

Pamonha doce receitas juninas

A pamonha doce é um clássico nas festas de São João!

6. Pé de moleque

O pé de moleque é outra sobremesa que sempre dá as caras em festas juninas! É também preparado com amendoim. A versão tradicional leva apenas quatro ingredientes. Confira a seguir.

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Ingredientes

  • 500g de amendoim torrado sem sal
  • 12 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, acrescente o açúcar, a manteiga e o amendoim. Mexa bem até o açúcar dissolver e caramelizar. Assim que atingir o ponto, incorpore o leite condensado e misture tudo.

Quando a receita começar a desgrudar do fundo, seu pé de moleque vai atingir o ponto ideal. Retire da panela e transfira para uma assadeira untada com manteiga. Corte em cubos, deixe esfriar e sua receita está pronta!

Pé de moleque receitas juninas

O pé de moleque é uma sobremesa deliciosa e que leva poucos ingredientes.

7. Milho verde com manteiga

Nada melhor do que um bom e velho milho verde para saborear na época das festas de São João! O preparo é supersimples e rápido. Já para tornar a degustação ainda melhor, aposte em um vinho leve e frisante, como o vinho em lata rosé Vivant.

Vinho em lata para harmonizar com milho verde

Confira a seguir a sugestão de preparo desta receita junina saudável:

Ingredientes

  • 5 espigas de milho verde
  • 1 folha de louro
  • Tomilho a gosto
  • Sal a gosto
  • Manteiga

Modo de preparo

Lave bem e corte as espigas ao meio. Em uma panela com água fervente, acrescente o sal, o tomilho, o milho e deixe cozinhar por 20 minutos.

Retire o milho já cozido e, se preferir, você pode servi-lo diretamente na palha do grão. Aplique a manteiga por toda a superfície e mais uma pitada de sal. Agora é só saborear!

Milho verde receitas juninas

Comida salgada típica de festas juninas, o milho verde é superfácil de fazer!

8. Torta caipira

Além das receitas doces, uma ótima opção para festas juninas — ou para entrar no clima de São João — é a torta caipira. Ela pode ser preparada de diversas formas e com ingredientes variados.

Nesta sugestão, o recheio leva frango, milho, ervilha e molho de tomate. Quer descobrir como preparar? Confira o vídeo do canal Receitas de Pai!

Aproveite o mês de junho para preparar receitas juninas e comemorar com seus amigos! Elas são fáceis de fazer e deliciosas!

Gostou desse conteúdo? Confira dicas exclusivas como essa em nosso blog, clicando no banner abaixo!

dicas e curiosidades vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo