skip to Main Content
Pinotage: 5 Harmonizações Incríveis Com O Vinho Sul-africano

Pinotage: 5 harmonizações incríveis com o vinho sul-africano

Ao contrário de tantas uvas viníferas que têm origens centenárias, a história da Pinotage é bastante recente: foi criada na África do Sul por volta de 1925, como um cruzamento genético entre a Pinot Noir e a Cinsault. Desde então, tem chamado a atenção de cada vez mais gente por suas características marcantes.

Um dos muitos motivos pelos quais você deve degustar um vinho Pinotage é a harmonização. Por serem versáteis e aromáticos, podem combinar com diferentes tipos de alimentos, proporcionando uma excelente experiência enogastronômica.

Confira, a seguir, cinco sugestões de pratos que harmonizam com os vinhos da uva Pinotage!

1. Pizza de calabresa

A pizza pode até ter sido inventada na Itália, mas o sabor calabresa já se tornou um patrimônio no Brasil. O que muitos não sabem é que ela acompanha perfeitamente os vinhos Pinotage.

Graças ao corpo médio e à acidez equilibrada, esse tipo de bebida consegue se equiparar bem ao sabor salgado da pizza. Ao mesmo tempo, sua intensidade aromática torna a experiência muito agradável.

Nesse caso, tome cuidado para não escolher um Pinotage muito jovem, ou o sabor da pizza pode acabar sobrepujando o da bebida.

2. Frango ao molho curry

Os pratos bem condimentados muitas vezes são difíceis de harmonizar com vinho, pois os sabores picantes em contato com os taninos do vinho podem gerar uma sensação de amargor desagradável no paladar.

A harmonização com Pinotage é muito valiosa justamente por combinar bem com receitas de picância evidente. É o caso do frango ao molho curry – também conhecido como Tikka Masala –, uma iguaria indiana que leva uma série de especiarias.

Aprenda como preparar uma versão deliciosa no vídeo abaixo, feito pelo canal Underchef.

A dica de harmonização é escolher um Pinotage com passagem por barrica. Assim, ele desenvolve aromas rústicos e de especiarias, gerando compatibilidade com o prato. Nossa sugestão é o Juno Pinotage, um rótulo sul-africano com aromas de frutas vermelhas, cedro e cravo.

harmonização pinotage juno pinotage

3. Chilli con carne

Por falar em culinária típica, já pensou em harmonizar vinho com comida tex-mex? Feita pela fusão da cozinha mexicana com estadunidense, é marcada por pratos bem temperados e apimentados.

O chilli con carne, típico dessa culinária, é um ensopado feito com feijão e carne moída, condimentado com ervas, vegetais e temperos. É comido com tortilhas, um tipo de pão achatado, e totopos/nachos, salgadinhos à base de milho. É ideal para reunir os amigos à noite e comer apreciando um bom vinho.

O Pinotage é novamente uma ótima escolha, pois tem a intensidade necessária para harmonizar com o prato e seus temperos. A dica aqui é servir o vinho a cerca de 10 graus, um pouco mais frio que o comum, para trazer frescor à degustação.

4. Caldeirada de frutos do mar

Na África do Sul, país de origem da Pinotage, consome-se muitos frutos do mar, já que o local é banhado por oceanos de uma costa a outra. Esse tipo de comida costuma ser harmonizada com vinhos brancos, porém, quando levam molhos mais encorpados e potentes, acabam roubando totalmente o sabor.

harmonização pinotage caldeirada frutos do mar

Para uma caldeirada de frutos do mar, os vinhos Pinotage jovens são uma boa pedida!

Nossa sugestão é preparar uma caldeirada com diversos frutos do mar (camarões, lagostins, mexilhões, lulas e polvos) e legumes de sua preferência, e deixar cozinhar por alguns minutos, até que fique com um sabor bem concentrado.

Sirva com um Pinotage jovem, sem passagem por barrica e com muitos aromas frutados. A experiência será incrível!

5. Churrasco

Para finalizar nossa lista, não poderíamos deixar de falar do churrasco. Isso porque os vinhos da uva Pinotage com passagem por barrica harmonizam bem com o sabor intenso e defumado das carnes assadas.

Evite cortes muito intensos e gordurosos, como picanha ou costela bovina, ou o sabor da bebida pode acabar desaparecendo. Em vez disso, prefira contrafilé, alcatra e linguiça toscana. Outra opção são os pratos no estilo american barbecue, como a costelinha suína ao molho barbecue e o brisket.

As harmonizações com Pinotage não param por aí: você também pode combiná-los com queijos de média intensidade, carpaccio, culinária tailandesa e carnes de caça. Lembre-se de condimentar bem os pratos!

No Divvino, você encontra vinhos Pinotage, além de rótulos das principais uvas e regiões do mundo. Clique no banner abaixo para conferir!

harmonização pinotage vinhos pinotage

Back To Top