Equipe Divvino

Aprenda como preparar um jantar italiano

Harmonização / 3 min

28 de agosto de 2018

Reunir amigos para apreciar uma boa comida é um dos prazeres da vida. Melhor ainda se for para um jantar italiano, não é mesmo?

Um jantar italiano completo é pensado em quatro etapas: acepipes e entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Sempre sirva água e vinho. Para lhe ajudar a definir o cardápio, indicamos algumas das mais tradicionais receitas para cada momento. Continue lendo!

Antipasto

A entrada é o momento de servir bruschetta, tábua de queijos e salada (vá de caprese no palito: muçarela de búfala, tomate cereja, manjericão, azeite, sal e pimenta).

jantar italiano

Primo piatto

Hora do prato principal. É a tão esperada etapa de servir as massas! Listamos algumas das mais famosas.

Espaguete ao sugo

O espaguete ao sugo é uma das massas mais apreciadas pelos italianos. O molho é à base de tomates, apesar de ser um prato aparentemente simples, tem seus segredos.

jantar italiano

Espaguete à carbonara

Criada na Itália, a pasta alla carbonara tem origem controversa dentro do país. Alguns pesquisadores atribuem o espaguete a Roma, outros a Nápoles.

A receita tradicional italiana leva cinco ingredientes: guanciale (papada do porco), queijo pecorino, ovos, sal e pimenta, mas há dezenas de variações.

O chef Leonardo Young, vencedor de uma temporada do MasterChef Brasil, ensina a fazer uma versão carbonara no canal do programa no YouTube. Confira os ingredientes e assista ao modo de preparo.

  • 4 gemas
  • 150g de queijo parmesão ralado
  • 150g de bacon em cubinhos
  • 150g de espaguete (massa seca)

* Para a mistura de queijo e ovo, bata as gemas com o parmesão até obter uma emulsão. Receita rende 2 porções.

Pasta ao cacio e pepe

Um clássico romano que leva apenas queijo pecorino, pimenta-do-reino moída e água do cozimento da massa. Mas o melhor: é possível reproduzir em casa. Assista ao vídeo do canal Receita Italiana para aprender. É superfácil!

Secondo piatto

O segundo prato de um jantar italiano é uma carne ou um peixe. A tradição sugere servir almôndegas ao sugo, abobrinhas recheadas, bacalhau ou bolo de carne.

Para os vegetarianos, as opções são frittata de alcachofras, hambúrguer de berinjela e omelete de abobrinha.

jantar italiano

Dolce

Um jantar italiano completo sempre é encerrado com uma bela sobremesa. E a mais clássica de todas é o tiramisù. A sobremesa leva creme de mascarpone, vinho ou conhaque, biscoito, chocolate e café.

jantar italiano

A decoração no jantar italiano

Uma opção mais charmosa é anotar entradas, prato principal, sobremesa e bebidas em pequenos sacos de papel e deixar sobre cada prato.

Não abre mão das flores? Dê novo uso àquela garrafa de vinho especial e faça um vaso com ela. Outra ideia é usar luzes de Natal dentro da garrafa.

Nos talheres, a sugestão é envolvê-los em guardanapos de tecido, acrescentar um ramo de alecrim fresco e finalizar a amarração com juta ou fita.

Conhece mais receitas para preparar um bom jantar italiano? Conta para a gente nos comentários!


Comentários

  1. João Júlio Ferreira disse:

    Queríamos uma receita para um aniversário que iremos comemorar em Outubro, a dica seria massas, para 60 pessoas quantos e o que vcs indicariam para servirmos o básico, são para pessoas simples. Nos mande o essencial com sabor!

    1. Equipe Divvino disse:

      Oi João, tudo bom?

      Os espaguetes ao sugo, à carbonara e ao cacio e pepe são boas opções, que podem ser preparadas com poucos ingredientes.

      No site do Angeloni temos outras opções de receitas de massas, que tal conferir? https://www.angeloni.com.br/cozinha/receitas

      Abraço!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *