skip to Main Content
Champagne Moutard: Diretamente Da Região Nobre Da França

Champagne Moutard: diretamente da região nobre da França

“Uma família, três paixões”. É esse o lema que rege a vinícola francesa Moutard Père & Fils, situada nas encostas de uma comuna francesa, Buxeuil, responsável pela produção do Champagne Moutard demi-sec e de vinhos da região da Borgonha, mas que conta também com uma destilaria.

Para saber mais sobre essa história que está sendo transmitida de geração em geração, continue a leitura deste texto!

Sobre a vinícola

Lucien Moutard veio de uma família de Polisy, situada na Côte des Bar, localizada na parte sul da área de produção de Champagne, na França. Ele aprendeu a cultivar videiras com o pai, Paul, nas encostas de Buxeuil.

Quando se casou com Josette Diligent, filha de François Diligent, outro produtor de vinhos de denominação Champagne, a união matrimonial alavancou os negócios da família. Nisso, iniciou-se um processo de modernização da empresa comercial criada em 1941.

Em 1973, a sala de cubas passou por uma grande modernização, contando com 11 cubas de inox, e a produção rondava 80.000 garrafas por ano. Em 1980, a terceira geração de viticultores surgiu com Agnès, Véronique e François, ambos filhos de Lucien com Josette — figura feminina que também preserva um papel fundamental na história da vinícola, pois trabalhava nas vinhas e recebia clientes.

Em 1988, a família criou ainda uma destilaria de alambiques de cobre, a Moutard-Diligent. Já em 2004, foi adquirido um domínio na Borgonha, em Chablis e no Grand Auxerrois, denominado Domaine Moutard-Diligent.

Vinhas em Buxeuil no ano de 1947.

Vinhas em Buxeuil no ano de 1947. Foto: Reprodução/Site oficial da Famille Moutard.

Hoje em dia, dentre esses novos cultivos, os 10 ares (unidade utilizada para medir áreas agrárias) — ou 1000m² — da casta abane seguem sendo preservados pelos filhos de Lucien após a morte do pai.

O fato é que os princípios que começaram com Lucien e Josette seguem sendo preservados pelos herdeiros. Não por acaso, a família domina todos os passos: do cultivo da videira ao contato com o cliente. Tudo isso, é claro, sempre em busca da perfeição e de cuvée especiais.

Produtos da casa Moutard

As três paixões e produções da Moutard Père & Fils são os champanhes, os vinhos de Borgonha e os destilados.

A Champagne Moutard conta com 23 hectares de vinha, e a atividade comercial ocorre em 60 hectares sob contrato para compra de uvas na Côte des Bar, sendo que as castas mais comuns à produção são a arbane, a petit meslier, a pinot blanc, a chardonnay, a pinot noir e a pinot meunier.

O Champagne Moutard Réserve Brut Magnum é um dos rótulos produzidos na vinícola Moutard Père & Fils a partir da uva chardonnay. Com tempo de guarda de seis anos e classificação Brut, é uma bebida de coloração amarelo-ouro, com perlage fina. Os aromas são de flores brancas e frutas como damasco e pêssego em compota. Na boca, a acidez característica do vinho é vibrante.

Vai bem com ostras frescas ou gratinadas, risoto de camarão, vieiras, cuscuz, peixes grelhados e tábuas de queijos de cabra e massa mole, como brie.

Quanto aos vinhos franceses de Borgonha, são 29 hectares de plantações responsáveis por criar rótulos de denominação Crémant, Bourgogne, Tonnerre e Irancy, Epineuil e Chablis.

A destilaria Moutard conta com cinco alambiques de cobre tradicionais, que comportam a destilação de Marc Champenois, champanhe fino, aguardente de frutas e grãos — as chamadas “bebidas espirituosas”, originárias da destilação de uma mistura fermentada de cereais, do próprio vinho da uva, do vinho da cana-de-açúcar e outros produtos.

Alambiques de cobre da destilaria Moutard.

Alambiques de cobre da destilaria Moutard. Foto: Reprodução/Site oficial da Famille Moutard.

Castas mais utilizadas e terroirs

Na produção das bebidas, as castas plantadas nos 23 hectares de vinha da família Moutard e mais utilizadas na produção de Champagne são: 

  • Pinot noir – 13,91 ha
  • Chardonnay – 5,72 ha
  • Petit meslier – 1,11 ha
  • Arbane young vines – 1,18 ha
  • Arbane vinhas velhas – 0,10 ha
  • Pinot blanc – 0,55 ha
  • Pinot meunier – 0,57 ha

O solo da região de Côte des Bar é caracterizado por um clima oceânico/continental e por um solo da era jurássica, sendo composto por calcários margosos, feitos de 35 a 60% de argila, com idades entre 152 e 157 milhões de anos, reconhecidos pela riqueza em fósseis de vertebrados marinhos e ostras Exogyra Virgula. Isso resulta em castas e vinhos mais redondos e complexos.

Contudo, o destaque fica para a casta arbane, considerada uma uva “esquecida”, pois não figura entre as mais comuns nos vinhedos de Champagne. Mas a terceira geração da família Moutard decidiu preservar essa rara casta que marcou o início da produção da vinícola.

Para isso, foi preciso dedicar-lhe um cuvée especial que originou apenas algumas milhares de garrafas, ou seja, uma produção limitada de litros da bebida feita a partir de uma só colheita. De acordo com François, “essa casta amadurece tarde e é difícil de trabalhar, mas traz uma fineza incomparável ao lote”.

Plantação de uvas da família Moutard.

Plantação de uvas da família Moutard. Foto: Reprodução/Site oficial da Famille Moutard.

Já o terroir da Yonne, cujos 29 hectares da família são responsáveis pela produção dos vinhos da Borgonha, geram vinhos mais acessíveis e, ainda assim, interessantes, finos e de final de boca longo, a partir das seguintes castas:

  • Chardonnay – 13,40 ha
  • Pinot noir – 8,66 hectares
  • Epineuil vermelho – 3,52 ha
  • Chablis – 1,53 hectares
  • Irancia – 0,97 ha
  • Aligoté – 0,64 ha
  • Petit chablis – 0,56 hectares
  • Chablis 1er Cru Fourchaume – 0,24 ha
  • Chablis 1er Cru Côte de Léchet – 0,16 ha

Método de produção

Quando o assunto é vinificação, o envelhecimento em madeira acaba elevando as propriedades organolépticas, ou seja, a forma como a bebida é percebida pelos nossos sentidos (olfato, visão, paladar e tato). E é esse o método utilizado na Moutard Père & Fils cuja vinícola possui passagens “secretas” que foram construídas na guerra.

Visando garantir a qualidade dos rótulos, seja nos vinhos da Borgonha ou nos Champagnes, as caves da vinícola sublimam a expressão do terroir. O objetivo é assegurar ao exemplar “um aroma terciário que seduza as papilas gustativas”, de acordo com os enólogos da família.

Micro-oxigenação

Os microporos da madeira possibilitam a passagem de um pouco de ar, resultando em uma lenta micro-oxigenação do vinho, responsável por arredondar e desenvolver uma estrutura aromática interessante. Isso evita que a oxidação seja alcançada.

Além disso, os taninos da madeira também intensificam e estabilizam a tonalidade da bebida, assim como os aromas que, em contato com carvalho adquirem notas amadeiradas que vão desde amêndoas à baunilha e fermento de pão, isso a depender do tipo de tosta da barrica, se é nova ou usada.

Roteiro turístico

A caminhada na região de Champagne, além de uma série de vinhedos, como o da Moutard Père & Fils, permite que os turistas entrem em contato com diversos tesouros franceses e conheçam personalidades importantes para a história do país e até mesmo do mundo.

O departamento de Aube, por exemplo, está ligado aos Templários — cavaleiros medievais católicos que defendiam com bravura os Santos Lugares cristãos. Há apenas 10 minutos da Maison Moutard, encontra-se uma das comendas mais antigas, a de Avalleuré, que possibilita o contato com essa ordem de mais de 9 séculos.

Já em Essoyes, que fica a 15 quilômetros da Maison Moutard, é possível seguir os passos do aclamado pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir, ou simplesmente Renoir. As paisagens da pequena vila que encantaram o artista, sejam os campos floridos ou as vinhas e florestas, também conquistam os visitantes.

Enquanto que a uma hora de distância da Maison, é possível chegar ao Memorial Charles de Gaulle, em Colombey-les-Deux-Eglises, para se aprofundar na história deste importante político francês do século XX.

Vista da ponte sobre o rio Ource, em Essoyes, França, onde viveu Renoir.

Vista da ponte sobre o rio Ource, em Essoyes, França, onde viveu Renoir.

Essa é um pouco da história da casa responsável pela produção do Champagne Moutard, que segue preservando castas antigas e esquecidas, assim como priorizando, de geração em geração, o cuidado com o processo de produção dos rótulos como um todo.

Agora, se você ficou curioso para experimentar os rótulos Moutard, acesse o e-commerce do Divvino clicando no banner abaixo e confira as opções disponíveis!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo