skip to Main Content
Conheça Os Principais Tipos De Lambrusco E Suas Características

Conheça os principais tipos de Lambrusco e suas características

banner como escolher vinhos até R$40
Os vinhos da uva Lambrusco são produzidos na região da Emília Romana, na Itália, e muito apreciados pelos brasileiros. Com sabor adocicado e aromas frutados, eles trazem leves borbulhas em seu corpo, que lhe conferem um paladar refrescante.

O que muitos não sabem é que há diversos tipos de Lambrusco. Para se ter ideia, a uva em si possui 13 subtipos e, dependendo do local em que são vinificadas ou dos processos de produção, resultam em diferentes denominações de origem para a bebida.

Prossiga com a leitura para saber mais sobre cada um desses tipos de Lambrusco e suas principais características!

Variedades da uva Lambrusco

Acredita-se que a uva Lambrusco é uma das mais antigas utilizadas para se fazer vinhos, sendo vinificada pela civilização etrusca, durante o primeiro milênio antes de Cristo e, posteriormente, pelos romanos.

tipos de lambrusco variedades da uva lambrusco - foto da uva Lambrusco Grasparossa

Lambrusco Grasparossa: uma das 13 variações da uva Lambrusco.

Hoje, há 13 variedades conhecidas da uva Lambrusco, conforme o Registro Nacional de Variedades de Videira da Itália, país de origem do fruto. Apesar de serem muito similares, trazem algumas variações com relação à coloração, tipo da folha ou outras características. São elas:

  • Lambrusca de Alessandria
  • Lambrusco Barghi
  • Lambrusco Benetti
  • Lambrusco del Pellegrino
  • Lambrusco di Sorbara
  • Lambrusco Enantio
  • Lambrusco Grasparossa
  • Lambrusco Maestri
  • Lambrusco Marani
  • Lambrusco Montericcio
  • Lambrusco Oliva
  • Lambrusco Salamino
  • Lambrusco Viadanese

Denominações de origem do Lambrusco

Além dos tipos das uvas, os vinhos Lambrusco podem variar conforme a denominação de origem, ou seja, uma combinação entre o local em que são produzidos e as técnicas empregadas para isso.

Há quatro principais denominações de origem do Lambrusco, que compreendem a grande maioria dos rótulos disponíveis no mercado. A seguir, explicamos as especificidades de cada uma.

Lambrusco di Sorbara DOC

São produzidos na região central da província de Modena, na Emília Romana, e pelo menos 60% de sua composição deve ser da uva Lambrusco di Sorbara, sendo que o restante pode ser de Lambrusco Salamino.

Tem aparência vermelho rubi intenso, com bordas violáceas e borbulhas de comprimento médio. Entre os aromas, é possível perceber notas de violetas, frutas vermelhas e cítricas, ervas aromáticas e, algumas vezes, mel e castanhas.

tipos de lambrusco lambrusco di sorbara

Sirva um bom Lambrusco di Sorbara DOC com queijos e embutidos!

No paladar, pode variar entre seco (secco), meio seco (semisecco) e doce (amabile, dolce), sempre com bastante acidez e taninos macios. Harmoniza bem com carnes cozidas, massas à bolonhesa, queijos e embutidos.

Lambrusco Grasparossa di Castelvetro

Também produzidos na região central da província de Modena. Devem ser feitos com pelo menos 85% da Lambrusco Grasparossa, e o restante da composição pode ser dividido entre outros tipos da mesma uva.

Sua coloração também é vermelho rubi, porém as bordas são mais arroxeadas. Já as borbulhas são vivas e somem rapidamente. O aroma é de frutas vermelhas, o que se confirma no paladar.

Também pode variar seco (secco), meio seco (semisecco) e doce (amabile, dolce). É servido com pratos típicos da Emilia Romana, como embutidos e charcutaria, ou tortellini.

Lambrusco Salamino di Santa Croce

É uma denominação de origem do norte da província de Modena. A porcentagem do blend deve ser pelo menos 85% Lambrusco Salamino, e o restante, de outras variações da uva.

Com relação às características, é possível perceber um vermelho rubi com espuma larga, porém que se esvaece rapidamente. O aroma é frutado e característico, com sabor fresco e harmonioso.

Para acompanhá-lo, sirva azeitonas, massas, como lasanha, tagliatelle e tortellini, ou embutidos.

Lambrusco Mantovano

Por fim, o Lambrusco Mantovano é a variedade mais leve. Produzido em diversas cidades da província de Mântua, é resultado de um blend entre as uvas Lambrusco Maestri, Lambrusco Marani, Lambrusco Salamino e Lambrusco Viadanese.

A coloração pode variar entre rosa e vermelho grená, com aroma frutado e sabor intenso. Harmoniza com carnes e queijos em geral, além de embutidos, ravióli de abóbora e risoto de linguiça.

Classificação do Lambrusco

Os tipos de Lambrusco podem variar de acordo com a quantidade de açúcar. Confira na tabela abaixo as principais classificações da bebida de acordo com essa característica:

Classificação do Lambrusco Quantidade de açúcar por litro (g/L)
Secco (seco) até 9 g/L
Abboccato (ligeiramente doce) entre 10 e 18 g/L
Amabile (semi-doce) entre 18 e 45 g/L
Dolce (doce) acima de 45 g/L

Agora você já conhece os principais tipos de Lambrusco! Esses frisantes italianos são refrescantes, ótimos para desfrutar em dias de calor e combinam com uma grande variedade de pratos.

No Divvino, você encontra grandes rótulos de vinho Lambrusco. Clique no banner abaixo e abasteça sua adega!

vinhos lambrusco no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo