skip to Main Content
7 Aperitivos Para Vinho E Sugestões De Harmonização

7 aperitivos para vinho e sugestões de harmonização

Se você está preparando um jantar especial ou uma noite de degustação, os aperitivos para vinho são parte essencial e tornam a experiência ainda melhor. 

Neste post você confere 7 sugestões de receitas, incluindo petiscos simples para comer com vinho, alternativas saudáveis, opções veganas, dentre outros. Ao final do conteúdo, incluímos também um guia exclusivo do Divvino com dicas para degustação perfeita. Boa leitura!

Banner Clube D

1. Dadinho de tapioca

O dadinho de tapioca é um aperitivo típico brasileiro e, além do sabor incrível, é uma opção bastante democrática, já que não contém glúten e é pouco calórico. Na hora de preparar, as possibilidades são inúmeras, desde versões tradicionais até as recheadas ou temperadas.

É um bom petisco para harmonizar com espumantes brut, ou vinhos com boa acidez de uvas brancas, como a Sauvignon Blanc.

O youtuber Leonardo Abreu sugeriu uma receita simples, que leva queijo coalho ralado, confira: 

2. Espetinho de camarão

Para quem ama frutos do mar e prefere petiscos saudáveis para comer com vinho, o espetinho de camarão é uma ótima escolha! Se quiser incrementar a receita, você pode combiná-lo com temperos variados, ou mesmo grelhá-lo com verduras, e queijos.

Para a harmonização, aposte brancos frescos da uva Chardonnay sem passagem por madeira, espumantes brut ou rosés.

Confira nossa sugestão de preparo a seguir, com base na receita do Cybercook:

Ingredientes

  • 20 camarões médios (rende 5 espetinhos)
  • 2 limões
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Lave bem os camarões e, em seguida, coloque quatro unidades em cada espeto. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve por meia hora. Depois disso, leve para a grelha untada com azeite por quatro minutos cada lado, ou até dourar.

Aperitivos para vinho - espetinho de camarão

O espetinho de camarão é uma escolha certeira de aperitivo para vinho!

2. Bruschetta al pomodoro 

A bruschetta é um antepasto tradicional italiano e seu preparo costuma ser bem simples e prático. Mesmo assim, a apresentação do aperitivo para vinho é perfeita, e o sabor é ainda melhor!

Para a harmonização, é possível optar por rótulos com acidez pronunciada, como um prosecco, ou um tinto estruturado.

Confira como preparar uma bruschetta al pomodoro com base no vídeo do canal Cansei de Miojo por Rafael Aflalo:

3. Tábua de frios

A tábua de frios é o aperitivo coringa para qualquer enófilo, e quanto maior a variedade de petiscos oferecidos, mais democrática ela se torna! Por isso, na hora de montá-la, considere incluir carnes embutidas e curadas – como salame, breasola, presunto cru ou presunto espanhol -, queijos variados, alimentos em conversa e patês de atum, ervas finas, além dos pães de fermentação natural.

Se quiser, vale a pena incluir frutas frescas e secas, como maçãs, morangos, uvas, damasco e tâmaras, além de castanhas e oleaginosas, como amendoim, amêndoas, pistache e castanha-de-cajú.

Por conta de sua versatilidade, a tábua de frios é uma boa opção de petisco para acompanhar vinhos Cabernet Sauvignon. Mas ela também pode ser servida com outros tintos, ou espumantes brut, que possuem uma ótima acidez e harmonizam com a diversidade de sabores.

Banner guia de harmonização queijos e vinhos

Para mais dicas sobre como montar uma tábua de frios, confira nosso post:

4. Caponata de berinjela

A caponata de berinjela é uma excelente opção de aperitivo vegano. O antepasto italiano pode ser servido com pães, torradas e saladas, e preparado de diversas maneiras, incluindo mais ou menos ingredientes.

Ao escolher o vinho para harmonizar, você pode optar por tintos frutados da uva Merlot ou espumantes brut.

Confira a versão de caponata de forno a seguir, com base no canal de culinária Cook’n Enjoy:

Ingredientes

  • 1 cebola
  • 1 pimentão verde
  • ½ pimentão amarelo
  • ½ pimentão vermelho
  • ½ xícara (chá) de uva passa branca
  • ½ xícara (chá) de vinagre
  • 2 berinjelas cortadas em tiras
  • 10 azeitonas picadas
  • Orégano a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma forma grande, coloque as berinjelas cortadas em tiras, os pimentões, a cebola, as uvas passas e tempere com sal. Depois disso, acrescente a pimenta-do-reino, o orégano, o vinagre e metade do azeite de oliva. Mexa tudo para incorporar os ingredientes e leve ao forno por 50 minutos.

A cada 10 minutos, abra o forno e mexa os ingredientes, garantindo que toda a receita seja assada de maneira homogênea. Quando os vegetais murcharem e atingirem o ponto, retire a assadeira do forno e deixe esfriar. Para finalizar, transfira para um refratário e adicione o restante do azeite de oliva.

Pão com caponata de berinjela

Para servir a caponata, escolha seu tipo de pão ou torrada favorita e se delicie!

5. Carpaccio bovino

O carpaccio é uma receita tipicamente italiana, que consiste em filés crus de carne temperados. É uma boa opção de aperitivo para vinhos tintos de médio corpo como Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Negroamaro.

Nesta versão, sugerimos o carpaccio bovino, confira:  

Ingredientes

  • 1kg de lagarto bovino cortado em tiras finas
  • 1 limão
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • ½ litro de água
  • ½ xícara (chá) de alcaparras
  • 250g de rúcula
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Reserve o corte bovino por 12 horas no congelador e, após esse período, corte em tiras finas. Na hora de montar o aperitivo, coloque uma tira no centro de um prato e as demais ao redor.

Para o molho, bata no liquidificador as alcaparras juntamente com o azeite, o suco de meio limão, a água e a pimenta-do-reino, até ficar homogêneo. Acrescente parmesão ralado e rúcula para complementar a receita.

6. Lula frita

A lula frita é mais uma excelente opção de aperitivo para os mais chegados em frutos do mar. Além de muito saborosa, seu preparo é relativamente rápido e descomplicado.

Por ser uma receita mais untuosa, experimente harmonizá-la com um Riesling alemão fresco e aromático, ou um vihno Jerez, já que a acidez pronunciada desses rótulos limpa o paladar.

A receita sugerida tem como base o blog Francinha:

Ingredientes

  • ½ kg de lula fresca cortada em anéis
  • 1 colher (sopa) de páprica
  • 1 dente de alho
  • 1 talo de cebolinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 3 limões tahiti
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Durante o pré-preparo, lave as lulas e deixe escorrer. Em seguida, coloque-as em uma tigela e tempere com o suco de dois limões, duas colheres de azeite, sal e pimenta. Pique também o dente de alho e acresça. Misture tudo, cubra com plástico filme e reserve na geladeira.

Nesse meio tempo, aqueça uma frigideira com azeite. Em fogo alto, coloque a lula aos poucos, certificando-se que todas as unidades façam contato com o fundo da frigideira.

Sele cada lado por dois minutos ou até dourar. Para servir, pique o talo de cebolinha e acrescente por cima.

Aperitivos para vinho - lula frita

A lula é um excelente aperitivo para acompanhar rótulos brancos frescos e aromáticos.

7. Isca de peixe

A isca de peixe é um dos aperitivos para vinho mais queridos entre os brasileiros. A mistura do sabor e da crocância fazem a entrada perfeita para refeições de verão, acompanhadas de um bom vinho branco.

Para a harmonização, opte por um Pinot Grigio fresco e cítrico. É também uma boa opção de aperitivo para vinhos rosés de early harvest.

Confira como preparar uma excelente isca de peixe com o vídeo do canal Chef Taico:

Os aperitivos para vinho são um excelente convite para a degustação e podem variar em termos de complexidade e tempo de preparo. Se você estiver preparando um jantar especial e algum de seus convidados possuir restrições alimentares, prefira oferecer mais de uma opção para garantir uma ótima noite para todos.

E para tornar a degustação ainda mais prazerosa, confira nosso guia rápido com nove passos para saborear seus vinhos. Para isso, basta clicar no banner abaixo:

Banner guia rápido de degustação Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo