skip to Main Content
Decoração De Adega: Descubra Como Incrementar A Sua!

Decoração de adega: descubra como incrementar a sua!

Quem é apaixonado pelo mundo dos vinhos quase sempre considera montar uma adega em casa, ou adquirir as versões climatizadas. Afinal, com elas, é possível armazenar as bebidas de forma adequada e evitar que as características clássicas da bebida — como aromas e sabores — sejam alteradas negativamente.

No entanto, além de praticidade, as adegas podem ser um cantinho elegante e especial em sua casa, tornando-se um superconvite para degustações com amigos e familiares. Pensando nisso, você encontra neste post dicas de decoração de adega. Boa leitura!

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Montagem e decoração de adega: pontos de atenção

Em projetos de adegas residenciais, é importante ter alguns cuidados. Isso porque, em termos de decoração, pode ser que ela se encaixe perfeitamente dentro de um projeto arquitetônico, mas não esteja no local ideal para a conservação dos vinhos, que é a primeira e principal funcionalidade.

De maneira geral, é importante evitar que os vinhos fiquem expostos em locais com alta incidência solar, porque a luz degrada a intensidade de cor de rosés e brancos, além de alterar a coloração dos tintos.

Ademais, a iluminação artificial também pode comprometer a eficácia da sua adega. Outro ponto importante é evitar lugares muito úmidos.

Se possível, o ideal é que a adega seja montada em cômodos que não tenham grande luminosidade, especialmente no local onde ela vai ficar, protegendo os vinhos da luz. Também é interessante evitar espaços onde há trânsito intenso de pessoas.

mulher degustando vinho em casa enquanto lê

A adega em casa permite que você mantenha seu vinho nas condições ideais para serviço e aproveite ao máximo sua degustação.

Como decorar sua adega

Se sua casa conta com um cômodo dedicado, as opções de decoração de adega de vinhos são inúmeras! Além das garrafas, que já conferem todo um charme ao espaço, você pode incluir painéis com frases relacionadas ao nicho e os clássicos quadros de rolhas. Com eles, você vai adicionando as rolhas dos rótulos degustados, até atingir o topo do quadro. 

Outra ótima ideia de decoração é colocar decanters e taças na bancada da adega, trazendo um ar ainda mais intimista ao espaço.

Se você está no processo de criação do projeto da adega, que tal incluir uma parede de rolhas? Além de superalinhada com a estética dos enófilos, essa ideia de decoração confere ao espaço um quê de rusticidade incrível. Você pode, inclusive, colocar prateleiras para que algumas garrafas fiquem à mostra.

Também é possível adicionar porta-taças nas paredes da adega, tornando-as, ao mesmo tempo, elegantes e funcionais.

Se você não tiver um cômodo dedicado à adega, vale a pena utilizá-la como um destaque na decoração da sua sala de jantar, por exemplo. Para quem prefere decorações mais rústicas, móveis planejados em madeira são uma excelente escolha. Se a casa tiver uma pegada mais industrial, as adegas em inox enriquecem o visual do cômodo.

prateleira em inox com vinhos e taças à mostra

As prateleiras em inox são uma ótima opção para quem procura por decoração de adega moderna.

Caso você seja um ou uma iniciante no mundo dos vinhos e não possua uma coleção grande de rótulos, as adegas climatizadas são uma ótima solução. Nesses casos, vale a pena colocá-las dentro de armários na sala ou mesmo em um escritório.

Logo acima do eletrodoméstico climatizado, uma ótima ideia de decoração de adega simples é instalar prateleiras ou nichos para suas taças, decanters e demais acessórios para vinhos. Quadros decorativos e porta rolhas também criam um visual incrível e aconchegante ao espaço!

Banner guia conservação de vinhos

Ao pensar na decoração da adega, vale a pena levar em consideração o objetivo dela, que é o armazenamento adequado das suas garrafas, além de suas preferências em termos visuais. Afinal, nada mais aconchegante que um cantinho que é a sua cara!

E caso você ainda não tenha uma adega em casa, aproveite para conferir nosso conteúdo com dicas de como montar uma, clicando no banner abaixo:

Banner para acessar o conteúdo sobre como montar uma adega em casa

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo