skip to Main Content
Jantar A Dois: 3 Tipos De Lasanhas Para Harmonizar Com Vinho

Jantar a dois: 3 tipos de lasanhas para harmonizar com vinho

Para um jantar a dois encantador, tudo precisa ser planejado: desde a iluminação e arrumação da mesa a ambientação e vestuário. A escolha do cardápio também deve ser cuidadosa, a fim de deixar tudo intimamente agradável ao casal.

A lasanha é um prato curinga para ocasiões como essa. A especiaria não demanda muito trabalho no preparo, além de ser uma delícia!

Se essa for a escolha de refeição, é preciso pensar na bebida que acompanhará o prato e todo o jantar. Nesses momentos, a primeira coisa que vem a cabeça dos casais é o vinho – o que é uma ótima opção!

Para isso, é fundamental ter atenção à harmonização entre o tipo da lasanha e o vinho. Em muitos casos, uma má escolha interfere consideravelmente no sabor dos pratos. Além disso, o melhor do vinho é perdido.

Para aprender como harmonizá-los, listamos três tipos de lasanha e o vinho indicado para o prato. Confira!

1. Lasanha de berinjela

Engana-se quem pensa que a lasanha de berinjela deve ser simples. Você pode deixá-la muito mais completa, com a inclusão de presunto, mussarela e parmesão ralado. Para acompanhar, o ideal é preferir um vinho marcante, frutado e elegante.

O Vinorum Reserva Malbec pode ser a pedida! De cor rubi intenso e bordas violáceas, trata-se de um varietal 100% Malbec, que passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 8 meses e repousa por mais 12 em garrafa.

2. Lasanha de queijos

Nesse caso, para saber com qual vinho harmonizar, é preciso saber quais queijos serão utilizados na receita. O mais comum é utilizar a mussarela, provolone, gorgonzola e parmesão. No entanto, se houver alguma mudança, é fundamental identificar as características do queijo, a fim de saber se é ácido ou suave, com massa consistente ou não e o aroma.

lasanhas para harmonizar com vinho

Porém, levando em conta a receita tradicional, a indicação do vinho é por aqueles com uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. O rótulo Château Bel-Air Raillon Côtes De Bourg, disponível na loja virtual do Divvino, atende todas as “exigências”.

O vinho é límpido e vermelho, com aroma que contém notas de especiarias e frutas vermelhas. Seu paladar é seco e de taninos redondos, contrastando com a intensidade da lasanha.

lasanhas para harmonizar com vinhos lasanha de queijos

3. Lasanha a Bolognesi

Ainda “tímido” na mesa dos brasileiros, o tipo de lasanha a bolognesi é um prato que pode encantar todo o jantar do casal. Se estiver em harmonia com o vinho, pode aumentar ainda mais a expectativa do encontro!

Que tal apostar no rótulo Poggio Al Casone Chianti Superiore? O vinho é frutado na medida certa, além de ter taninos refinados e que equilibram toda a intensidade da lasanha. Vale a pena experimentar essa combinação!

lasanhas para harmonizar com vinhos lasanha a bolognesi

Preparado para arrasar na preparação do jantar a dois? Se antecipe e compre os vinhos já! Acesse a loja virtual do Divvino e conheça as opções de rótulos nacionais e internacionais!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo