skip to Main Content
Escola De Vinhos: 7 Opções Para Conhecer

Escola de vinhos: 7 opções para conhecer

Uma escola de vinhos presta um papel essencial para pessoas que desejam se tornar enólogos ou enólogas, que produzem as bebidas da categoria. Além disso, são indispensáveis aos sommeliers, responsáveis por estudar a bebida e encontrar formas de trabalhar com o vinho pronto – harmonizando, elaborando cartas de vinhos ou, até mesmo, aplicando-os na parte comercial.

Pensando nisso, neste post, elencamos sete escolas de vinhos com reconhecimento nacional e internacional. Continua a leitura para descobrir!

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

1. WSET

A WSET – Wine & Spirit Education Trust – é uma organização não governamental globalmente reconhecida por oferecer qualificações para profissionais e entusiastas do vinho. Estabelecida em 1969 no Reino Unido, é hoje a líder mundial do nicho.

A escola de vinhos disponibiliza seus cursos por meio de uma rede com mais de 800 “Approved Programme Providers (APPs)” em mais de 70 países. Esses estabelecimentos possuem aprovação para mediar os programas educacionais da WSET, como é o caso da Eno Cultura e da The Wine School aqui no Brasil.

A formação em vinhos é dividida em quatro níveis e inclui matérias sobre processos de produção, mercado de trabalho, áreas de atuação, curso de degustação de vinhos, entre outros.

No quarto e último, chamado Diploma in Wines, a pessoa atinge um estágio de qualificação expert, com conhecimentos que englobam todos os aspectos do vinho. Além das qualificações oferecidas em escolas presenciais, a WSET possibilita formações online e híbridas, que inclui todos os níveis da Wine qualifications.

escola de vinhos WSET

A WSET é uma ONG que disponibiliza formações para enólogos e sommeliers em mais de 70 países ao redor do mundo. | Imagem: Reprodução/WSET Global

2. International Sommelier Guild

A International Sommelier Guild é uma das melhores escolas de vinhos do mundo, considerada hoje a principal provedora educacional para aqueles que desejam se tornar sommeliers.

Fundada em 1982, na América do Norte, possui filiações com governos de países da Europa, América do Sul e África para distribuir suas aulas exclusivas em 30 países. No Brasil, é possível realizar seus cursos por meio das opções ofertadas pela Eno Cultura.

Além disso, a ISG oferece formações com cursos de vinho online para quem deseja estudar sem sair do conforto de sua casa.

3. UCS/FISAR

A Universidade de Caxias do Sul oferece o curso Sommelier Internacional da FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori), uma Organização Não Governamental especializada no mundo dos vinhos. Segundo site da instituição, a formação conta com 35 encontros, além dos exames de qualificação para recebimento do Certificado Básico de Sommelier Internacional, Sommelier Profissional e Degustador de Vinhos.

As aulas são ministradas por professores italianos em sua língua materna, com tradução simultânea para português. Os certificados dessa formação têm importância internacional.

O curso é ofertado na USC/Flores da Cunha – RS e devido à pandemia do coronavírus, as turmas mais recentes da escola de vinhos (dados de 2022) são híbridas, com aulas nas modalidades presencial e virtual. Os alunos também contam com um espaço de estudos onlne para se desenvolverem.

escola de vinhos para sommeliers

As escolas de vinho oferecem diversas opções de formação para quem deseja se tornar enólogo ou sommelier.

4. Associação Brasileira de Sommeliers (ABS)

A Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) é uma entidade de âmbito nacional, tendo presença em todos os estados brasileiros, para quem deseja para quem deseja um certificado de formação em sommelier e trabalhar em restaurantes, bares, entre outros. Os cursos são híbridos e as aulas presenciais ocorrem dentro de vinícolas nacionais.

É possível acompanhar a formação de novas turmas pela agenda do site oficial, assim como os valores cobrados para cada um dos cursos.

5. Tecnologia em viticultura e enologia – Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Os cursos de formação em enologia são indicados para aqueles que desejam se tornar profissionais nas áreas que envolvem a elaboração de vinhos e, por esse motivo, englobam estudos que vão desde o cultivo, manejo, colheita e maturação das uvas até envase e comercialização dos rótulos, entre outros assuntos.

Para quem procura esse tipo de formação, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul possui um curso presencial e integral, com duração de sete semestres. Segundo a página oficial do IFRS, os profissionais, quando formados, podem atuar nas áreas de laboratório de análises químicas, indústrias de vinificação, empresas importadoras e exportadoras de vinho, entre outros.

6.  Formação em enologia – Unipampa

Outra alternativa de graduação em enologia, o curso da Universidade Federal do Pampa tem duração de nove semestres, em regime integral. Embora seja presencial, devido a pandemia do coronavírus, atualmente (2022), as aulas ocorrem virtualmente.

O curso de graduação conta também com grupos de pesquisa e laboratório de experimentação para especialização dos discentes.

7. Curso para enófilos – Concept Wine

Se você não deseja se tornar sommelier ou enólogo mas, ainda assim, é um enófilo interessado em atualizar seus conhecimentos sobre o nicho, os cursos da Concept Wine valem muito a pena! Atualmente, a página oficial da empresa conta com nove turmas abertas para os meses de fevereiro a julho (dados de 2022).

Alguns dos cursos ofertados são: Desbravando Vinhos e Vinhedos (Iniciante), Métodos Sensoriais – Análise de Aromas, A influência nas técnicas de vinificação, Defeitos nos vinhos, entre outros, incluindo formações presenciais e online.

Se você tem interesse em se tornar um enólogo ou enóloga, procurar uma escola de vinhos e investir na qualificação profissional é o primeiro passo para garantir uma carreira de sucesso. Ademais, com as mudanças e adaptações decorrentes da pandemia do coronavírus, a modalidade online se tornou mais comum, o que amplia o acesso à cursos de fundações renomadas.

Gostou de conhecer mais sobre escola de vinhos? Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre o mundo da bebida, clique no banner abaixo e confira sobre dicas e curiosidades!

dicas e curiosidades vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo