
Aprenda como preparar um jantar italiano
Reunir amigos para apreciar uma boa comida é um dos prazeres da vida. Melhor ainda se for para um jantar italiano, não é mesmo?
Um jantar italiano completo é pensado em quatro etapas: acepipes e entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Sempre sirva água e vinho. Para lhe ajudar a definir o cardápio, indicamos algumas das mais tradicionais receitas para cada momento. Continue lendo!
Antipasto
A entrada é o momento de servir bruschetta, tábua de queijos e salada (vá de caprese no palito: muçarela de búfala, tomate cereja, manjericão, azeite, sal e pimenta).
Primo piatto
Hora do prato principal. É a tão esperada etapa de servir as massas! Listamos algumas das mais famosas.
Espaguete ao sugo
O espaguete ao sugo é uma das massas mais apreciadas pelos italianos. O molho é à base de tomates, apesar de ser um prato aparentemente simples, tem seus segredos.
Espaguete à carbonara
Criada na Itália, a pasta alla carbonara tem origem controversa dentro do país. Alguns pesquisadores atribuem o espaguete a Roma, outros a Nápoles.
A receita tradicional italiana leva cinco ingredientes: guanciale (papada do porco), queijo pecorino, ovos, sal e pimenta, mas há dezenas de variações.
O chef Leonardo Young, vencedor de uma temporada do MasterChef Brasil, ensina a fazer uma versão carbonara no canal do programa no YouTube. Confira os ingredientes e assista ao modo de preparo.
- 4 gemas
- 150g de queijo parmesão ralado
- 150g de bacon em cubinhos
- 150g de espaguete (massa seca)
* Para a mistura de queijo e ovo, bata as gemas com o parmesão até obter uma emulsão. Receita rende 2 porções.
Pasta ao cacio e pepe
Um clássico romano que leva apenas queijo pecorino, pimenta-do-reino moída e água do cozimento da massa. Mas o melhor: é possível reproduzir em casa. Assista ao vídeo do canal Receita Italiana para aprender. É superfácil!
Secondo piatto
O segundo prato de um jantar italiano é uma carne ou um peixe. A tradição sugere servir almôndegas ao sugo, abobrinhas recheadas, bacalhau ou bolo de carne.
Para os vegetarianos, as opções são frittata de alcachofras, hambúrguer de berinjela e omelete de abobrinha.
Dolce
Um jantar italiano completo sempre é encerrado com uma bela sobremesa. E a mais clássica de todas é o tiramisù. A sobremesa leva creme de mascarpone, vinho ou conhaque, biscoito, chocolate e café.
A decoração no jantar italiano
Uma opção mais charmosa é anotar entradas, prato principal, sobremesa e bebidas em pequenos sacos de papel e deixar sobre cada prato.
Não abre mão das flores? Dê novo uso àquela garrafa de vinho especial e faça um vaso com ela. Outra ideia é usar luzes de Natal dentro da garrafa.
Nos talheres, a sugestão é envolvê-los em guardanapos de tecido, acrescentar um ramo de alecrim fresco e finalizar a amarração com juta ou fita.
No Divvino, você encontra diversos rótulos que podem harmonizar com seu jantar italiano. Para conferir, clique no banner abaixo!

Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!