skip to Main Content
Como Harmonizar Charuto E Vinho?

Como harmonizar charuto e vinho?

Da mesma maneira que precisamos estar atentos às harmonizações entre vinhos e refeições, a combinação dos exemplares com charutos também exige cuidados. Afinal, os cigarros são produtos intensos e com amargor bastante presente, podendo até mesmo causar sensações desagradáveis em fumadores iniciantes.

Pensando nisso, compilamos neste post algumas dicas essenciais para quem deseja harmonizar charuto e vinho. E para enriquecer as informações deste conteúdo, entrevistamos o especialista César Adames, que contribuiu com informações valiosas para quem é iniciante. Boa leitura!

Banner Clube D

Quem é César Adames?

Formado em Administração Hoteleira pela UCS-RS, César Adames sempre se interessou pela área de bebidas, mesmo nunca tendo trabalhado em hotéis. Por isso, o especialista e sommelier fez inúmeros cursos de cervejas, vinhos e destilados e é, hoje, parte do júri do 50th Best Bars in the World.

Com mais de 20 anos de carreira produzindo conteúdos para revistas gastronômicas prestigiadas, César conheceu vinícolas, cervejarias e destilarias em mais de 25 países ao redor do mundo. 

Além disso, tem dois livros publicados e dá aula sobre bebidas nos cursos Cozinheiro Chef Internacional e na Pós-Graduação em Gastronomia Brasileira do SENAC-SP. Também é colaborador em diversas revistas.

Neste texto, convidamos o expert César para responder algumas das principais dúvidas quando o assunto é charuto e vinho. Siga na leitura para conferir!

As semelhanças entre charuto e vinho

De acordo com César, charutos e vinhos possuem diversas semelhanças, uma vez que passam por processos de produção parecidos. Assim como na elaboração da bebida, os charutos contam com as etapas de plantio, colheita, secagem, fermentação e maturação.

Ademais, da mesma forma que castas de baixa qualidade podem comprometer a qualidade do vinho, ao utilizar o tabaco errado ou matérias-primas inadequadas, o resultado final do charuto é afetado.

Homem fumando um charuto

Charutos e vinhos possuem semelhanças uma vez que passam por processos de produção similares.

É possível harmonizar charuto e vinho?

Sim! O sommelier especializado afirma que a harmonização entre charuto e vinho funciona bem com vinhos fortificados, Vinho do Porto, Madeira e vinho Jerez. Isso porque os rótulos mencionados acima possuem graduação alcoólica elevada e dulçor na medida certa. Sendo assim, são capazes de limpar o paladar e contrapor o amargor do charuto.

Vinho do Porto no Divvino

Mas também é possível, de acordo com César, criar boas harmonizações com espumantes, desde que não sejam muito doces. 

O perlage dessas bebidas é capaz de limpar o palato entre uma tragada e outra e, além disso, rótulos com passagem por barrica contam com aromas de especiarias que complementam as características intensas do tabaco.

Por fim, observa-se cada vez mais a harmonização entre charuto e vinhos tintos tradicionais de castas emblemáticas, como cabernet sauvignon e merlot.

Infográfico sobre charuto e vinho

A harmonização entre charuto e vinho pode ser feita com rótulos como espumantes barricados e tintos encorpados.

Harmonização entre charuto e outras bebidas

Para quem é fã de charutos e quer experimentar todas as possibilidades em termos de harmonização, também é possível investir em outras bebidas na hora de criar boas combinações.

Bebidas com teor alcoólico médio a elevado, como os destilados produzidos a partir da uva, vão muito bem com charutos. Nesse sentido, cognac, armagnac, grappa e pisco são escolhas muito interessantes para combinar com o produto à base de tabaco. Ademais, opções mais tradicionais, como whisky e rum, funcionam bem!

Dicas para iniciantes no mundo dos charutos

Se alguém está começando a estudar o mundo dos charutos, dúvidas e receios na hora de escolher os cigarros são muito comuns. Nesse sentido, em um primeiro momento, o ideal é pedir o auxílio dos profissionais que trabalham nas tabacarias. Eles vão explicar as diferenças entre os produtos e fazer indicações com base nas preferências do seu paladar.

Outro ponto importante para iniciantes é estar atento aos acessórios essenciais. Segundo César, para começar, é necessário investir em um cortador no modelo guilhotina, para fazer o corte na parte de trás do charuto, e um acendedor, seja ele um isqueiro ou fósforo longo.

Acessórios para charuto

Além do vinho ideal para harmonizar, é importante investir em acessórios para seus charutos.

Gostou de descobrir o que harmoniza com charuto? Aqui no Divvino, você encontra inúmeras dicas e sugestões para criar combinações incríveis, além, é claro, de exemplares com qualidade excelente para enriquecer suas experiências de degustação.

Confira, clicando no banner abaixo, nossa seleção especial de vinhos para acompanhar charutos:

Banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo