skip to Main Content
Vinho E Copa Do Mundo: Rótulos Para Beber Durante Os Jogos

Vinho e Copa do Mundo: rótulos para beber durante os jogos

A Copa do Mundo 2022 vai começar no dia 20 de novembro e nada melhor do que assistir aos jogos ao lado de amigos e familiares, acompanhados, é claro, de muita comida e bebida boa!

Pensando nisso, neste conteúdo você confere uma seleção de petiscos e indicações de vinhos para a Copa do Mundo, além de dicas para decorar a casa e receber os amigos para o evento. Preparado para acompanhar os jogos do Brasil em grande estilo? Então, continue a leitura do post!

Pré-jogos: preparação das comidas e bebidas

Antes de conferir nossas dicas de decoração e escolha de vinhos para beber nos jogos da copa, vamos falar um pouco sobre uma etapa indispensável: a organização antes do evento.

Se você convidou amigos e familiares para torcer para o Brasil na sua casa, é preciso deixar tudo preparado antes das visitas chegarem. Por isso, para as bebidas, não se esqueça de colocá-las para gelar — no caso das cervejas, basta deixá-las em refrigeradores. Para os vinhos, o ideal é incluir baldes de gelo em uma mesa de centro.

Para os petiscos, você pode encomendá-los alguns dias antes do evento ou preparar em casa. Se optar por cozinhar, o ideal é deixar tudo pronto um dia antes, se possível.

Na hora de dispor os aperitivos, coloque-os na mesa de centro, junto às bebidas. Aqui, é interessante incluir várias cumbucas com comidinhas variadas, assim todo mundo tem opções para beliscar enquanto assiste a seleção brasileira.

Vinho e copa do mundo - pessoas torcendo para o Brasil

Antes de começar a torcer, deixe os comes e bebes preparados!

Decoração para os jogos da copa

Além de deixar os comes e bebes preparados, vale a pena apostar em uma decoração temática para colocar todo mundo em clima de torcida! Bandeirinhas, toalhas de mesa e jogos de louça com as cores da bandeira são uma ótima pedida!

Se quiser, você também pode incluir acessórios como apitos e vuvuzelas para quem quiser torcer em grande estilo. Em sites como o Pinterest, é possível encontrar inúmeras inspirações para criar uma decoração que vai dar o que falar!

Como escolher vinho para a Copa do Mundo?

Na hora de escolher bebidas para consumir durante os jogos da Copa do Mundo, a praticidade é um ponto importante! No caso dos vinhos, opções em lata, embalagens em pouch ou garrafas com tampa screw cap são ideais. Assim, você não vai precisar carregar um saca-rolhas para todo lugar que for assistir aos jogos da copa.

Além do mais, em novembro, as temperaturas no Brasil são bem elevadas. Por isso, bebidas leves, refrescantes e fáceis de beber são mais indicadas. Sendo assim, aproveite para se jogar nos rosés, lambruscos, espumantes e nas tão queridas cervejas.

Agora que você já sabe como escolher as bebidas, vamos aos petiscos e às sugestões de harmonização?

Seção gourmet Divvino

Batata chips

A batata é um daqueles ingredientes que pode ser preparado de mil maneiras e todas ficam muito saborosas! Para eventos como a Copa do Mundo, vale a pena investir em receitas fáceis, práticas e que rendem bastante, como a batata chips.

O passo a passo você confere a seguir!

Ingredientes

  • 1 kg de batata
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Para começar, lave bem as batatas e descasque todas elas. Corte-as em rodelas bem finas, com uma faca ou um ralador. Depois disso, forre um recipiente com papel toalha para absorver a gordura — que pode ser uma travessa ou um refratário. 

Aqueça o óleo em fogo alto. Quando ele estiver bem quente, vá fritando as batatas aos poucos. Quando elas começarem a dourar, você já pode retirá-las da panela. Caso contrário, elas podem amargar.

Transfira as batatas para uma travessa, tempere com sal e pimenta-do-reino. Agora é só aproveitar!

Batata chips

As batatas chips são um ótimo aperitivo para saborear durante os jogos da Copa.

Dica de harmonização

Uma ótima opção para acompanhar a batata chips é o Costa Furra Dell’Emilia, que apresenta tonalidade amarelo pálido, aromas de frutas, como pera e maçã verde, além de notas de flores brancas. No paladar, tem acidez equilibrada. Uma bebida leve, agradável e fácil de beber!

vinho para copa do mundo - Costa Furra Lambrusco

Hot dog

O cachorro-quente, ou hot dog, é muito consumido aqui no Brasil na época das festas juninas, mas é uma ótima opção para eventos em que vários amigos se reúnem. E, acredite se quiser, é um prato que vai muito bem com vinhos!

Confira a receita no vídeo do canal do Nandu Andrade:

Dica de harmonização

Para essa harmonização, aposte no vinho português Aliança Bairrada Reserva, elaborado a partir do blend das uvas baga, tinta roriz e touriga nacional. Tem cor rubi, aroma intenso de frutas pretas maduras, com notas de especiarias como pimenta-do-reino preta. No paladar os taninos são bem representados com ótima acidez.

Vinho português Aliança Bairrada

Biscoitos doces

Para servir como sobremesa, que tal um biscoito doce amanteigado? Opção leve e que dá para beliscar durante o jogo todo, vai super bem com bebidas frisantes.

Confira o preparo completo a seguir, com base na sugestão do blog Receiteria.

Ingredientes

  • 500 g de farinha de trigo
  • 250 g de açúcar refinado
  • 250 g de manteiga sem sal
  • 3 gemas de ovo
  • 1 xícara (café) de leite
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Para começar, acrescente a farinha, o açúcar e a pitada de sal em uma vasilha e misture bem. Crie uma abertura no meio da massa e adicione as gemas de ovo. Misture novamente.

Depois disso, derreta a manteiga em banho-maria. Inclua o ingrediente à massa, juntamente com o leite. Sove tudo com as mãos até obter uma mistura macia e homogênea. Molde os biscoitos no tamanho que preferir. Leve ao forno e asse até dourar e ficar crocante.

Dica de harmonização

Para acompanhar os biscoitos doces, aposte no vinho em lata frisante Salton Lunae Rosé. Muito prático e fácil de beber, é perfeito para levar a qualquer lugar durante os jogos da copa.

Vinho para a copa Lunae Rosé em lata

Pastel de carne

O pastel de carne é uma receita que deixa qualquer um com água na boca! E ele fica ainda melhor quando é acompanhado de uma bebida leve e com boa acidez, como espumantes (para limpar a gordura do paladar).

No vídeo do canal Gastronomismo, você confere a receita completa desse petisco supersaboroso!

Dica de harmonização

Nada melhor do que um bom espumante brasileiro para acompanhar o pastel de carne! O exemplar Aurora Boreal Moscatel, varietal da casta moscato bianco, tem coloração amarela com toques esverdeados, aromas florais e de mel. É delicado no paladar, equilibrando doçura e acidez.

Além disso, a embalagem baby (187ml) tem o tamanho ideal para acompanhar o petisco e conta com uma tampa de rosca, o que facilita a abertura da bebida.

Vinho espumante Aurora Moscatel

Amendoim torrado

O amendoim salgado é um petisco infalível. Prático para beliscar, saboroso e uma opção perfeita para acompanhar cervejas em dias quentes do verão! Além das versões prontas, você pode prepará-lo em casa. A receita é superfácil, confira!

Ingredientes

  • 2 pacotes de amendoim cru (1 kg)
  • 1 colher (chá) de sal
  • ⅓ xícara (chá) de água filtrada

Modo de preparo

Para começar, faça uma salmoura, misturando a água e o sal em uma xícara ou outro recipiente. Aqueça uma panela em fogo baixo e inclua os amendoins.

Adicione a água da salmoura sob os amendoins e mexa sem parar até eles ficarem torradinhos (cuidado para não deixar queimar!) e transfira para um refratário. Sirva assim que esfriar.

Pessoas torcendo para o Brasil na copa

Aproveite os jogos da seleção brasileira para beber vinho entre amigos e torcer para nossos jogadores!

Dica de harmonização

Se você vai se aventurar nos vinhos, mas não pretende deixar a cerveja de lado, para acompanhar o aperitivo, aposte na Cerveja Brasileira Coruja Premium Lager. Leve e refrescante, tem aroma cítrico e floral. E o sabor e  acoloração realçados pela presença dos maltes especiais. em uma combinação de lúpulos alemães, checos e ingleses na fervura, com adição tardia do lúpulo americano Cascade (dry-hopping) com a cerveja já maturada.

Coxinha

Outra comida típica brasileira, a coxinha é um petisco de boteco perfeito para saborear enquanto você assiste aos jogos da copa. E o melhor: o preparo é fácil e o resultado com certeza vai agradar todos os convidados.

Confira a receita completa, com base no blog da Ana Maria Braga!

Ingredientes

  • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 4 copos de farinha de trigo
  • 4 copos de leite
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola grande
  • 1 tomate
  • 1 tablete de caldo de frango
  • 1 colher (sobremesa) de molho de tomate
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ maço de cebolinha verde picada
  • Sal a gosto
  • Salsinha a gosto
  • Farinha de rosca para empanar

Modo de preparo

Para a massa, acrescente o leite, o caldo de galinha e a manteiga em uma panela e leve ao fogo. Adicione a farinha de trigo e mexa sem parar até desgrudar do fundo. Reserve para esfriar.

Nesse meio tempo, prepare o recheio. Comece refogando a cebola e o alho. Depois disso, inclua o frango desfiado, o tomate picado e o molho de tomate. Mexa um pouco e deixe ferver até engrossar. Salpique a cebolinha para finalizar.

Unte as mãos com óleo ou manteiga e pegue porções da massa para rechear. Faça uma bolinha e abra um buraco no centro para incluir o recheio. Acrescente o frango e modele a coxinha.

Passe as coxinhas no leite e, em seguida, na farinha de rosca para empanar. Leve para fritar em óleo quente até dourar. Cubra um prato ou refratário com toalhas de papel para absorver a gordura. Transfira o petisco para esse recipiente e deixe escorrer.

Dica de harmonização

Mais uma opção para harmonizar com cervejas, para saborear as coxinhas da melhor forma, aposte no barril de Heineken. Uma boa opção para os jogos da copa é o tonel de 5 litros, assim você consegue dividir com a galera.

Antes de servir, não esqueça de resfriar o barril. Nossa recomendação é que ele fique a 5ºC durante 10 horas.

Barril Heineken 5 litros

Se você gostou das nossas dicas de petiscos e vinhos para a Copa do Mundo, aproveite para conferir nosso portfólio completo e deixar sua adega pronta para esse grande evento! Basta clicar no banner abaixo!

Banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo