skip to Main Content
Oktoberfest: O Que é E Quais São As Atrações Da Festividade

Oktoberfest: o que é e quais são as atrações da festividade

Seja na Alemanha ou no Brasil, a Oktoberfest é muito importante para a cultura local. Além do consumo de cerveja, a festa é destinada a atrações locais e típicas e confraternização da população.

Continue a leitura para entender o que é Oktoberfest, como surgiu e como o festival se tornou tão importante para os brasileiros!

O que é a Oktoberfest?

A história da Oktoberfest começou em Munique, na Alemanha. Sua criação se deu por um motivo muito simples: em 12 de outubro de 1810, o Rei Ludwig I havia acabado de se casar com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen e convidou os cidadãos de Munique para testemunhar a união.

o que é oktoberfest

Para isso, promoveu corridas de cavalo, espetáculos e celebrações em frente aos portões da cidade. Na ocasião, foram servidas bebidas, como chopp e vinho, para a população.

Nos anos seguintes, durante a mesma época do ano, os moradores da região repetiram a festividade, acrescentando novos elementos, como barraquinhas, mostras para promover a agricultura local e competições de escalar árvores.

Oktoberfest na atualidade

Hoje, a Oktoberfest de Munique já passou por mais de 200 edições e é a maior festa de cerveja do mundo. Apesar do seu nome, que significa “festa de Outubro”, é comum que se inicie no final do mês de setembro, se estendendo por 16 dias.

O evento alemão se tornou uma festa mais familiar, com limites de horário e de decibéis para as atrações, que incluem um desfile organizado pela prefeitura, parques de diversões, orquestras e tendas com comidas.

o que é oktoberfest

Oktoberfest em Munique, Alemanha.

História da Oktoberfest no Brasil

No início do século 20, muitos alemães imigraram para o Brasil, fugindo das condições causadas pelas guerras mundiais. Graças às políticas públicas, o sul do país tornou-se um grande polo para essas pessoas.

Algumas das cidades mais populosas do estado de Santa Catarina foram fundadas por alemães, como Joinville, Pomerode e Blumenau, principal local onde acontece a Oktoberfest no Brasil.

No ano de 1983, houve uma forte enchente do Rio Itajaí-Açu, que acabou devastando boa parte da cidade de Blumenau. Coube aos moradores revitalizar os espaços públicos e retomar a economia e o otimismo dos moradores.

Foi então que um grupo de descendentes de alemães, ao ler a respeito da Oktoberfest de Munique, teve a ideia de replicar o festival em Blumenau. Seria uma forma de promover desfiles, danças e comidas típicas e resgatar o espírito festivo na cidade.

A primeira edição ocorreu em 1984 e, durante nove dias, mais de 100 mil pessoas prestigiaram a festividade. Desde então, os números crescem a cada ano, e a festa blumenauense já atrai, em média, 500 mil pessoas por edição. Por essa razão, a Oktoberfest de Blumenau se tornou o segundo maior festival de cerveja do mundo, atrás apenas da festividade europeia.

o que é oktoberfest

Um dos carros alegóricos populares do desfile blumenauense. Foto: W.Feistler/Wikicommons

Outras cidades com tradição alemã também aderiram à Oktoberfest, como Santa Cruz do Sul, Igrejinha e Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, e Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa e Rolândia, no Paraná.

Atrações

Em Blumenau, a Oktoberfest dura 18 dias. Alguns deles são atribuídos aos desfiles, promovidos pela prefeitura e pelo Ministério da Cultura. O restante da programação é destinado a bandas típicas e apresentações folclóricas. Assim como na Alemanha, na festa brasileira há diversas barracas com souvenirs, comidas típicas alemãs e, é claro, cerveja.

Uma das principais atrações do evento é o Concurso Nacional de Tomadores de Chopp em Metro, em que os competidores devem beber o mais rápido utilizando uma tulipa de 1 metro de comprimento.

O Concurso Realeza é outra programação anual. Trata-se de uma competição para eleger uma rainha e duas princesas para a festa. O prêmio inclui viagens para a Oktoberfest alemã como representantes brasileiras.

Os mascotes da festa blumenauense são o Vovô e a Vovó Choppão, personagens que desfilam pela cidade em trajes típicos alemães.

Pratos

Os pratos preparados na festividade catarinense seguem a tradição alemã. O primeiro deles é o sauerkraut, ou chucrute, como ficou famoso no Brasil. Trata-se de uma conserva feita de vinagre e repolho, e pode incluir outros vegetais.

Outro prato da Oktoberfest famoso é o joelho de porco, ou eisbein. Na Alemanha, ele costuma ser cozido, porém no Sul do Brasil, ele é assado, deixando o interior tenro e a parte exterior crocante, como pururuca. É servido com chucrute e batatas.

o que é oktoberfest

Joelho de porco, ou eisbein, iguaria comum na Oktoberfest de Blumenau.

Você já ouviu falar em marreco recheado? Essa iguaria, mesmo que não seja muito consumida fora do Sul do Brasil, é muito popular na festa catarinense. A carne da ave é recheada com uma farofa de miúdos e assada, e fica deliciosa.

Em todo canto, também é possível encontrar os salsichões alemães. Ao contrário dos feitos industrialmente, é comum que sejam brancos. O mais popular é o bratwusrt, que é servido com chucrute e mostarda escura.

Na sobremesa, é possível se deliciar com um apfelstrudel, uma torta de maçã feita com massa folhada e polvilhada com açúcar de confeiteiro. Outra opção são os pretzels, que podem ter cobertura de açúcar ou chocolate.

Como se vestir para a Oktoberfest

A vestimenta típica da Oktoberfest são os trajes inspirados na tradição alemã. O masculino é chamado de Fritz, e o feminino, de Frida. Conforme instituído por lei municipal, as pessoas que forem vestidas dessa forma têm direito a pagar meia entrada no evento.

O traje de Fritz consiste em Lederhosen (tipo de suspensório original da Bavária) presos a uma bermuda, meias até o joelho ou polainas, sapato social fechado e camisa. Também pode incluir, opcionalmente, chapéu típico germânico e colete.

Já o traje de Frida deve conter um vestido ou saia até a altura do joelho, blusa com mangas, sapatos sociais ou sapatilhas, meias até o joelho ou polainas. Também pode incluir coletes ou espartilhos, chapéu tipicamente germânico e tiara com flores.

o que é oktoberfest

Frida e Fritz, indumentárias populares da Oktoberfest.

Agora que você já sabe o que é Oktoberfest e como se preparar para a festa, que tal participar? Em Blumenau, ela geralmente ocorre do final de setembro ao início de outubro. No ano de 2019, está programada entre o dia 9 e 27 de outubro.

Para ter acesso a novas dicas de passeios como esta, clique no banner abaixo!

vinícolas e viagens

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo