skip to Main Content
Harmonização De Ceia De Natal: Saiba Como Acertar Na Escolha!

Harmonização de ceia de Natal: saiba como acertar na escolha!

Com quase 1.700 anos de tradição, o Natal é a comemoração mais antiga da história da humanidade. Embora seja uma festividade Cristã, atualmente é celebrada por quase todos os povos e representa o nascimento de Jesus, símbolo de esperança, renovação e ensinamentos, de acordo com algumas religiões. E um dos costumes na hora de celebrar a ocasião, é reunir a família para uma ceia compartilhada.

Com tantas opções de pratos, é preciso escolher os melhores vinhos para ceia de Natal, tanto para curtir a refeição quanto para fazer uma boa harmonização. Afinal, para uma noite tão especial, o vinho tem papel fundamental, pois além de bons motivos para brindar, fecha com “chave de ouro” essa comemoração!

Nesse caso, o ideal é combinar o maior número de receitas com o menor número de vinhos para harmonizar com a ceia de Natal. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, por isso selecionamos algumas opções de exemplares para os pratos mais famosos da celebração. Assim, você poderá criar harmonizações na sua casa conforme as receitas de Natal que preparar.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a tradição natalina e como fazer uma harmonização de ceia de Natal deliciosa com vinhos. Boa leitura!

Banner vinhos especiais

Tradição

Rico de simbolismos, o Natal vai além do nascimento de Cristo: dispõe de toda uma tradição de elementos e significados. O Papai Noel, por exemplo, é uma das figuras natalinas mais conhecidas.

Além do “bom velhinho”, são representativos da data a Manjedoura, local de nascimento de Jesus, os Três Reis Magos, a Estrela Guia e até as famosas luzes que enfeitam as cidades e as casas.

harmonização de ceia de natal

Os simbolismos do natal costumam enfeitar a decoração durante essa época do ano.

Embora sejam muitos os símbolos, o Natal gira em torno do sentimento da união e do amor ao próximo. No entanto, assim como toda festividade, a data é comemorada com muitos comes e bebes!

Harmonização de Natal

A conhecida ceia de Natal vem acompanhada de receitas tradicionais, com quitutes e deliciosos pratos. Por isso, é preciso pensar bem na escolha do cardápio e dos vinhos, para que tudo combine perfeitamente.

Antes de começarmos com as dicas, vale lembrar que cada família tem sua tradição, e a melhor harmonização sempre será a sua preferida. Se todos estiverem de acordo, não se prenda a regras. O importante é se divertir. Afinal, o espírito do Natal é sobre se reunir e aproveitar tempo de qualidade juntos. Dito isso, vamos ao cardápio!

Entradas e canapés

Para as entradas e canapés, opte por alimentos leves e que possam ser consumidos com as mãos, para abrir o paladar dos convidados. Algumas opções comuns são palitinhos caprese, figos recheados de creme de gorgonzola e bruschettas marguerita.

Uma alternativa mais simples para quem não tem muito tempo para cozinhar são os frutos secos e castanhas, comuns durante essa época do ano. Deixe à disposição amêndoas, castanhas-do-pará, castanhas-de-caju, pistaches e nozes para que seus convidados se sirvam.

Para harmonizar, que tal começar a noite brindado com as borbulhas douradas de um espumante, não é mesmo? Os espumantes brut harmonizam perfeitamente, ajudam a se refrescar no verão brasileiro e já dão o tom do início das festividades, além de serem coringas nas harmonizações!

Um dica é servir as entradas no final da tarde e início da noite, enquanto os convidados estiverem chegando. Assim, cada um pode se deliciar e bater um papo antes do jantar formal.

A seguir, sugerimos o preparo de dois aperitivos, confira!

Bruschetta marguerita

A bruschetta é uma entrada de preparo simples e que costuma agradar grande parte – senão todos – os convidados! Nossa sugestão, com base no blog da Globo, é a versão marguerita, que leva apenas tomate, manjericão e mussarela ralada no recheio. 

Ingredientes

  • 1 pão italiano
  • 1 dente de alho
  • 2 tomates grandes
  • 2 ramos de manjericão
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 200g (converter) de queijo mussarela ralado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Primeiramente, pique o dente de alho na metade, os tomates em pedaços pequenos e rale a mussarela. E para finalizar o pré-preparo, corte o pão italiano em fatias médias.

Depois disso, passe a metade do dente de alho por todas as fatias de pão e leve ao forno – pré-aquecido a 180ºC – por 10 minutos ou até dourar. Nesse meio tempo, tempere os tomates com pimenta-do-reino e sal a gosto.

Retire o pão do forno, adicione o tomate, o parmesão ralado, as folhas de manjericão e um fio de azeite. Sirva ainda quente.

harmonização de ceia de natal

Brusquettas marguerita são ótimas entradas para abrir o apetite dos convidados.

Salada caprese em formato de árvore de Natal

A salada caprese no palito é um aperitivo simples e prático, mas super saboroso. Basta colocar os ingredientes no palito e voilà! Se você estiver com pouco tempo para organizar o cardápio ou for incluir outras receitas com  preparo mais demorado, vale a pena apostar nessa opção! Confira um vídeo rápido de como montá-los a seguir:

Pratos principais e acompanhamentos

Em uma refeição natalina, é comum que os pratos principais e os acompanhamentos sejam servidos juntos. Para muitos, esse é o grande desafio na hora de fazer a harmonização de vinhos para o Natal, já que é necessário escolher um rótulo capaz de acompanhar todos os sabores da refeição.

Começando pelos pratos principais, as opções mais tradicionais são peru assado, tender e lombo recheado. O ideal é apostar em tintos de médio corpo, como merlot, cabernet sauvignon ou até um assemblage (blend) com passagem em barrica.

Vinhos tempranillo e carmenérè também são ótimas opções de harmonização — e não tenha medo de caprichar nos temperos, pois estes estilos trarão complexidade aromática à sua degustação.

harmonização de ceia de natal

Baseie-se nos pratos principais para escolher o vinho da sua ceia de Natal.

Para acompanhar, sirva pratos leves e tradicionais como salada, arroz com passas e amêndoas, grão de bico aos cogumelos, salpicão e farofa temperada. Para que fiquem equilibrados no paladar, prefira vinhos com notas frutadas e que não causem confronto com os sabores agridoces.

Já se você costuma servir bacalhau no Natal, as dicas de harmonização são um pouquinho diferentes. Brancos encorpados da região do Alentejo e espumantes encorpados são ótimas opções, porém nada impede que você escolha um tinto leve, caso prefira.

Peru assado

Como mencionado anteriormente, o peru é um clássico do Natal! E para servi-lo, a preparação é essencial, já que estamos falando de um prato que demora bastante tempo para ficar pronto.

Pensando nisso, confira a seguir a sugestão de preparo do peru perfeito de Mohamad Hindi:

Arroz à grega

O arroz à grega não demanda muitos ingredientes e, ainda assim, possui um sabor inconfundível e que muito lembra as comemorações de Natal. Confira o preparo a seguir, com base na receita do blog Comidinhas do Chef:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz cru
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de cenoura picada
  • 1 xícara (chá) de pimentão picado
  • 1 cebola média picada
  • 1 xícara (chá) de ervilhas
  • ½ xícara (chá) de uva passa
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo 

Em uma panela, refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione o pimentão picado e refogue mais um pouco. Logo depois, coloque a cenoura, o milho e a uva passa, misturando bem.

Quando tudo estiver bem refogado, adicione o arroz, tempere com sal e mexa tudo. Em seguida, coloque a água quente e misture novamente. Deixe cozinhar com a tampa fechada – deixando uma leve fresta para não transbordar – até a água secar completamente.

Para finalizar, coloque a salsinha, misture e transfira para um refratário.

Banner guia conservação de vinhos

Salpicão

Mais um clássico natalino, o salpicão é o acompanhamento perfeito para o peru de Natal. Embora leve vários ingredientes, seu preparo é simples e o resultado fica incrível! Confira a receita a seguir, com base no blog Tudo Gostoso:

Ingredientes

  • 1kg de filé de frango desfiado
  • 1 pote de maionese
  • 1 xícara de uva passa
  • 1 e ½ xícara de azeitona sem caroço
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 maçã
  • 1 ramo de salsinha
  • 2 cebolas raladas
  • 2 cenouras
  • Azeite a gosto
  • Batata palha a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, cozinhe o frango, temperando-o com sal. Depois, desfie e reserve-o. Pique o pimentão e a cebola, rale a cenoura e corte a maçã em fatias finas. Transfira a cenoura para uma panela com água e sal, aqueça até ferver e reserve.

Em um refratário, acrescente o frango, a cenoura, o pimentão, a azeitona, a maçã, a uva passa e o cheiro verde. Coloque o suco de limão, o azeite e a maionese até o salpicão chegar ao ponto. Misture bem, transfira para a geladeira e, na hora de servir, finalize com a batata palha.

Salpicão de Natal

O salpicão é uma receita clássica para harmonizar com os vinhos para ceia de Natal!

Sobremesas

Recomendamos para as sobremesas, assim como nas entradinhas, um espumante! Afinal, sempre cai bem e finaliza com um emocionante brinde à noite de Natal.

Mas é importante ficar atento ao estilo de espumante. O ideal são vinhos da uva moscatel, pois possuem doçura fundamental para acompanhar as sobremesas, que podem ser panetones, pavê e torta de nozes, por exemplo.

Se a opção escolhida for mais doce, como pavê, pudim, torta de maçã, creme brûlée ou mousse, é possível escolher uma variação de Vinho de Porto Tawny ou Ruby, que têm paladar adocicado e aromas de especiarias, castanhas e frutas secas.

Pavê

O pavê é uma sobremesa bem democrática no Natal, além do preparo ser bem simples. As opções de recheio são variadas e vão depender do nível de dulçor que agrada seus convidados.

Confira a receita com base no canal Receitas da Cris:

Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 pacote de biscoito champagne
  • 1 caixa de leite
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 barra de chocolate meio amargo 200g
  • 1 colher de essência de baunilha
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente o amido de milho, o leite condensado e mexa bem até o amido dissolver completamente. Em seguida, separe 3 gemas e acresça à mistura, junto a meio litro de leite. Mexa tudo e leve ao fogo médio até engrossar.

Enquanto o creme ainda estiver no fogo, acrescente uma colher de essência de baunilha e continue mexendo. Depois disso, adicione o creme de leite, incorpore e seu creme está pronto!

Para a montagem do pavê, separe uma pequena quantidade de leite para molhar os biscoitos. Em um refratário, coloque o creme até cobrir o fundo. Logo depois, molhe os biscoitos um a um e os coloque lado a lado na travessa, também até cobrir o fundo. Continue esse processo até atingir quase o topo do recipiente. Leve à geladeira por duas horas.

Nesse meio tempo, faça o creme de chocolate, que servirá como cobertura. Para isso, aqueça o doce em banho maria até ele ficar completamente derretido. Depois, coloque uma caixa de creme de leite e misture bem até incorporar completamente.

Coloque a cobertura por cima do pavê e leve para a geladeira por mais três horas, para a sobremesa encorpar.

Se quiser, você pode finalizar o preparo decorando o pavê com raspas de chocolate e até mesmo cerejas. 

Creme brûlée

O crème brûlée é uma receita tradicional francesa e consiste, como o próprio nome sugere, em um creme queimado. E os ingredientes desta deliciosa sobremesa são relativamente simples: creme de leite fresco, gemas, açúcar e baunilha.

Contudo, seu preparo demanda alguns cuidados, principalmente na hora de manusear o maçarico. Por isso, confira o vídeo do canal da Elisa Fernandes antes de começar a cozinhar:

Mesa posta para o Natal

Além de caprichar na hora da escolha das refeições e vinhos para o Natal, o cuidado na mesa posta não pode faltar. Na hora de montá-la, a criatividade é quem comanda!

Das mesas mais simples às mais elaboradas, podemos observar alguns acessórios em comum, que enriquecem a composição, como toalhas, arranjos florais, talheres e guardanapos. 

Mas se você quiser surpreender seus convidados, é possível criar uma apresentação com seu kit de vinhos para o Natal e prepará-los para uma noite inesquecível!

Toalha de mesa e arranjos de centro

A toalha de mesa e os arranjos são dois itens indispensáveis na decoração da sua mesa posta. Na hora de escolher, opte pelas cores do Natal, como verde, dourado e vermelho. 

Para os arranjos, invista na combinação de flores, folhas e enfeites que estejam de acordo com a decoração da sua árvore de Natal. Velas coloridas e folhas de ouro deixam a mesa ainda mais incrível!

Mesa posta de Natal

A mesa posta é parte essencial de uma ceia de Natal incrível.

Copos e taças

A seleção dos copos e taças da sua mesa posta vai depender das bebidas oferecidas durante a ceia. Se a comemoração incluir apenas espumantes, por exemplo, a taça flûte é indispensável para servir a bebida, assim como um copo para a água.

Além disso, para esse estilo de bebida, o ideal é investir em taças de cristal, que favorecem a formação de um perlage persistente.

Sousplat, guardanapos e marcadores de taças

Em francês, sousplat quer dizer “embaixo do prato”, que é exatamente a função desse item de decoração: ser colocado logo abaixo da louça. Embora seja uma peça bastante formal — muito usada em casamentos — confere à mesa um visual único.

A escolha das louças também é importante. Afinal, elas serão utilizadas por todos os seus convidados! Você pode optar por peças clássicas, brancas e douradas, ou investir em pratos com a temática natalina.

Para os guardanapos, não tem erro: opte por versões brancas, verdes ou vermelhas, que acompanham todo o clima da celebração. Além disso, invista em marcadores de taças temáticos para diferenciá-las.

Se você quiser deixar sua mesa ainda mais elaborada, pequenos detalhes, como guirlandas, velas pequenas e até mesmo recadinhos para os seus convidados tornam o clima ainda mais especial.

Mesa posta de natal

O sousplat é um item de decoração colocado abaixo do prato e que enriquece o visual da mesa posta.

Dicas finais

Durante a ceia, lembre-se de trocar as taças dos convidados conforme for servindo os pratos. Para os tintos, prefira as com bojo mais largo; já para os espumantes, escolha as mais estreitas, que mantêm as borbulhas sempre abundantes.

Além de selecionar um único vinho, outra boa opção é optar por kits especiais de Natal, que além de apresentarem uma variedade excelente de uvas, vão atender o paladar de seus convidados com maior facilidade, afinal, nem todos gostam da mesma uva ou do mesmo estilo de vinho.

Outra boa dica é escolher vinhos para presentear no Natal. As uvas mais tradicionais, como a merlot, cabernet sauvignon e malbec são mais assertivas para atender uma quantidade maior de pessoas. E com certeza, quem ganhar esse presente vai adorar!

Vinhos para ceia de Natal no Divvino

Chegou até aqui e ainda está se perguntando qual o melhor vinho para ceia de Natal? A seguir, confira nossas sugestões de rótulos para deixar a noite ainda mais especial! E tem opção para todo mundo: espumantes, brancos e tintos que vão cair muito bem com a ocasião, levando em consideração, além de tudo, o clima tropical do nosso país.

Espumante Francês Moutard Brut Blanc De Blancs

Para começar, uma sugestão de um espumante chave para a celebração, já que, além de harmonizar com pratos da entrada à sobremesa, é a bebida ideal para o brinde! 

O Moutard Brut Blanc de Blancs é elaborado a partir da chardonnay, em uma das regiões mais nobres da casta na França, Tonnerre. Visualmente, tem coloração amarelo-pálido. No nariz, revela aromas florais e notas de amêndoas. Em boca, é bem estruturado e refrescante, com final longo.Espumante Francês Moutard Brut Blanc De Blancs

Vinho Espanhol Los Condes Gran Reserva

Para harmonizar com o prato principal da ceia ou mesmo para dar de presente, este blend das uvas tempranillo e cabernet sauvignon é uma ótima pedida! Elaborado com a safra 2015, com 24 meses de estágio em barricas de carvalho americano e francês, apresenta coloração rubi intensa, aromas de frutas pretas maduras e especiarias. No paladar, tem taninos estruturados e boa acidez.

Vinho espanhol Los Condes Gran Reserva

Vinho Branco Chileno Don Silvestre Sauvignon Blanc

Vinhos brancos e rosés também são boas escolhas para a ocasião, especialmente quando levamos em consideração que o Natal no Brasil acontece durante um período muito quente. Eles podem harmonizar com carnes brancas ou de porco. Por apresentarem um pouco mais de gordura, a acidez da bebida ajuda a balancear o paladar.

Este rótulo, especificamente, é um varietal sauvignon blanc elaborado no Chile, e tem visual amarelo-pálido, aromas de flores brancas e notas verdes. No paladar, apresenta acidez vibrante.

Vinho branco chileno Don Silvestre Sauvignon

Vinho Argentino Fiel Chenin Chardonnay

Mais uma opção de rótulo fresco para para o Natal brasileiro, este chardonnay demi-sec produzido em Mendoza apresenta coloração amarelo-pálido, aromas de frutas cítricas e toques florais. No paladar, traz uma acidez refrescante.

Ideal para harmonizar com carnes brancas grelhadas e peixes assados.

Vinho argentino Fiel Chenin Chardonnay

Vinho Espanhol Medusa Albariño

Quer impressionar na escolha do vinho para a ceia? Aposte em um albariño de Rias Baixas D.O.C. Sua acidez emblemática e frescor vão ajudar a driblar o calor. Este exemplar apresenta coloração amarelo com reflexos esverdeados, aromas de frutas cítricas como lima e limão e leve toque mineral.

Vinho espanhol Medusa Albariño

 

 

Os motivos para aproveitar as festividades de final de ano não faltam. E nada melhor do que desfrutar de bons momentos junto aos entes queridos, regados a bons vinhos.

Para garantir seus vinhos para ceia de Natal e outras bebidas para as festividades de fim de ano, acesse o site do divvino.com.br. Clique no banner abaixo e confira nossas opções! Boas festas e feliz Natal!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo