skip to Main Content
Guia De Uvas: Vinhos Brancos Leves Da Uva Sauvignon Blanc

Guia de Uvas: vinhos brancos leves da uva Sauvignon Blanc

A uva sauvignon blanc está entre as mais cultivadas no mundo: ocupa a oitava posição no índice geral, e é a terceira mais popular entre as castas brancas, com cerca de 218 mil hectares plantados.

Trata-se de uma variação francesa, mas que se adaptou bem aos terroirs do Novo Mundo, em países como Nova Zelândia, Estados Unidos e Brasil, graças ao seu alto nível de acidez e mineralidade.

Quer conhecer um pouco mais sobre a história e as características de uma das principais cepas do mundo? Continue a leitura!

Origem da uva sauvignon blanc

Assim como uma série de outras uvas, a sauvignon blanc se originou na França, mais precisamente entre as regiões de Bordeaux e do Vale de Loire, ao leste do país europeu.

Acredita-se que a primeira vez que a cepa tenha sido citada foi em um dos cinco livros de A Vida de Gargântua e de Pantagruel, do escritor francês François Rabelais, no ano de 1534. À época, ainda era chamada de Fiers.

Já no século 18, foi rebatizada como sauvignon blanc, nome pelo qual ficaria conhecida permanentemente. Trata-se da junção de três palavras em francês: sauvage (“selvagem”), vigne (“vinha”) e blanc (“branco”).

Apesar de ser legitimamente francesa, a uva só encontraria reconhecimento a partir do século 19, quando começou a ser plantada no Novo Mundo. A razão de ter sido exportada foi o ataque da praga filoxera à França, que dizimou boa parte das vinhas do país europeu.

Atualmente, segundo a OIV, a sauvignon blanc ocupa a décima posição entre as uvas mais cultivadas na França, com 28 mil hectares. É muito utilizada por enólogos em denominações de origem, como Pouilly-Fumé D.O., Sancerre D.O. e Graves D.O.

Outros países que se destacam na produção da uva são Nova Zelândia (20 mil hectares), Itália (18 mil hectares) e Estados Unidos (16 mil hectares).

cacho da uva sauvignon blanc

A uva sauvignon blanc tem origem francesa, mas se adaptou bem em terroirs ao redor do mundo.

Características da sauvignon blanc

Os frutos da uva sauvignon blanc são pequenos e arredondados, de tonalidade verde-clara. Em geral, dão origem a um vinho de corpo extremamente leve, com coloração amarelo-pálido e translúcido, às vezes puxado para o verde. Contudo, também podem gerar bebidas mais encorpadas. 

Essas características de aparência também dizem muito sobre o paladar: dão origem a um rótulo fresco, de corpo leve e muito carregado em acidez. Os taninos costumam ser inexistentes, e o dulçor residual é raro, porém pode aparecer em alguns vinhos.

Os aromas mais comuns da sauvignon blanc são os de frutas cítricas (como limão e toranja) e tropicais (como maracujá e pêssego), além de zimbro. Em alguns casos, também podem aparecer notas de pimentão, vegetais e minerais.

Dia Internacional da Sauvignon Blanc

Diferente de outras datas fixas que celebram castas mundialmente reconhecidas, o Dia Internacional da Sauvignon Blanc é comemorado na primeira sexta-feira do mês de maio.

A primeira celebração ocorreu em 2010 e, desde então, para enófilos nos quatro cantos do mundo, este é o dia perfeito para abrir uma garrafa de sauvignon blanc e se deliciar com uma degustação caprichada.  

Sauvignon blanc ao redor do mundo

Um ponto a se ressaltar sobre a uva sauvignon blanc é que ela é bastante adaptável a uma série de solos e terroirs. Desenvolve-se em regiões de clima quente e frio, logo, é capaz de gerar bebidas com perfis distintos entre si.

Também é importante considerar que os métodos de vinificação utilizados por cada produtor vai influenciar no caráter final da bebida. A seguir, explicamos o perfil dos vinhos sauvignon blanc em diferentes países.

Nova Zelândia

A uva Sauvignon Blanc foi um sucesso quase instantâneo na Nova Zelândia. Começou a ser plantada no país na década de 1970, e em pouco mais de 20 anos de produção, ganhou destaque no mercado internacional. Hoje, o país oceânico é o segundo maior produtor da cepa, com pouco mais de 20 mil hectares plantados.

A região que se destaca na produção desses vinhos é Marlborough, responsável por ¾ de todos os vinhos da Nova Zelândia. O terroir marítimo, o solo arenoso e as grandes altitudes ajudam a desenvolver uma excelente acidez e uma grande variedade de aromas.

uva sauvignon blanc nova zelândia

Plantações de Sauvignon Blanc em Marlborough, na Nova Zelândia.

