Entendendo de vinho

ClubeD: desvendando os vinhos chilenos na seleção Premium

Vinícolas e viagens / 3 min

1 de julho de 2019

Os vinhos chilenos vêm expandindo sua influência como uma potência do Novo Mundo. O terroir do país proporciona condições excelentes às regiões vinícolas, o que faz com que os produtores possam trabalhar para criar bons rótulos.

Na seleção Premium do ClubeD do mês de julho, você encontra dois vinhos que conseguem traduzir todas as nuances do terroir chileno: o Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2015, do Vale Do Maipo, e o La Junta Gran Reserva Carmenere, do Vale de Curicó.

Continue a leitura para descobrir um pouco mais sobre os vinhos e o Chile no Clube D de julho!

A região central do Chile

O território do Chile possui uma grande extensão longitudinal e uma pequena amplitude latitudinal. Suas regiões vinícolas ficam concentradas no centro do país e são subdivididas em Norte, Centro e Sul.

A região vinícola Central é cercada por elementos que contribuem positivamente para a qualidade dos vinhos. Ao leste, é protegida pela Cordilheira dos Andes; ao oeste, pelo Oceano Pacífico; ao norte, é protegida pelo deserto do Atacama; e ao sul, pelo frio da Patagônia.

Esses fatores impedem que os vinhos sejam afetados por pragas ou problemas relacionados a clima. Da mesma forma, os vinhedos experimentam uma boa amplitude térmica, com diferentes ventos vindos de todos os lados. Por essa razão, seus produtos são tão notáveis e de grande qualidade.

Entre os vales mais famosos da região vinícola Central estão Vale do Maipo, de Curicó, de Colchágua, de San Antonio, de Cachapoal e de Maule. Todos ficam localizados em um raio de 300 quilômetros da capital chilena, Santiago.

Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2015, Vale Do Maipo

A vinícola Santa Rita está localizada no Vale do Maipo, região central do Chile, a poucos quilômetros da capital. Entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, os frutos plantados são protegidos pelo clima e pelas condições locais.

É nesse contexto que nascem rótulos como o Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2015, um tinto marcante que passa por envelhecimento em barril durante 14 meses.


Entre os aromas, é possível encontrar frutas negras, como cassis, mirtilo e amoras, com figos secos, tabaco e notas de especiarias. Seus taninos são redondos e maduros, e o final longo e persistente.

Para a harmonização, o ideal são carnes vermelhas, como picanha, alcatra e bacon, ou em massas recheadas com queijo gorgonzola e provolone. Molhos picantes também são muito bem-vindos!

clubed premium chile

La Junta Gran Reserva Carménère, Vale de Curicó

Esse tinto já alguns prêmios ao redor do mundo, como a medalha de ouro no Concours Bruxelles de 2012. É um vinho da vinícola La Junta, que nasceu em 2001 e está localizada no Vale Sagrado, região do Vale do Curicó.

A região é belíssima e conta com uma boa diversidade de solos e condições climáticas perfeitas para elaboração de vinhos tintos de altíssima qualidade. Os vinhedos estão rodeados por um cordão de montanhas, que juntas criam um microclima especial para a produção de uvas para vinhos de alta gama.

No nariz, é possível perceber aromas frescos de frutas negras maduras, e notas suaves de especiarias, como pimenta branca e cravo. No paladar, apresenta excelente estrutura, ótimo persistência com um final de boca longo.

Seu desenvolvimento é cauteloso, com passagem por barris de carvalho francês durante 12 meses, tornando-o mais redondo e complexo ao paladar. É o vinho ideal para acompanhar carnes vermelhas, pato e codorna, lasanhas à bolonhesa e pratos com molho condimentado.

clubed premium chile

Ficou curioso para conhecer esses rótulos chinelos? Então, assine o ClubeD, o clube de assinaturas mais barato do Brasil. Todos os meses são escolhidos rótulos especiais de diferentes regiões do mundo e oferecidos a preços exclusivos. Clique no banner abaixo para saber mais!

clubed premium chile

Posts relacionados

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *