Equipe Divvino

Aprenda a combinar vinhos com mais de 10 frutos do mar!

Destaques / 2 min

30 de novembro de 2018

Quer harmonizar frutos do mar e não sabe como? Fique tranquilo! Neste post, nós apresentamos todas as dicas necessárias para você acertar na hora da escolha!

Essencialmente, os peixes e frutos do mar harmonizam com vinhos brancos e rosés, porém, isso não é uma regra. Para peixes de cor mais escuras e de estrutura forte, como salmão e bacalhau, recomenda-se os vinhos tintos Pinot Noir e Gamay.

E para facilitar ainda mais a sua escolha, selecionamos os vinhos adequados para os frutos do mar mais consumidos. Confira!

Crustáceos

Os crustáceos são conhecidos pelo revestimento endurecido do lado de fora e a carne branca semelhante aos peixes por dentro. Alguns exemplos são lagosta, camarão e caranguejo.

O camarão é um dos alimentos mais consumidos entre os frutos do mar, sendo considerado o “queridinho” dos crustáceos. Possui sabor forte e marcante, salinidade intensa e é preparado com vários tipos de molhos e técnicas de cocção. Por esse motivo, é importante observar esses detalhes antes de escolher o vinho adequado.

Para preparações com molhos amanteigados e mais cremosos, o ideal são vinhos como os Chardonnays ou Espumantes Brut. Já para molhos condimentados, com pimenta ou agridoce, a melhor escolha são os vinhos mais adocicados e florais, como o Gewürztraminer e Riesling. E, para aqueles que gostam do camarão apenas salteado ou com ervas, a melhor pedida é o Sauvignon Blanc.

A lagosta também é muito apreciada, afinal, ela possui um grande percentual de carne. Além de ser fácil de comer, assim como os camarões, a lagosta é preparada de várias maneiras e acrescida de molhos e guarnições diversas. A regra é basicamente a mesma, porém, por se tratar de um alimento mais robusto, os vinhos que melhor harmonizam são os encorpados e mais estruturados, como Semmilion, Chateauneuf du pape branco ou um Pouilly Fumé.

vinhos com frutos do mar

Moluscos

Há mais de 150 espécies de moluscos. Os mais conhecidos desse filo são os vôngoles, os polvos, as ostras, as vieiras e as lulas.

Entre os moluscos, a ostra é a mais conhecida e desejada. Visualmente, ela desperta a atenção e, no paladar, se destaca pela delicadeza e elegância. Os vinhos para essa harmonização devem ser da mesma forma refinados e, para destacar a leve salinidade das ostras, o ideal são vinhos refrescantes e vivos, como Chablis, Riesling e vinhos Verde.

Além das ostras, outros moluscos muito apreciados são as lulas e polvos. Consumidos em grande quantidade, de modo geral são empanados e fritos. Nessa ocasião é melhor optar por vinhos rosés Alentejanos ou Verde e espumantes do estilo Cava.

Atualmente, os vôngoles e vieiras estão em alta, aparecendo em revistas, receitas e reality shows de culinária. Esses moluscos delicados e de fibras brancas estão cada vez mais presentes no paladar, e a melhor forma de harmonizá-los é com vinhos frescos e leves como o Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.

Ficou com água na boca? Então confere nossa seleção de harmonizações de comidas e vinhos!


Posts relacionados

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *