Conheça 7 tipos de uvas famosas na produção de vinhos

Entendendo de vinho / 3 min

28 de agosto de 2018

Das escuras e intensas às suaves, existe uma grande variedade de tipos de uvas na produção dos vinhos pelo mundo. Você já deve ter ouvido por aí nomes como Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir, certo?

Neste post, você vai conhecer sete tipos de uvas conhecidas na produção dos vinhos. Boa leitura!

Carménère

Originária de Bordeaux, na França, a uva Carménère é uma das mais conhecidas na produção de vinhos tinto e rosé. Com aroma doce e robusto, a casta é conhecida por encorpar o vinho.

Syrah

A uva Syrah apresenta cor intensa nos vinhos e é proveniente do Vale do Rhône, na França. O nome do vale é uma referência ao Rio Rhône, que banha a região e tem papel importantíssimo na produção de vinhos franceses brancos, rosés e vermelhos. Dividido em duas sub-regiões, Norte e Sul, o Vale do Rhône é repleto de vinícolas ao longo de sua extensão.

tipos de uvas

O sabor da uva Syrah é frutado e o aroma recorda especiarias. Faz bastante sucesso em países como Argentina e Austrália.

Tempranillo

Espanha e Argentina são países com grande comercialização de vinhos derivados da uva Tempranillo, que, embora com sabor frutado, tem aroma de ervas. Além disso, é adaptável aos mais diferentes climas, evidenciando seu forte sabor nos vinhos.

Malbec

Com sabor macio e aromático, a cepa Malbec é de origem francesa, mas bastante cultivada em solo argentino. A cor vermelha púrpura está presente na coloração dos vinhos feitos com a uva.

tipos de uvas malbec

Merlot

Uma das uvas mais utilizadas para a produção de vinho no mundo, a Merlot é menos ácida, tem aroma perfumado e, em locais mais quentes, com quantidade de sol mais intensa, se desenvolve melhor.

Chardonnay

Presente na produção de vinhos brancos, o tipo de uva Chardonnay também faz bastante sucesso nas prateleiras de vinhos pelo mundo. Pode ter aromas de frutas cítricas e especiarias.

Sauvignon Blanc

De origem francesa, a presença da casta Sauvignon Blanc nos vinhos brancos apresenta muito frescor, que pode variar em aromas tropicais (abacaxi e maracujá) nas regiões mais quentes, e aromas cítricos (limão siciliano e laranja) em localidades mais frias.

tipos de uvas sauvignon blanc

Bônus: Pinot Noir

Uma excelente uva para iniciar na apreciação de vinhos! A Pinot Noir é originária da região da Borgonha, na França, e tem como especialidade, além dos tintos, a produção de champagnes e espumantes. Entre os tipos de uvas, é uma das mais consumidas no mundo!

Para conhecer mais sobre o universo dos vinhos, baixe o Guia Completo de Vinhos Para Iniciantes da loja virtual do Divvino! Clique aqui para fazer o download.