Equipe Divvino

Harmonização de ceia de Natal: saiba como fazer

Carnes brancas / 4 min

30 de novembro de 2018

Com quase 1.700 anos de tradição, o Natal é a comemoração mais antiga da história da humanidade. Embora seja uma festividade Cristã, atualmente é celebrada por quase todos os povos e representa o nascimento de Jesus, símbolo de esperança, renovação e ensinamentos, de acordo com a religião.

Com tantas opções de pratos, as bebidas escolhidas geralmente são os vinhos e os espumantes para o tão esperado brinde familiar. Afinal, para uma noite tão especial, o vinho tem papel fundamental, pois além de bons motivos para brindar, fecha com “chave de ouro” essa comemoração!

Nesse caso, o ideal é combinar o maior número de receitas com o menor número de vinhos, para que, dessa forma, você possa apreciar ambos por mais tempo.

Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, por isso selecionamos algumas opções de vinhos para os pratos mais famosos nesse Natal. Assim, você poderá harmonizar na sua casa conforme as receitas que preparar.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a tradição natalina e como fazer uma harmonização de ceia de natal deliciosa com vinhos! Boa leitura!

Tradição

Rico de simbolismos, o Natal vai além do nascimento de Cristo: dispõe de toda uma tradição de elementos e significados. O Papai Noel, por exemplo, é uma das figuras natalinas mais conhecidas.

Além do “bom velhinho”, também são figuras representativas da data a Manjedoura local de nascimento de Jesus,, os Três Reis Magos, a Estrela guia e até as famosas luzes que enfeitam as cidades e as casas.

harmonização de ceia de natal

Embora sejam muitos os símbolos, o Natal gira em torno do sentimento da união e do amor ao próximo. No entanto, assim como toda festividade, a data é comemorada com muitos comes e bebes!

Harmonização de Natal

A conhecida ceia de Natal vem acompanhada de um cardápio de receitas tradicionais, com quitutes e deliciosos pratos, como chesters recheados, tender em molhos agridoces, arroz com Amêndoas,farofas diversas, rabanadas, panetones variados e outras tantas delícias.

Entradas e canapés

Nada melhor do que começar a noite brindado com as borbulhas douradas de um espumante, não é mesmo? Para as entradas e canapés, como palitinhos caprese, figos recheados de creme de Gorgonzola e Bruschetas Margueritas, as espumantes Brut harmonizam perfeitamente e já dão o tom do início das festividades.

harmonização de ceia de natal

Primeiros pratos

Para os primeiros pratos, como grão de bico aos cogumelos, salpicão e arroz de amêndoas com champagne, o recomendável são vinhos mais frescos e rápidos, como os brancos e rosés Contudo, caso prefira os tintos, escolha os jovens e com pouco envelhecimento, de preferência das uvas Cabernet Sauvignon ou Merlot.

harmonização de ceia de natal

Pratos principais

Nos pratos principais, como o peru assado, tender e lombo recheado, o ideal são vinhos mais marcantes, robustos e estruturados, das uvas Carmenere, Malbec, Assemblages, com passagem longa em barrica, ou até mesmo Cabernet Sauvignon.

harmonização de ceia de natal

Sobremesas

Recomendamos para as sobremesas, assim como nas entradinhas, um belo espumante! Afinal, sempre cai bem e finaliza com um belo brinde à noite de Natal.

Mas é importante ficar atento ao estilo de espumante. O ideal são os estilos D’asti e Moscatel, pois possuem doçura fundamental para acompanhar as sobremesas, que podem ser panetones, rabanadas e bolo de reis, por exemplo. E para aqueles que preferem um vinho, os estilos: Sauternes e do Porto encerram docemente o fim de noite.

harmonização de ceia de natal

Além de selecionar um único vinho, outra boa opção são os kits especiais de Natal, que além de apresentarem uma variedade excelente de uvas, vão atender o paladar de seus convidados com maior facilidade, afinal, nem todos gostam da mesma uva ou do mesmo estilo de vinho.

Outra boa dica é escolher vinhos para presentear no natal. As uvas mais tradicionais, como a Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec são mais assertivas para atender o gosto dos presenteados. E com certeza, quem ganhar o vinho vai adorar!

Os motivos para aproveitar as festividades de final de ano não faltam. E nada melhor do que desfrutar de bons momentos junto aos entes queridos, regado a bons vinhos. Boas festas e feliz Natal!

Aproveite para se cadastrar em nossa newsletter e conferir, semanalmente, tudo sobre vinhos!


Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *