skip to Main Content
Vinhos Brasileiros: Conheça A História Vitivinífera Nacional!

Vinhos brasileiros: conheça a história vitivinífera nacional!

A história dos vinhos brasileiros, embora não seja tão antiga quanto a de países europeus, remonta a conquista do território nacional. De lá para cá, inúmeras tentativas de cultivo de uvas viníferas, sanções legais e a atuação de imigrantes fizeram parte da trajetória da cultura vitivinífera no Brasil.

Hoje em dia, embora o Sul seja a referência de grande parte da população quando falamos em marcas de vinhos brasileiros, outras regiões estão ganhando destaque e reconhecimento por rótulos de excelente qualidade.

Quer saber mais sobre os vinhos brasileiros populares e a história vitivinífera nacional? Continue a leitura!

Banner Clube D

A história dos vinhos no Brasil

Acredita-se que as primeiras videiras foram plantadas no Brasil em 1532, pouco tempo após a conquista do território pelo povo luso. Quem iniciou o projeto foi o fidalgo Brás Cubas.

Contudo, os resultados não foram os desejados, uma vez que o clima e solos brasileiros eram muito distintos dos terroirs europeus. Tanto é que a primeira casta a render bons frutos no território nacional foi a isabel (vitis labrusca), na encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul, somente por volta de 1742.

Ainda assim, a produção de vinhos brasileiros só ganhou força de fato com a vinda dos imigrantes italianos no século 19, já que o povo, além das cepas italianas, traziam consigo a cultura de consumo de vinhos e desejavam que esse mercado prosperasse no Brasil.

Com o passar dos anos, o aprimoramento das técnicas de plantio e investimento estrangeiro por parte de empresas multinacionais como Moet permitiu o crescimento da atividade vitícola brasileira, que hoje produz vinhos nacionais premiados dentro e fora do país.

Enólogo produzindo vinhos brasileiros

O mercado brasileiro conta, atualmente, com vinhos nacionais de excelente qualidade.

A viticultura hoje no Brasil

Atualmente, com processos bem estabelecidos, tecnologias de ponta e valorização do terroir nacional, a viticultura brasileira segue em crescimento e conta com vinhedos e vinícolas em inúmeras partes do país. A seguir, falamos um pouco sobre cada uma delas.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro de maior reconhecimento quando o assunto é cultura vitivinícola. As principais castas cultivadas da região são isabel, chardonnay, cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot, moscato e riesling itálico, dedicadas quase exclusivamente à elaboração de vinhos e sucos.

A região conta com a D.O Vale dos Vinhedos, Indicações de Procedência como a Campanha Gaúcha, além de outras regiões que vem ganhando reconhecimentos como Farroupilha, Pinto Bandeira e Altos Montes, atestando a qualidade dos rótulos ali produzidos.

Santa Catarina

Santa Catarina, também ao sul do país, elabora vinhos e sucos a partir de uvas como isabel, chardonnay, sauvignon blanc e merlot. Um destaque do estado é a produção de vinhos de altitude, que também possuem sua Indicação de Procedência.

Segundo dados da Embrapa, trata-se de uma região que abrange 29 cidades a 900 e 1400 metros de altitude, sendo a área vitícola mais fria do Brasil. Os vinhos são elaborados a partir de uvas que maturam mais lentamente — por conta do clima temperado — e, como efeito, possuem maior concentração de aromas, além de serem leves e frescos no paladar.

Videiras em Santa Catarina para produção de vinhos brasileiros de altitude

Os vinhos de altitude são o grande destaque na produção vitícola de Santa Catarina.

Minas Gerais e São Paulo

Os estados de Minas Gerais e São Paulo estão ganhando visibilidade nacional e internacional pela elaboração de vinhos finos, especialmente produzidos com a uva syrah.

As tecnologias aplicadas nessas áreas — como a dupla poda — permitem a colheita de inverno, evitando a maturação precoce das cepas, que ocorreria por conta do clima tipicamente tropical dessas regiões.

No Decanter Awards 2021, uma das premiações mais importantes do mundo dos vinhos, 14 rótulos da região sudeste brasileira receberam medalhas de prata e bronze, demonstrando a qualidade dos exemplares produzidos em São Paulo e Minas  Gerais.

Bahia e Pernambuco

Os dois estados do Nordeste brasileiro se tornaram verdadeiras referências em termos de elaboração de vinhos e sucos de qualidade por conta do terroir particular do Vale do São Francisco, que compreende 503 municípios no eixo Petrolina-Juazeiro. 

Lá, o clima é tropical semiárido, conta com alta incidência solar e baixo índice pluviométrico. Por mais que as chuvas sejam escassas, a região é destaque por conta do investimento na irrigação artificial, que a transformou na segunda maior produtora nacional de uvas viníferas e a única área do mundo capaz de realizar até três safras por ano.

O Vale do São Francisco também possui I.P. (Indicação de Procedência) e elabora os chamados vinhos tropicais, jovens, frutados e complexos em aromas. A particularidade desses exemplares foi rapidamente percebida e os rótulos da região ganharam distinção no cenário nacional e internacional, inclusive em premiações como a Grande Prova Vinhos do Brasil.

Goiás

A rota de vinhos de Goiás é mais um exemplo das novas regiões produtoras que estão se tornando referência de cultura vitivinífera. A área é cercada por montanhas, tem clima seco e alta amplitude térmica — características que permitem a maturação ideal das uvas viníferas. 

Tanto é que as condições climáticas da Serra dos Pirineus foi comparada a de áreas muito tradicionais na produção de vinhos, como Chile, Argentina e Califórnia.

Principais castas produzidas no Brasil

As regiões de cultivo das videiras no Brasil produzem uvas para vinhos de mesa, sucos, assim como vinhos finos.

Entre as principais castas estão Lorena, Isabel e bordô para os dois primeiros produtos e moscato, chardonnay, merlot e cabernet sauvignon para exemplares finos.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, as uvas merlot e cabernet sauvignon se adaptaram muito bem e a região se tornou reconhecida por seus tintos elegantes.

Vinhos brasileiros no Divvino

Agora que você já conhece algumas das particularidades sobre a produção nacional, aproveite para conferir os vinhos brasileiros disponíveis no Divvino.

Vinho Brasileiro Villa Francioni Rosé

Produzido na Serra Catarinense, este vinho de corte conta com aromas de frutas silvestres — como romã e goiaba —, frutas vermelhas maduras e toque floral. Além disso, no paladar é leve e delicado, com uma acidez refrescante, perfeita para  consumir nos dias quentes do verão brasileiro.

Na hora de harmonizar, pratos à base de frutos do mar como ostras e camarões são ótimas opções!

Vinho brasileiro Villa Francioni Rosé

Luiz Argenta Clássico Merlot

Luiz Argenta Clássico Merlot é um rótulo produzido na região de I.P. Altos Montes, em Flores da Cunha. Trata-se de um varietal com coloração rubi intensa, aromas de frutas pretas sobre maduras, menta e baunilha, além de taninos macios e redondos.

Para complementar o vinho tinto, aposte em pratos à base de carnes vermelhas ou queijos maturados como o parmesão.

Vinho brasileiro Luiz Argenta Merlot

Espumante Brasileiro Terranova Brut

Para os fãs de espumantes brasileiros, este exemplar produzido no Vale do São Francisco é uma excelente escolha! Elaborado pelo método Charmat, tem aromas de frutas tropicais e toque floral. No paladar, apresenta frescor equilibrado, harmonizando bem com peixes assados e queijos de pasta mole.

Espumante Terranova Brut

Gostou de conhecer mais sobre os vinhos brasileiros? No Divvino, você encontra outros excelentes rótulos nacionais em diversas faixas de preço. Para conferir cada um deles, basta clicar no banner abaixo:

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo