skip to Main Content
Pinotage: 5 Harmonizações Incríveis Com O Vinho Sul-africano

Pinotage: 5 harmonizações incríveis com o vinho sul-africano

Ao contrário de tantas uvas viníferas que têm origens centenárias, a história da uva Pinotage é bastante recente: acredita-se foi criada na África do Sul por volta de 1925, como um cruzamento genético entre a Pinot Noir e a Cinsault. Desde então, tem chamado a atenção de cada vez mais gente por suas características marcantes.

Um dos muitos motivos pelos quais você deve degustar um vinho Pinotage é a harmonização. São leves, frutados e com leve toque herbáceo, proporcionando uma excelente experiência enogastronômica.

Confira, a seguir, sete sugestões de pratos que harmonizam com os vinhos da uva Pinotage!

Banner ClubeD

1. Pizza de calabresa

A pizza pode até ter sido inventada na Itália, mas o sabor calabresa já se tornou um patrimônio no Brasil. O que muitos não sabem é que ela acompanha perfeitamente os vinhos Pinotage.

Graças ao corpo médio e à acidez equilibrada, esse tipo de bebida consegue se equiparar bem ao sabor salgado da pizza. Ao mesmo tempo, sua intensidade aromática torna a experiência muito agradável.

Nesse caso, tome cuidado para não escolher um Pinotage muito jovem, ou o sabor da pizza pode acabar sobrepujando o da bebida.

2. Frango ao molho curry

Os pratos bem condimentados muitas vezes são difíceis de harmonizar com vinho, pois os sabores picantes em contato com os taninos do vinho podem gerar uma sensação de amargor desagradável no paladar, além de ressaltar o álcool presente na bebida.

A harmonização com Pinotage é muito valiosa justamente por combinar bem com receitas de picância evidente. É o caso do frango ao molho curry – também conhecido como Tikka Masala –, uma iguaria indiana que leva uma série de especiarias.

Aprenda como preparar uma versão deliciosa no vídeo abaixo, feito pelo canal Underchef.

A dica de harmonização é escolher um exemplar com passagem por barrica. Assim, ele desenvolve aromas de frutas vermelhas, como cereja, toque de especiarias e leve toque vegetal, gerando compatibilidade com o prato. Nossa sugestão é o Juno Pinotage, um vinho pinotage da África do Sul.

harmonização pinotage juno pinotage

3. Chilli com carne

Por falar em culinária típica, já pensou em harmonizar vinho com comida tex-mex? Feita pela fusão da cozinha mexicana com estadunidense, é marcada por pratos bem temperados e apimentados.

O chilli com carne, típico dessa culinária, é um ensopado feito com feijão e carne moída, condimentado com ervas, vegetais e temperos. É comido com tortilhas, um tipo de pão achatado, e totopos/nachos, salgadinhos à base de milho. É ideal para reunir os amigos à noite e comer apreciando um bom vinho.

O Pinotage é novamente uma ótima escolha, pois tem a intensidade necessária para harmonizar com o prato e seus temperos. A dica aqui é servir o vinho quando ele atingir temperaturas entre 13ºC ou 14ºC.

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

4. Legumes grelhados

Para quem é vegetariano e/ou aprecia um prato bem colorido, os legumes grelhados são uma boa opção para harmonizar com rótulos pinotage, pois este tipo de vinho traz notas leves vegetais, o que possibilita a harmonização por semelhança. Além disso, o preparo é rápido, simples e o resultado, incrível!

Confira a receita, com base no blog Panelinha:

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de vagem
  • 1 xícara (chá) de tomatinhos
  • 1 cebola
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 cenoura
  • 1 abobrinha pequena
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 4 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Antes de mais nada, lave todos os legumes em água corrente e seque bem. Em seguida, corte os tomatinhos na metade, os pimentões em cubos médios, as cenouras na metade, no sentido do comprimento, as cebolas e a abobrinha em rodelas.

Em uma grelha, acrescente alguns legumes, pincele azeite e grelhe por cerca de três minutos, até começarem a tostar. Vire-os, acrescente o azeite novamente e grelhe por mais três minutos.

Durante esse processo, não coloque todos os legumes de uma vez, para garantir que os pedaços possam entrar em contato com o fundo da grelha. Quando todas as tulipas estiverem prontas, transfira para um prato ou travessa, adicione sal e pimenta do reino. Depois disso é só servir!

Tábua de legumes grelhados

Legumes grelhados são uma excelente opção de prato vegetariano para harmonizar com vinhos Pinotage.

5. Lombo assado ao molho de cranberry (oxicoco)

Além do churrasco e pratos condimentados, carnes assadas ao molho de frutas são uma excelente harmonização com pinotage. Por ser uma receita agridoce que leva um corte suíno, o lombo assado ao molho de cranberry harmoniza perfeitamente com rótulos da categoria, que apresentam boa acidez. A seguir, você confere a receita do prato, com base no blog Agenda Saudável:

Ingredientes

  • 3 limões
  • 3 xícaras (chá) de suco de cranberry
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em água filtrada
  • 1 peça de lombo suíno
  • ½ cebola picada
  • ¼ de xícara (chá) de vinho tinto seco – ou 80 ml
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Comece a receita temperando a peça de lombo com o suco de três limões, pimenta-do-reino e sal. Nesse meio tempo, aproveite para pré-aquecer o forno a 180ºC.

Deixe a peça de lombo marinando durante uma hora para incorporar os sabores. Depois disso, transfira para uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uma hora e meia. Em seguida, retire o papel alumínio e asse por mais 15 minutos.

Enquanto a carne estiver assando, prepare o molho. Para isso, refogue a cebola em uma frigideira aquecida com azeite. Quando a cebola estiver dourada, adicione a dose de vinho e espere reduzir pela metade.

Em seguida, adicione o suco de cranberry e mexa constantemente, até levantar fervura. Deixe ferver por 10 minutos e, logo depois, coloque o amido de milho dissolvido.

Quando a carne estiver no ponto, retire do forno e faça os cortes na peça. O ideal é que as fatias tenham, aproximadamente, um dedo de espessura. Despeje o molho sobre as fatias de forma homogênea. Sirva e bom apetite!

As harmonizações com Pinotage não param por aí: você também pode combiná-los com queijos de média intensidade, carpaccio, culinária tailandesa e carnes de caça. Lembre-se de condimentar bem os pratos!

No Divvino, você encontra vinhos Pinotage, além de rótulos das principais uvas e regiões do mundo. Clique no banner abaixo para conferir!

harmonização pinotage vinhos pinotage

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo