skip to Main Content
Vinhos Para Ceia De Natal: Saiba Como Harmonizar!

Vinhos para ceia de natal: saiba como harmonizar!

Com quase 1.700 anos de tradição, o Natal é a comemoração mais antiga da história da humanidade. Embora seja uma festividade Cristã, atualmente é celebrada por quase todos os povos e representa o nascimento de Jesus, símbolo de esperança, renovação e ensinamentos, de acordo com a religião.


Com tantas opções de pratos, é preciso escolher os vinhos para ceia de Natal, tanto para curtir a refeição quanto para fazer uma boa harmonização. Afinal, para uma noite tão especial, o vinho tem papel fundamental, pois além de bons motivos para brindar, fecha com “chave de ouro” essa comemoração!

Nesse caso, o ideal é combinar o maior número de receitas com o menor número de vinhos, para que, dessa forma, você possa apreciar ambos por mais tempo.
Sabemos que essanão é uma tarefa fácil, por isso selecionamos algumas opções de vinhos para os pratos mais famosos de Natal. Assim, você poderá harmonizar na sua casa conforme as receitas que preparar.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a tradição natalina e como fazer uma harmonização de ceia de Natal deliciosa com vinhos. Boa leitura!

Tradição

Rico de simbolismos, o Natal vai além do nascimento de Cristo: dispõe de toda uma tradição de elementos e significados. O Papai Noel, por exemplo, é uma das figuras natalinas mais conhecidas.

Além do “bom velhinho”, também são figuras representativas da data a Manjedoura local de nascimento de Jesus, os Três Reis Magos, a Estrela Guia e até as famosas luzes que enfeitam as cidades e as casas.

harmonização de ceia de natal

Os simbolismos do natal costumam enfeitar a decoração durante essa época do ano.

Embora sejam muitos os símbolos, o Natal gira em torno do sentimento da união e do amor ao próximo. No entanto, assim como toda festividade, a data é comemorada com muitos comes e bebes!

Harmonização de Natal

A conhecida ceia de Natal vem acompanhada de receitas tradicionais, com quitutes e deliciosos pratos. Por isso, é preciso pensar bem na escolha do cardápio e dos vinhos, para que tudo combine perfeitamente.

Antes de começarmos com as dicas, vale lembrar que cada família tem sua tradição, e a melhor harmonização sempre será a sua preferida. Se todos estiverem de acordo, não se prenda a regras e se divirta. Afinal, o espírito do Natal é sobre se reunir e aproveitar tempo de qualidade juntos.

Dito isso, vamos ao cardápio!

Entradas e canapés

Para as entradas e canapés, opte por alimentos leves e que possam ser consumidos com as mãos, para abrir o paladar dos convidados. Algumas opções comuns são palitinhos caprese, figos recheados de creme de gorgonzola e bruschettas marguerita.

harmonização de ceia de natal

Brusquettas marguerita são ótimas entradas para abrir o apetite dos convidados.

Uma alternativa mais simples para quem não tem muito tempo para cozinhar são os frutos secos e castanhas, comuns durante essa época do ano. Deixe à disposição amêndoas, castanhas-do-pará, castanhas-de-caju, pistaches e nozes para que seus convidados se sirvam.

Para harmonizar, que tal começar a noite brindado com as borbulhas douradas de um espumante, não é mesmo? Os espumantes brut harmonizam perfeitamente, ajudam a se refrescar no verão brasileiro e já dão o tom do início das festividades.

Um dica é servir as entradas no final da tarde e início da noite, enquanto os convidados estiverem chegando. Assim, cada um pode se deliciar e bater um papo antes do jantar formal.

Pratos principais e acompanhamentos

Em uma refeição de Natal, é comum que os pratos principais e os acompanhamentos sejam servidos juntos. Para muitos, esse é o grande desafio na hora de fazer a harmonização, já que é necessário escolher um vinho capaz de se equilibrar a todos os sabores da refeição.

Começando pelos pratos principais, as opções mais tradicionais costumam ser peru assado, tender e lombo recheado. O ideal é apostar em vinhos mais marcantes e estruturados, como Merlot, Cabernet Sauvignon ou até um assemblage com passagem em barrica.

Vinhos Carignan e Carmenérè também são ótimas opções — e não tenha medo de caprichar nos temperos, pois eles trarão complexidade aromática à sua degustação.

harmonização de ceia de natal

Baseie-se nos pratos principais para escolher o vinho da sua ceia de Natal.

Para acompanhar sirva pratos leves e tradicionais como salada, arroz com passas e amêndoas, grão de bico aos cogumelos, salpicão e farofa temperada. Para que fiquem equilibrados no paladar, prefira vinhos com notas frutadas e que não causem confronto com os sabores agridoces.

Já se você costuma servir bacalhau no Natal, as dicas de harmonização são um pouquinho diferentes. Brancos encorpados da região do Alentejo e espumantes encorpados são ótimas opções, porém nada impede que você escolha um tinto leve, caso prefira.

Sobremesas

Recomendamos para as sobremesas, assim como nas entradinhas, um belo espumante! Afinal, sempre cai bem e finaliza com um emocionante brinde à noite de Natal.

Mas é importante ficar atento ao estilo de espumante. O ideal são os D’Asti e Moscatel, pois possuem doçura fundamental para acompanhar as sobremesas, que podem ser panetones, rabanadas e bolo de reis, por exemplo.

Caso a sobremesa for mais doce, como pavê, pudim, torta de maçã, creme brûlée ou mousse, por exemplo, é possível escolher uma variação de Vinho de Porto Tawny ou Ruby, que têm paladar adocicado e aromas de especiarias, castanhas e frutas secas.

Dicas finais

Durante a ceia, lembre-se de trocar as taças dos convidados conforme for servindo os pratos. Para os tintos, prefira as com bojo mais largo; já para os espumantes, escolha as mais estreitas, que mantêm as borbulhas sempre abundantes.

Além de selecionar um único vinho, outra boa opção é optar por kits especiais de Natal, que além de apresentarem uma variedade excelente de uvas, vão atender o paladar de seus convidados com maior facilidade, afinal, nem todos gostam da mesma uva ou do mesmo estilo de vinho.

Outra boa dica é escolher vinhos para presentear no Natal. As uvas mais tradicionais, como a Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec são mais assertivas para atender o gosto dos presenteados. E com certeza, quem ganhar esse presente vai adorar!

Os motivos para aproveitar as festividades de final de ano não faltam. E nada melhor do que desfrutar de bons momentos junto aos entes queridos, regado a bons vinhos.

Para garantir seus vinhos para ceia de Natal e outras bebidas para as festividades de fim de ano, acesse o site do Divvino. Clique no banner abaixo e confira nossas opções! Boas festas e feliz Natal!

harmonização de ceia de natal

Back To Top Pular para o conteúdo