Em geral, um sauvignon blanc neozelandês tem perfil frutado, com destaque para os aromas tropicais e cítricos, e mineralidade marcante. Além disso, são bebidas leves, frescas, com ótima acidez.

Chile

O Chile conta com mais de 15 mil hectares para o cultivo da sauvignon blanc, sendo essa a casta branca mais cultivada no país. Lá, o clima frio propicia o desenvolvimento de vinhos com aromas de frutas cítricas, como maracujá, pêssego e limão, além de mineralidade e, claro, acidez vibrante. Espere degustar bebidas de corpo leve a médio, bastante frescas.

Brasil

No Brasil, a cepa tem se adaptado muito bem à Serra Catarinense, o que fez com que muitos enólogos investissem em rótulos da uva nos últimos anos. O terroir tem uma série de similaridades com o da Nova Zelândia, tornando o sauvignon blanc brasileiro bastante similar.

Santa Catarina também se destaca pela produção de excelentes vinhos de altitude. A região, inclusive, recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) em 2020. Dentre as principais castas utilizadas, figura a sauvignon blanc.

Estados Unidos

Em termos de cultivo e produção de vinhos sauvignon blanc nos Estados Unidos, o destaque vai para as regiões da Califórnia e Washington. Os californianos produzidos a partir da casta são chamados de Fumé Blanc e normalmente possuem passagem por madeira durante seu processo de elaboração.

Harmonização

Como já falamos, a uva sauvignon blanc é leve, com nuances bem sutis. Portanto, o desafio dessa harmonização é buscar comidas com intensidade similar, que não se sobreponham ao sabor da bebida.

Antes de mais nada, por se tratarem de vinhos herbáceos, são excelentes para acompanhar saladas refrescantes e pratos temperados com salsinha, manjericão,
tomilho e açafrão.

As proteínas mais indicadas são as brancas, como aves, peixes e frutos do mar, sem temperos muito carregados. Evite carnes vermelhas, pois elas apagam as nuances do vinho no paladar.

No caso das massas, prefira molhos cremosos, acompanhados de legumes e vegetais da primavera, como ervilhas, aspargos, brócolis e couve-flor.

Por fim, os queijos ideais para harmonização devem ser leves no sabor, porém apresentar uma boa cremosidade. É o caso do brie, mascarpone e dos queijos à base de leite de cabra.

uva sauvignon blanc harmonização

Dicas de harmonização com vinhos da uva sauvignon blanc.

Vinhos sauvignon blanc no Divvino

Agora que você conhece a história por trás de uma das principais uvas no mundo dos vinhos, aproveite para conferir alguns dos rótulos disponíveis no divvino.com.br.

Vinho Branco Argentino Los Cardos Sauvignon Blanc

Produzido no Vale do Uco, em Mendoza, este varietal argentino apresenta coloração amarelo-pálido e aromas de frutas cítricas como maracujá, toranja e lima. No paladar, a acidez viva e persistente confere o frescor intenso da bebida.

Pode ser servido como aperitivo ou harmonizado com pratos leves, como saladas.

vinho branco Los Cardos Sauvignon Blanc

Vinho Luiz Argenta Jovem Sauvignon Blanc

Para quem deseja experimentar um sauvignon blanc jovem e brasileiro, vale a pena investir no rótulo da Luiz Argenta. Visualmente, a bebida apresenta coloração amarelo-pálido e intensos reflexos esverdeados.

No paladar, nota-se aromas intensos de frutas tropicais, como maracujá, pêssego e um leve toque vegetal. Tem final de boca fresco e persistente. Para a harmonização, aposte em carpaccio, queijo de cabra, peixes com molhos cítricos e pratos da culinária japonesa.

vinho Luiz Argenta Jovem Sauvignon Blanc

Vinho Branco Chileno Ruta 90 Reserva Sauvignon Blanc

Ruta 90 Reserva Sauvignon Blanc é um rótulo produzido no Vale do Colchagua, exclusivamente para o divvino.com.br. Tem coloração amarelo-esverdeado-claro, aromas cítricos e leves notas de aspargos brancos.

No paladar, é equilibrado e fresco. Combina muito bem com sushi, sashimi, risoto de palpito e torta de espinafre.

vinho branco Ruta 90 Reserva Sauvignon Blanc

Se engana quem pensa que, por dar origem a vinhos leves e de pouca intensidade, a uva Sauvignon Blanc não é interessante. Muito pelo contrário: há muitas bebidas deliciosas, com sabor e aroma diferenciados.

No divvino.com.br, você encontra diferentes rótulos de Sauvignon Blanc em terroirs do mundo inteiro. Clique no banner abaixo para conferir!

Banner e-commerce Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo