skip to Main Content
Como Escolher As Melhores Champagnes Para O Ano-novo?

Como escolher as melhores Champagnes para o ano-novo?

Os vinhos da região de Champagne têm um processo rigoroso de produção que dá origem a bebidas únicas e elegantes. Por essa razão, estão sempre relacionados a grandes comemorações: casamentos, formaturas, aniversários, bodas e, é claro, festas de ano-novo.

Escolher a Champagne de ano-novo correta é uma tarefa importante. Afinal, a bebida será utilizada para fazer o brinde que inaugura um novo capítulo da sua vida, de seus amigos e familiares.

Quer aprender como optar pelo melhor rótulo desse espumante para brindar à meia-noite do primeiro dia do ano? Leia nosso post até o fim e confira nossas sugestões!

Champagne, espumante ou frisante?

Antes de mais nada, é essencial lembrar que Champagne não é um tipo de bebida, e sim uma denominação de origem. Os vinhos chamados dessa forma são produzidos em uma região vinícola na França e passam por processos rigorosos de produção.

Todos os rótulos que passam por uma segunda fermentação para desenvolver o perlage são chamados de espumantes. Os frisantes, por outro lado, possuem borbulhas devido à adição de CO2 ao líquido final.

Logo, os vinhos de Champagne também são espumantes, porém nem todo espumante é um Champagne.

Além de Champagnes, há outros tipos de espumantes elegantes que podem ser a estrela da sua festa de Réveillon, como os das regiões Prosecco e Cava, ou até bons rótulos feitos por vinícolas brasileiras.

Como escolher Champagne no ano-novo?

Listamos alguns pontos que podem guiar a escolha de alguns rótulos de Champagne. Confira a seguir.

Quantidade de açúcar

O primeiro detalhe a se observar ao comprar sua Champagne (ou qualquer espumante) é a quantidade de açúcar presente na bebida. Essa informação pode ser encontrada com facilidade no título do produto.

Para exemplificar, preparamos uma tabela referente à quantidade de açúcar por litro:

Nomenclatura Quantidade de açúcar/litro
Nature < 3 g/L
Extra-brut 3,1 g/L < 6 g/L
Brut 6,1 g/L < 12 g/L
Extra-sec 12,1 g/L < 17 g/L
Sec 17,1 g/L < 32 g/L
Demi-sec  32,1 g/L < 50 g/L

 

Os espumantes brut costumam ser encontrados com mais facilidade e têm um dulçor equilibrado. Mas, se você prefere Champagnes menos secas e com maior concentração de açúcar residual, o ideal é optar por rótulos sec ou demi-sec.

Uva

Outro fator que pode influenciar na escolha da sua Champagne de Réveillon é a uva utilizada na produção. Se você já conhece as características das castas, isso pode facilitar e muito na preferência por um rótulo ou outro.

No caso das Champagnes, os vinhos são produzidos, em geral, a partir do corte de três uvas: chardonnay, pinot meunier e pinot noir. Mas, em quantidades menores, também é possível utilizar uma das seis castas locais, dentre elas a arbane, a petit meslier, a pinot blanc e a pinot gris.

champagne ano novo

A Chardonnay é uma das uvas utilizadas na produção dos espumantes de Champagne.

Harmonização

A harmonização é um grande fator de escolha para qualquer vinho. Evidentemente, durante a ceia de ano-novo, é provável que estejam sendo servidas comidas típicas dessa ocasião, logo, fique atento se o rótulo escolhido cabe bem para a combinação.

Não é comum que os espumantes harmonizem com alimentos com muita potência no paladar, como carnes vermelhas, mas podem servir como combinação para peixes ou carnes brancas, com sabor mais leve.

Sirva o Champagne no período entre a ceia e a sobremesa. Os rótulos demi-sec são bastante versáteis com pratos doces e harmonizam bem com sobremesas à base de frutas ou creme.

Sugestões de rótulos

Agora que você já sabe como escolher, separamos sugestões de rótulos diferentes e que podem cair muito bem no seu réveillon. Vamos conferir?

Champagne Moutard Père Et Fils Extra Brut

Vinificado a partir das castas pinot noir e chardonnay, esse exemplar tem cor amarelo-ouro, perlage fina e numerosa, além de aromas que contemplam notas de brioche e fermento de pão.

