Como escolher as melhores Champagnes para o ano-novo?

Destaques / 4 min

5 de dezembro de 2019

Os vinhos da região de Champagne têm um processo rigoroso de produção que dá origem a bebidas únicas e elegantes. Por essa razão, estão sempre relacionados a grandes comemorações: casamentos, formaturas, aniversários, bodas e, é claro, festas de ano-novo.

Escolher a Champagne de ano-novo correta é uma tarefa importante. Afinal, a bebida será utilizada para fazer o brinde que inaugura um novo capítulo da sua vida, de seus amigos e familiares.

Quer aprender como escolher o melhor rótulo desse espumante para brindar à meia-noite do primeiro dia do ano? Leia nosso post até o fim e confira nossas sugestões!

Champagne, espumante ou frisante?

Antes de mais nada, é essencial lembrar que Champagne não é um tipo de bebida, e sim uma denominação de origem. Os vinhos chamados dessa forma são produzidos em uma região vinícola na França e passam por processos rigorosos de produção.

Todos os vinhos que passam por uma segunda fermentação a fim de terem perlage (ou gás carbônico) são chamados de espumantes. Já os que desenvolvem borbulhas naturalmente são conhecidos como frisantes.

Naturalmente, os vinhos de Champagne também são espumantes, porém nem todo espumante é um Champagne.

Além de Champagnes de comemoração, há outros tipos de espumantes elegantes que podem ser a estrela da sua festa de réveillon, como os das regiões Prosecco e Cava, ou até bons rótulos feitos por vinícolas brasileiras.

Como escolher Champagne para ano-novo

Listamos alguns pontos que podem guiar a escolha de alguns rótulos de Champagne. Confira a seguir:

Quantidade de açúcar

O primeiro detalhe a se observar a comprar sua Champagne (ou qualquer espumante) é a quantidade de açúcar presente na bebida. Essa informação pode ser encontrada com facilidade no título do produto.

Para exemplificar, preparamos uma tabela referente à quantidade de açúcar por litro:

[table “4” not found /]

 

Os espumantes Brut costumam ser encontrados com mais facilidade e têm um dulçor equilibrado. Para quem prefere o sabor mais doce, o ideal é buscar por opções como o Sec ou o Demi-sec.

Uva

Outro fator que pode influenciar na escolha da sua Champagne de réveillon é a uva utilizada na produção. Se você já conhece as características das castas, isso pode facilitar muito na preferência por um rótulo ou outro.

No caso das Champagnes, as regras de produção da região permitem que sejam utilizadas apenas três tipos de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Apesar de apenas a primeira ser uma variedade branca, as demais são vinificadas sem casca, gerando uma bebida clara.

Uma curiosidade é que as Champagnes não têm ano de safra especificado no rótulo, pois, na grande maioria das vezes, utilizam uvas de diferentes épocas e até diferentes plantações.

champagne ano novo

A Chardonnay é uma das uvas utilizadas na produção dos espumantes de Champagne.

Harmonização

A harmonização é um grande fator de escolha para qualquer vinho. Evidentemente, durante a ceia de ano-novo, é provável que estejam sendo servidas comidas típicas dessa ocasião, portanto, fique atento se o rótulo escolhido cabe bem para a combinação.

Não é comum que os espumantes harmonizem com alimentos com muita potência no paladar, como carnes vermelhas, mas podem servir como combinação para peixes ou carnes brancas, com sabor mais leve.

Uma dica pode de como servir Champagne é no período entre a ceia e a sobremesa. Os rótulos Demi-sec são bastante versáteis com pratos doces e harmonizam bem com sobremesas à base de frutas ou creme.

Sugestões de rótulos

Agora que você já sabe como escolher, separamos sugestões de rótulos diferentes e que podem cair muito bem no seu réveillon. Vamos conferir?

Champagne Moutard Père Et Fils Extra Brut

Vinificado a partir das castas Pinot Noir e Chardonnay, esse exemplar tem cor amarelo-ouro de perlage fina e numerosa, em que percebe-se um aroma que contempla notas de abacaxi maduro e fermento.

No paladar, é seco, com bom frescor e ótimo equilíbrio entre o álcool e a acidez. Um rótulo excelente para finalizar a noite de ano-novo em grande estilo.

champagne ano novo

Champagne Moutard Grand Cuvée Demi-Sec

Com coloração amarelada e perlage intensa, esse exemplar é feito a partir da um misto das melhores safras da uva Pinot Noir. Apresenta diversos aromas, como notas de mel, frutas maduras, ameixas e manteiga.

No paladar, é levemente adocicado, acompanhado de uma agradável acidez. Sem dúvida, é um rótulo que vai impressionar a todos durante o brinde de ano-novo.

Champagne Krug Grande Cuvée Brut

O Krug Grande Cuvée é reconhecido e premiado mundialmente como destaque entre os demais Champagnes. Seu processo leva mais de 20 anos para ser elaborado, e um blend de mais de 20 vinhos diferentes.

O preço pode ser um pouco elevado, porém é impossível não considerar que tomar esse vinho é uma experiência à parte. Seu aroma floral entrega ainda a combinação de frutas secas, brioches e uma doce essência de mel, enquanto o paladar enaltece o conjunto, apresentando-se com uma elegante e cremosa espuma consistente, com notas de limão e toranja.

Para garantir que você capte todas as nuances dessa obra prima da enologia, é recomendado que se utilize a taça The Joseph – cujo design foi desenvolvido especialmente para desfrutá-lo.

Se você está buscando uma grande experiência enogastronômica para você e sua família, esse certamente é o vinho ideal!

champagne ano novo

Preparado para a sua noite de réveillon? Não se esqueça de garantir suas garrafas de Champagne com antecedência no site do Divvino! Você encontra os rótulos citados e muitas outras opções de espumantes, tintos, brancos e rosés. Clique no banner abaixo e confira!

champagne ano novo