Entenda o que são “taninos” no vinho

Dicas e curiosidades / 2 min

28 de agosto de 2018

Ao provar um vinho, você já sentiu a sensação de amarração e secura por toda a boca? Calma, o vinho não está estragado ou qualquer coisa do tipo. A resposta para toda essa amarração no paladar está na ação dos taninos. Mas o que são os taninos e qual o papel deles na preparação das bebidas? Continue a leitura para descobrir!

Qual o significado de “tanino”?

O que são taninos? Eles nada mais são que substâncias orgânicas, chamadas de polifenóis, e estão presentes em plantas e frutas, inclusive nas uvas. Sua função é protegê-las de possíveis insetos, causando a sensação de adstringência.

Na uva, os taninos estão presentes em três partes da fruta: na casca, nas sementes e no engaço. Elas devem passar por uma séries de processos, a fim de tornarem-se mais desejáveis ao apreciador.

É possível sentir a “amarração” em outros alimentos além das uvas e do vinho, como em uma banana verde, no caqui, romã, cravo, canela, entre outros.

A produção dos taninos

Nem todo vinho tem taninos evidenciados. Na prática, o mais comum é encontrar as substâncias em vinhos tintos e, em uma quantidade consideravelmente menor, nos brancos.

No processo de produção do vinho, os taninos são extraídos através de um longo procedimento industrial. A suavidade deles pode vir da pequena extração, do tipo de uva, do processo da barrica ou até do tipo de barrica. Cabe ao enólogo deixá-los perfeitos às bebidas.

Isso passa principalmente pelo processo de amadurecimento do vinho, ao qual as bebidas são armazenadas em barricas de madeiras, mantendo o contato com o oxigênio, na chamada micro-oxigenação da madeira.

Por isso, vinhos de taninos acentuados e acidez de qualidade, em grande maioria, devem ser reservados por um longo período antes de serem consumidos.

Uvas de taninos acentuados

As uvas com mais intensidade de taninos são:

Características

Para entender o que são taninos no vinho, compreenda que eles são elementos essenciais para dar equilíbrio, longevidade e estabilização de cor à bebida, além de harmonizarem muito bem com carnes vermelhas.

O tanino faz mal à saúde?

A sensação de adstringência no paladar, causada pelos taninos, pode provocar estranhamento aos menos acostumados. Mas isso não quer dizer que a substância seja prejudicial à saúde.

Muito pelo contrário. Os taninos no vinho podem ser responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas e lesões nas células. Embora muitos achem que estejam ligados à dores de cabeça, cientificamente não há nada comprovado.

Agora que você aprendeu o que são taninos e sua real importância nos vinhos, que tal aprender sobre os tipos de uvas, rótulos e sobre o processo de produção das bebidas?

Baixe grátis o Guia Completo de Vinhos Para Iniciantes, disponibilizado pela loja virtual do Divvino! Clique aqui para fazer o download.