No paladar, é seco, com bom frescor e ótimo equilíbrio entre o álcool e a acidez. Um vinho excelente para degustar no Ano-Novo em grande estilo.

O champagne francês Moutard Père Et Fils Extra Brut é uma das opções de champagne para o Ano Novo

Champagne Krug Grande Cuvée Brut

O Krug Grande Cuvée é reconhecido e premiado mundialmente como destaque entre os demais Champagnes. Seu processo leva mais de 20 anos para ser elaborado, e um blend de mais de 20 vinhos diferentes.

O preço pode ser um pouco elevado, porém é impossível não considerar que tomar esse vinho é uma experiência à parte. Seu aroma floral entrega ainda a combinação de frutas secas, brioches e uma doce essência de mel, enquanto o paladar enaltece o conjunto, apresentando-se com uma elegante e cremosa espuma consistente, com notas de limão e toranja.

Para garantir que você capte todas as nuances dessa obra prima da enologia, é recomendado que se utilize a taça The Joseph — cujo design foi desenvolvido especialmente para desfrutá-lo.

Se você está buscando uma grande experiência enogastronômica para você e sua família, esse certamente é o vinho ideal!

O champagne Krug Grande Cuvée é uma das opções de champagne para o Ano Novo

Champagne Francês Moutard Grande Cuvée Brut

Elaborado a partir das uvas pinot noir e chardonnay, Moutard Brut Grand Cuvée Magnum é produzido em Champagne, na França.

Essa é uma opção perfeita de Champagne para o Ano-Novo! Elegante e delicada, tem coloração amarela com reflexos esverdeados, aromas cítricos, notas de brioche e perlage persistente. No paladar, é estruturado, tem textura cremosa e um frescor delicioso. Para harmonizar, aposte em peixes grelhados.

E para quem tem uma grande família, vai passar a virada entre amigos ou em uma grande festa, aposte na garrafa Magnum, que possui 1,5 litro, para que todos possam brindar o ano-novo!

Espumante Francês Moutard Brut Blanc De Blancs

Para quem aprecia espumantes chardonnay, este exemplar francês da região de Tonnerre é uma escolha excelente para as celebrações de fim de ano. Varietal da casta, tem tonalidade amarelo-claro, perlage fina, aromas florais e de amêndoas. Em boca, é estruturado, tem notas de limão e toranja, além de final longo e fresco.

espumante francês Moutard Brut Blanc de Blancs

Espumante Francês Moutard Brut Nature

Já para quem não pode ou está reduzindo o consumo de açúcar, os espumantes nature são uma ótima pedida. Este, produzido também pela vinícola francesa Moutard, é elaborado com uvas chardonnay.

Sua coloração é branca com reflexos dourados, além de perlage fina que termina em um colarinho delicado e perolado. No nariz, revela notas de flores e amêndoas. No paladar, é estruturado, com final de boca longo e fresco.

Ao evoluir em garrafa, os aromas passam a ser de damasco, pêssego e notas tostadas. Na hora de servi-lo, certifique-se que esteja entre 4ºC e 8ºC.

espumante francês Moutard Brut Nature

Como estourar Champagne?

Para estourar uma garrafa de Champagne de forma fácil e prática, comece pelo resfriamento adequado da bebida, mantendo-a em uma temperatura ideal de aproximadamente 4ºC e 8ºC. Em seguida, remova a cápsula protetora e mantenha a garrafa em um ângulo de 45 graus, segurando firmemente a rolha com uma mão enquanto gira lentamente a base da garrafa com a outra.

Ao sentir a pressão da rolha aumentar, aplique uma leve pressão para baixo enquanto continua girando a garrafa. Faça isso até que a rolha seja liberada com um leve estouro.

Não se esqueça de apontar a garrafa em direção a um ângulo seguro, distante de pessoas e objetos, para evitar acidentes. E na hora de servir o Champagne do Ano-Novo, lembre-se, ainda, de utilizar taças flûte, adequadas para manter as borbulhas do espumante. 

Investir em um espumante  ou Champagne para Ano-Novo ideal vai fazer uma diferença e tanto nas suas comemorações. Com as dicas deste post, você vai conseguir fazer a melhor escolha!

E para garantir suas garrafas com antecedência, acesse o e-commere no divvino.com.br clicando no banner abaixo e confira as melhores opções!

Conferir champagnes e espumantes para o ano novo

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo