skip to Main Content
Filmes, Livros E Vinhos: 22 Indicações Para Apreciar Com A Bebida

Filmes, livros e vinhos: 22 indicações para apreciar com a bebida

Não há forma melhor de relaxar do que combinar um bom vinho com uma série, filme ou livro. À noite, depois do trabalho, nos finais de semana ou nas férias, aproveitar o descanso dessa forma é sempre prazeroso.

E para que você desfrute desses momentos ao máximo, selecionamos 22 indicações, dentre séries, filmes e livros para conhecer e apreciar com um bom vinho. Confira!

Banner vinhos especiais

Conteúdo do post

Filmes

Para quem prefere um entretenimento mais curto, para assistir em uma noite, os filmes são ideais. Além de tramas clássicas com temáticas envolventes, indicamos também alguns longas relacionados ao mundo dos vinhos e que todo enófilo precisa conhecer!

Sour Grapes

Lançado em 2016, o documentário aborda as fraudes cometidas por Rudy Kurniawan, um colecionador indonésio milionário que vendia garrafas de vinhos com rótulos trocados. O caso foi investigado pelo FBI, e o golpista, condenado a 10 anos de sentença.

Com uma narrativa intrigante, que retrata a realidade abastada dos leilões de vinho, o longa de Jerry Rothwell e Reuben Atlas é perfeito para os enófilos que amam tramas de investigação. Confira o trailer oficial:

O que nos liga

Ce qui nous lie é um filme francês de 2017. O longa explora a relação complicada entre três irmãos que se reencontram em sua cidade natal, Borgonha, quando seu pai fica doente.

Na trama, um dos irmãos, Jean, parte de Borgonha para estudar vinicultura no Chile. Lá, ele decide abrir sua própria vinícola na Austrália com sua esposa. Juliette e Jérémie permaneceram com o pai e, quando este fica doente e Jean retorna, não escondem a mágoa causada pela partida do irmão. 

A narrativa entrelaça os fascínios do vinho com a relação complexa dos três personagens principais, que precisam reconstruir seu vínculo familiar. O drama é envolvente e possui o mundo dos vinhos como pano de fundo. Vale a pena assistir! Confira o trailer abaixo:

Mondovino

Dirigido por Jonathan Nossiter, o filme documentário retrata a globalização do mercado de vinhos, além da história de duas famílias vinicultoras: Mondavi, gigante da Califórnia, e De Montille, produtora familiar da Borgonha.

Com Mondovino, o espectador desfruta um passeio pelos bastidores da indústria dos vinhos, perpassando pequenos e grandes produtores, além de uma discussão sobre o desenvolvimento e evolução dos métodos de produção e comercialização da bebida.

Clássico indicado para qualquer enólogo, o longa foi indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes como Melhor Filme. 

Filme e vinho Mondovino

Clássico entre os enólogos, Mondovino explora a produção de vinho em suas diferentes escalas. | Imagem: Reprodução Amazon

O Nariz

O Nariz é um filme documentário que explora o poder do olfato atrelado à sobrevivência e experiências sensoriais como um todo. Ao longo da produção, descobrimos como esse instinto primitivo está diretamente relacionado às nossas vivências emocionais, quais regiões cerebrais processam as informações olfativas e de que maneira os aromas são capazes de criar conexões viscerais e imediatas. Para quem é enófilo, o longa é indispensável!

O Grande Hotel Budapeste

O Grande Hotel Budapeste, dirigido por Wes Anderson, foi aclamado pela crítica e premiado com quatro Oscars, cinco BAFTAs e um Globo de Ouro. No longa, um escritor denominado “o Autor” conta a história de Zero, um refugiado que se torna mensageiro do hotel, e suas aventuras durante a época em que era empregado.

Ambientada em um período entre guerras, a narrativa fictícia acontece através da explicação de Zero, que conta ao Autor toda sua trajetória no Grande Hotel Budapeste. O longa explora a relação de amizade entre Zero e seu gerente, Monsieur Gustave H, relatando suas aventuras, como o roubo de um famoso quadro Renascentista.

Com uma direção de arte impecável e o humor característico das obras de Anderson, o longa é digno de muitos elogios e uma ótima opção para apreciar com um bom vinho. 

Garota Exemplar

Se você ama dramas, suspense e tramas policiais, Garota Exemplar é o filme para apreciar com seu vinho favorito. O longa, dirigido por David Fincher, conta a história do desaparecimento de Amy em seu quinto aniversário de casamento.

Quando as suspeitas sobre o sumiço recaem sobre seu marido, Nick, este precisa provar que não assassinou sua mulher. A narrativa é envolvente e repleta de reviravoltas, o que faz com que o espectador fique vidrado na tela. Vale a pena conferir! Abaixo, o trailer: 

Meia-noite em Paris

Dirigido e roteirizado por Woody Allen, Meia-noite em Paris é uma comédia romântica que tem como protagonista Owen Wilson. O filme conta a história de Gil, escritor americano que, embora bem-sucedido, questiona os rumos de sua vida ao viajar à Paris com sua noiva, Inez.

O enredo toma forma quando Gil, durante seus passeios noturnos, é transportado para a Paris de 1920, quando o relógio marca meia-noite. Nessa atmosfera histórica e que explora os aspectos mais românticos da cidade das luzes, o escritor se vislumbra com o passado e acredita que, no presente, a beleza está perdida.

Para quem é fã de fotografia, essa é uma obra indispensável, ainda mais quando assistida junto a um bom vinho! O filme foi indicado ao Oscar de melhor direção de arte, melhor direção e melhor filme e foi premiado com o melhor roteiro original. Confira o trailer:

Séries

As séries também são uma ótima forma de entretenimento para apreciar com vinhos. Com todas as plataformas de streaming disponíveis atualmente, você pode encontrar temas variados para assistir a um episódio de vez em quando, ou para maratonar no final de semana. Confira nossas indicações.

Dark

Com três temporadas e uma base de fãs fervorosa, a série alemã elabora uma narrativa complexa, com viagens no tempo, conceitos de física e desaparecimento de crianças, apostando na ficção científica e no suspense para atrair a atenção do público.

A série foi lançada em 2017, e sua última temporada,em 2020. É uma produção original da Netflix e está disponível na plataforma. Confira o trailer.

Peaky Blinders

A série, baseada na organização criminosa britânica estabelecida no século 20, conta a história fictícia de uma família gangster e seus esquemas ilegais em Birmingham, Inglaterra, no período pós Primeira Guerra Mundial.

Com cinco temporadas lançadas, Peaky Blinders é uma produção do canal britânico BBC, mas está disponível na Netflix. 

Foto promocional Peaky Blinders

Peaky Blinders é uma série da BBC que retrata os esquemas ilegais de uma família gangster britânica. | Imagem: Reprodução Revista Variety

Grace and Frankie

A comédia da Netflix explora a amizade entre Grace e Frankie, que desabrocha quando ambas descobrem que seus respectivos maridos são, na verdade, um casal que mantinha uma relação secreta há anos. 

Ao longo das temporadas, você acompanha a jornada de ambas as mulheres que, já com seus 70 e poucos anos, precisam redescobrir seus caminhos, anseios e expectativas sobre a vida. Uma história envolvente, emocionante e, claro, cheia de humor. Confira o trailer.

Fleabag

Fleabag é uma série britânica, escrita e estrelada por Phoebe Waller-Bridge. A comédia dramática aborda os desafios enfrentados pela protagonista, envolvendo diversos âmbitos da vida adulta: luto, relacionamentos, conflitos familiares, trabalho, entre outros.

Um dos grandes diferenciais é que a protagonista quebra a quarta parede constantemente. Ou seja, ela cria um contato direto com a audiência olhando diretamente para a câmera e dividindo sentimentos e opiniões que só “nós” somos capazes de ver e ouvir. 

Esse artifício audiovisual é o que estabelece, quase que imediatamente, um vínculo pessoal, sincero e emotivo com Fleabag.

A comédia dramática está disponível no Amazon Prime e tem duas temporadas ao todo. Ao longo dos episódios, o telespectador é envolvido pelas tramas emocionais da protagonista, enquanto dá boas risadas com seu senso de humor obscuro e sincero.

Livros e vinhos - Fleabag

Fleabag é uma série britânica aclamada pela crítica. | Imagem: Reprodução/Adoro Cinema

Killing Eve

Killing Eve é a série perfeita para quem ama assistir um suspense inusitado enquanto toma um bom vinho. O audiovisual britânico conta a história e relação peculiar entre Eve Polastri, investigadora do serviço de inteligência britânica, e Villanelle, psicopata e assassina contratada para matar nomes influentes.

Ao longo da série, observamos uma obsessão mútua nascer entre as duas personagens principais. Essa relação encabeça uma série de acontecimentos que fazem com que nossos olhos fiquem completamente vidrados na TV. 

Imprevisível e envolvente, Killing Eve está em sua quarta e última temporada. A série está disponível no Globo Play e você pode conferir o trailer a seguir:

Um Brinde ao Vinho

Um Brinde ao Vinho é uma série brasileira, em que Cecília Aldaz — premiada sommelier – viaja por todo o país (ou mundo?), apresentando e desmistificando métodos de produção e diversos tipos de vinhos.

Ao longo dos episódios, somos envolvidos por uma esfera riquíssima de história, conhecimento técnico e apreciação pela Bebida de Baco. 

Um Brinde ao Vinho é, definitivamente, uma série indispensável na lista de qualquer enófilo! Está disponível no Globo Play e na Apple Tv e conta com duas temporadas até o momento.

Livros e vinhos - Um brinde ao vinho

Um Brinde ao Vinho é uma série indispensável para qualquer enófilo! | Imagem: Reprodução/Globoplay

Sal, Gordura, Acidez e Calor

Minissérie exclusiva da Netflix, Sal, Gordura, Acidez e Calor explora esses quatro elementos dentro da culinária. Os episódios são apresentados pela chef e escritora Samin Nostrat, que ilustra questões como a transformação dos ácidos, o uso do calor para modificar a coloração de carnes vegetais, entre outras dicas fascinantes para quem ama cozinhar. Confira o trailer:

Livros

Seja para conhecer a história, técnicas de degustação ou para matar a curiosidade, livros sobre vinho são excelentes. Além disso, narrativas intrigantes também podem ser um ótimo par na hora apreciar a bebida.

Por isso, indicamos quatro livros com temáticas variadas para quem não dispensa uma boa leitura diária. Confira!

Banner Volta ao mundo dos vinhos

A viúva Clicquot: A história de um império do Champanhe e da mulher que o construiu

Para quem gosta e tem conhecimento sobre vinhos, a viúva Clicquot é uma leitura incrível. O livro conta como Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin se tornou líder de sua vinícola e de um império comercial, em um período no qual as mulheres não possuíam voz ou poder. 

No livro, descobrimos como madame Clicquot, viúva aos 27 anos, assumiu o negócio de seu falecido marido e, mesmo em uma época marcada por guerras discriminação de gênero, transformou um negócio familiar em um império do Champagne

Capa do livro A Viúva Clicquot

A Viúva Clicquot narra a história de Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin que, com a perda de seu marido, assume sua vinícola e a transforma em um império comercial. | Reprodução: Amazon

Vinho & guerra

Aos amantes do universo dos vinhos, este livro narra o percurso de cinco famílias vinicultoras da França no período de ocupação nazista, e seus esforços para manter a cultura e o espírito de seu país, apesar dos ataques alemães. 

Para quem se interessa por história, Vinho & Guerra baseia-se em três anos de pesquisas e entrevistas que envolvem o leitor em uma narrativa intensa e emocionante. 

Capa do livro Vinho e Guerra

Baseado em uma pesquisa extensa, Vinho & Guerra narra a história de cinco famílias vinicultoras da França no período da ocupação nazista. | Reprodução: Amazon

1001 vinhos para beber antes de morrer

Este livro é perfeito para os entusiastas de vinhos pois, como o nome sugere, traz uma coletânea extensa de bebidas que um enólogo deve provar antes de morrer. Com sugestões de rótulos dos quatro cantos do mundo, a obra certamente desperta muita curiosidade e desejo.

Capa do livro 1001 Vinhos para beber antes de morrer

Aos enófilos apaixonados, 1001 Vinhos para Beber antes de Morrer traz uma coletânea extensa, com indicações de bebidas dos quatro cantos do mundo. | Reprodução: Amazon

1001 Vinhos Brasileiros

Escrito por Michael Waller, 1001 Vinhos Brasileiros é uma publicação nacional independente que, a partir de uma pesquisa que durou mais de um ano, apresenta exemplares nacionais que atestam o alto nível dos rótulos produzidos no Brasil. 

O autor da obra percorreu milhares de quilômetros dentro do território nacional, degustando centenas de vinhos para criar essa curadoria exclusiva e que defende a qualidade da cultura vitivinífera brasileira. Uma excelente escolha para qualquer enófilo!

O Guia Essencial do Vinho Wine Folly

Wine Folly é um dos livros sobre vinhos mais vendidos e uma das maiores referências sobre o assunto. Com linguagem acessível, traz informações valiosas sobre tipos de uvas, direcionamentos sobre harmonização, dicas de serviço e degustação, e muito mais.

O livro é uma excelente introdução ao mundo do vinho e conta com diversos materiais visuais para facilitar a compreensão de temas complexos. Mas se você é enófilo e já tem conhecimento na área, não se engane! A obra, ainda assim, pode ser muito valiosa para aprofundar seus estudos.

Livros e vinhos - Wine Folly

Wine Folly é um dos guias mais famosos sobre o mundo dos vinhos. | Imagem: Reprodução/Amazon

Contos de Vinho

Para quem aprecia leituras leves e criativas relacionadas ao mundo dos vinhos, Contos de Vinho é uma excelente pedida! A obra foi inspirada pelo perfil homônimo no Instagram e escrita pela enófila Taiana Jung e pelo sommelier Rui Marcos.

O livro conta detalhes desconhecidos sobre diversos rótulos populares e pode deixar sua experiência de degustação ainda melhor! Atualmente, o projeto conta com uma iniciativa no Catarse, que funciona como financiamento coletivo e pré-venda de obras de escritores independentes. Confira mais detalhes sobre a proposta clicando aqui.

Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a Cegueira escancara o âmago da essência humana, em uma narrativa onde toda a população, com a exceção de uma pessoa, se vê cega. Nas palavras de Saramago, a obra evidencia “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam.” Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o livro clássico proporciona ao leitor uma experiência única, repleta de reflexão e questionamentos. 

Capa do livro Ensaio sobre a Cegueira

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Ensaio sobre a Cegueira é uma leitura clássica, que estimula reflexões e questionamentos sobre a sociedade.  | Reprodução: Amazon

Anna Karénina

Aos fãs dos clássicos, Anna Karénina é um romance indispensável para ler enquanto se aprecia um vinho! Escrito pelo autor russo Tolstói, conta a história de Anna, uma aristocrata que se envolve em uma relação extraconjugal.

O romance é ambientado na Rússia Czarista do século 19 e todos os personagens, sem exceção, vivenciam conflitos que têm como pano de fundo códigos morais da época, questões políticas, religiosas, familiares e emocionais.

Durante a leitura, observamos os contrastes entre os sentimentos e comportamentos íntimos dos personagens e suas posturas em eventos aristocráticos, recheados de música, dança e trajes extravagantes.

Embora tenha sido lançado em 1877, Anna Karénina permanece atual e escancara excessos humanos perfeitamente comuns.

Capa do livro Anna Karénina

Clássico russo, Anna Karénina aborda o adultério dentro das esferas políticas, sociais, familiares, religiosas e emocionais. | Imagem: Reprodução/Amazon

Filmes, séries, livros e vinhos são uma combinação indispensável para momentos relaxantes. Na hora de criar essa harmonização, escolha aquele que mais combina com você e divirta-se!

Quer saber mais sobre vinho e dicas de harmonização sobre esse universo? Confira mais conteúdo clicando no banner abaixo!

dicas de harmonização

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo