skip to Main Content
Você Sabe Como Usar Um Decanter? Confira Um Passo A Passo!

Você sabe como usar um decanter? Confira um passo a passo!

Salvar PDFImprimir

como usar decanter vinhos especiais

Mesmo sendo um dos artefatos mais famosos entre os consumidores de vinhos, muitas pessoas não sabem como usar um decanter de maneira certa, ou até qual é de fato sua função exata.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo explicando tudo o que você precisa saber sobre esse acessório, e incluímos um passo a passo para te ajudar a usá-lo com dicas importantes para a degustação. Vamos conferir?

Para que serve o decanter

Historicamente, o decanter foi criado para separar os sedimentos da parte líquida do vinho. Isso porque, por muito tempo, as técnicas de filtragem e clarificação da bebida eram menos eficientes, o que acabava colaborando com o acúmulo de partículas como subproduto da prensagem ou fermentação das uvas.

Com o passar do tempo, a quantidade de sedimentos nos vinhos têm sido cada vez menor (embora ainda existam no caso de bebidas de guarda), porém o decanter foi ganhando uma nova função muito importante.

como usar decanter para que serve decanter

O decanter serve para separar sedimentos e aerar o vinho.

Como esse recipiente aumenta a superfície de contato entre o vinho e o ar, o processo de oxigenação da bebida é acelerado. Dessa forma, ele interfere positivamente para suavizar os taninos e evidenciar os aromas de determinados vinhos.

Quando utilizar o decanter?

De antemão, é preciso saber: o decanter não deve ser utilizado em todos os tipos de vinhos. Conforme o processo de oxigenação acontece, as características da bebida mudam consideravelmente, e em alguns casos, isso pode prejudicá-la ao invés de ajudar.

Vinhos brancos são mais sensíveis à exposição ao oxigênio e à luz, por isso, mantenha-os longe do decanter. Já os espumantes podem perder suas borbulhas, por isso, não faz sentido decantá-los.

Dito isso, vamos aos tipos de vinhos que devem ser decantados:

Vinhos jovens e baratos

O dióxido de enxofre é muito utilizado como conservante na produção de vinhos tintos, principalmente em rótulos mais jovens. Entretanto, em alguns casos, ele pode desenvolver um aroma desagradável, similar ao de ovo.

Nesse caso, você pode utilizar o decanter para acelerar o processo de oxidação e eliminar esse cheiro. Basta despejar todo o conteúdo da garrafa e aguardar entre cinco e dez minutos – é importante que o tempo não seja muito maior que esse, ou a bebida pode começar a mudar significativamente suas características.

Vinhos especiais ou de guarda

Dependendo da maneira como o vinho é feito e/ou de seu terroir, ele pode ter um grande potencial de guarda – ou seja, ele necessita ficar armazenado na garrafa durante alguns anos para que continue se desenvolvendo e, então, seja degustado.

Assim que ele é desarolhado, como consequência do período que passou guardado, algumas de suas partículas ainda precisam entrar em contato com o oxigênio para ficarem mais agradáveis ao olfato e ao paladar. Popularmente, diz-se que o vinho está muito “fechado”, ou com “taninos muito adstringentes”.

Como o decanter acelera o processo de oxigenação, nesse caso, ele fará com que o vinho atinja seu ponto ideal de consumo em menos tempo.

Decanter ou aerador: qual usar?

O aerador é um acessório compacto e que tem as mesmas funções que o decanter, ou seja, acelerar o processo de oxidação e separar os sedimentos. A grande diferença é que esse item faz isso de maneira automática.

Para muitas pessoas, isso pode representar uma facilidade, já que evita que você demore horas para degustar seu vinho. Entretanto, a desvantagem é que, uma vez “aerado”, o vinho se transforma completamente.

como usar decanter decanter ou aerador

Com o decanter, o processo de aeração ocorre mais vagarosamente.

Já ao utilizar o decanter, você pode ir experimentando a bebida durante sua oxigenação, e assim, ter uma experiência gradativa, até que ela atinja seu ponto favorito de consumo. Em resumo, a escolha dependerá de como você prefere sua degustação.

Como usar o decanter?

Explicadas as principais dúvidas em relação ao decanter, chegou a hora de aprender a usar o acessório. Abaixo, elaboramos um passo a passo, incluindo algumas dicas importantes!

1. Deixe a garrafa em pé algumas horas antes da degustação

Isso fará com que todos os sedimentos se concentrem no fundo e seja mais fácil separá-los do vinho.

2. Despeje o conteúdo da garrafa de vinho dentro do decanter vagarosamente

Se perceber que o líquido começou a ficar turvo, tenha ainda mais cuidado, pois é provável que isso seja decorrente da borra. Faça isso em local bem iluminado. Se necessário, utilize uma lanterna para observar os sedimentos com mais facilidade.

3. Enfim, aguarde!

O tempo de decantação de cada vinho pode variar. A cada 10 ou 15 minutos, faça alguns movimentos circulares com o decanter para que ele se desenvolva e vá experimentando para verificar se a bebida já está no ponto ideal.

Dicas finais

Em alguns casos, o vinho pode esquentar enquanto está sendo decantado. Para impedir que isso aconteça, posicione o decanter sobre um balde cheio de gelo.

Antes de servir, retire-o e espere mais um tempo até que atinja a temperatura ideal de consumo. Se necessário, utilize um termômetro próprio para vinhos para auxiliá-lo.

Depois, evite colocá-lo na geladeira, pois isso pode acabar interferindo nos sabores e aromas da bebida.

Tempo de decantação de cada vinho

Cada vinho tem seu próprio tempo ideal para permanecer no decanter. Algumas vezes, essa informação está contida no rótulo, mas caso isso não ocorra, é possível basear-se nas características da bebida.

Em geral, quanto mais encorpado o vinho, mais tempo ele terá que ser decantado. Isso pode depender tanto das uvas utilizadas em sua elaboração quanto de seu terroir e/ou denominação de origem.

Confira o tempo ideal para decantar alguns tipos de vinhos:

 

Tipo de vinhos Exemplos Tempo
Tintos leves Zinfandel, Pinot Noir, tintos da Borgonha. até 30 minutos
Tintos médios Cabernet Sauvignon, Merlot, Bordeaux, Côtes du Rhône. entre uma e duas horas
Tintos encorpados Syrah, Sangiovese, Vinho do Porto, Brunello di Montalcino, Barolo. três horas ou mais

 

Bônus: Playlist-timer para decantar seu vinho

Abaixo, você encontrará três playlists: para tintos leves, para tintos médios e para tintos encorpados. Cada uma tem o tempo exato para decantar cada um desses tipos de vinhos.

Portanto, para facilitar sua vida, basta despejar o conteúdo da garrafa no decanter, dar o play e esperar enquanto você curte sua música. Uma dica para aproveitar bem esse tempo é abrir o apetite tomando um branco, rosé ou espumante enquanto conversa com seus amigos e familiares.

Agora que tiramos as principais dúvidas de como usar decanter, você está pronto para conhecer e experimentar vinhos especiais! Lembre-se que a prática leva à perfeição e, com o tempo, o uso desse artefato se tornará natural para você!

No Divvino, além de grandes rótulos das principais regiões do mundo, você encontra acessórios para vinho que vão auxiliar sua degustação e elevá-la. Clique no banner abaixo e confira!

como usar decanter acessórios para vinho

Back To Top Skip to content