skip to Main Content
Afinal, Existe Cerveja Sem álcool E Sem Glúten? Entenda!

Afinal, existe cerveja sem álcool e sem glúten? Entenda!

Se você já se perguntou “existe cerveja sem álcool ou sem glúten?”, saiba que, sim, é possível encontrar ambos os estilos no mercado atual. Para quem está tentando reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, tem alguma restrição alimentar ou quer adotar uma rotina mais saudável, essas podem ser boas opções!

Neste post, vamos explicar como as cervejas sem álcool e sem glúten, respectivamente, são produzidas. Ao final do texto, você também encontrará opções de produtos da categoria disponíveis no divvino.com.br. Boa leitura!

Cerveja sem álcool tem álcool?

Talvez essa pergunta soe um pouco estranha, mas ela é importante! De acordo com a IN nº 65, nova Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de 10 de dezembro de 2019, cervejas com até 0,5% de teor alcoólico podem ser classificadas como sem álcool e, inclusive, levar 0% de álcool no rótulo.

Ou seja, alguns produtos da categoria, na verdade, possuem uma pequena porcentagem residual. Por isso, se você já se perguntou sobre pontos como “grávidas podem tomar cerveja sem álcool?”, é bem importante ler o rótulo da bebida e conferir se ela realmente é 0,0% ABV (álcool por volume). Além disso, sempre consulte um médico ou médica de sua confiança para tratar a questão mais a fundo.

Qual o benefício da cerveja sem álcool?

Como comentamos, as cervejas sem álcool são uma ótima alternativa para quem deseja reduzir o consumo de bebidas alcoólicas que, invariavelmente, causa prejuízos à saúde, principalmente quando feito sem moderação.

Além do mais, com a desalcoolização, o valor calórico da bebida é reduzido. Por isso, para quem faz contagem de calorias e procura por alternativas à versão original, a cerveja sem álcool também é uma ótima opção.

copo de cerveja sem álcool

A cerveja sem álcool é menos calórica que as demais, além de ser uma ótima escolha para quem deseja reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Bebidas alcoólicas x saúde

Por mais que o consumo moderado de bebidas alcoólicas seja apontado em diversas pesquisas como benéfico à saúde, é indiscutível que os excessos causam prejuízo ao bem-estar físico e emocional.

O álcool é um grande vilão na saúde do sono, por exemplo, já que, mesmo deixando o corpo sonolento a princípio, não permite o alcance das fases mais profundas e restauradoras do descanso, fazendo com que você acorde cansado e indisposto.

Pensando nisso, a cerveja zero álcool é também uma alternativa para a redução do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e pode ser uma ótima ferramenta para pessoas em processo de recuperação de dependência. Além de uma forma de garantir uma rotina mais saudável e equilibrada

Como é feita a cerveja sem álcool

A cerveja sem álcool é produzida com os mesmos ingredientes da versão tradicional, ou seja, leva água, malte, lúpulo e leveduras. No processo para obtenção da bebida alcoólica, as leveduras fermentam o açúcar do mosto e, como subproduto, tem-se o álcool.

A diferença na fabricação da cerveja não alcoólica são as técnicas usadas para remover o álcool do líquido. As principais são a fervura, a fermentação interrompida, o uso de leveduras especiais, a osmose inversa e a desalcoolização por destilação a vácuo. Vamos explicar cada um deles a seguir.

Fervura (remoção térmica)

A fervura é o processo mais barato para a produção de cervejas sem álcool. Contudo, o resultado final é uma bebida com apenas algumas características similares à versão original, como cor e certos aromas. Isso porque as altas temperaturas comprometem a qualidade final do produto.

Como o ponto de ebulição do álcool é menor do que o da água, para realizar a remoção térmica, o líquido é aquecido a 78,3ºC, fazendo com que o álcool evapore.

Fermentação interrompida

Como o nome sugere, neste processo, as leveduras fermentam o malte, mas são interrompidas assim que o líquido atinge, no máximo, 0,5% de ABV. Essa interrupção pode ser feita utilizando técnicas como a pasteurização ou aquecimento do mosto.

Antigamente, a retirada do álcool acontecia quase que unicamente por meio da fermentação interrompida. O problema é que, muitas vezes, ele confere à cerveja um sabor excessivamente adocicado, em vista de seu açúcar residual. Isso fez com que muitas pessoas, especialmente no Brasil, rejeitassem a bebida sob o argumento de que ela em nada se assemelhava à versão alcoólica.

Leveduras especiais

O avanço tecnológico na produção de cervejas permitiu a criação de diversas ferramentas para aprimorar a elaboração das bebidas da categoria. Dentre elas, as leveduras especiais.

Basicamente, estamos falando de uma levedura com baixo grau de fermentação. Nesse sentido, elas realizam o processo até um certo limite e não produzem quantidades significativas de álcool.

pessoas tomando cerveja em um happy hour

As leveduras especiais permitem a criação de cervejas sem álcool com perfil similar às versões originais.

Osmose reversa

A osmose reversa é um processo mais caro e pouco utilizado. Basicamente, utiliza-se uma membrana semipermeável para separar a água e o álcool da cerveja. Posteriormente, a água é devolvida à mistura, até que ela atinja as porcentagens mínimas para ser considerada uma cerveja sem álcool

Desalcoolização por destilação

A desalcoolização por destilação é um processo bastante efetivo e que permite a criação de cervejas que são 0% álcool de fato. O processo ocorre a vácuo e em baixas temperaturas.

Como a cerveja é composta majoritariamente por água, quando a bebida é submetida a temperaturas específicas, ocorre o congelamento da maior parte do líquido. O único ingrediente que não solidifica, justamente, é o álcool, porque o ponto de congelamento dele é menor do que o da água.

Isso faz com que os dois ingredientes se separem e, posteriormente, é possível transferir a cerveja sem álcool para outro tanque e, assim, realizar o envase normalmente. Como resultado, obtém-se uma bebida com 0% de álcool, mas com características semelhantes à versão alcoólica. Isso porque ela passa pelos mesmos processos de produção, antes de desalcoolização.

homem servindo um copo de cerveja sem álcool diretamente do tanque de inox

A destilação a vácuo permite a criação de cervejas sem álcool com perfil semelhante às versões alcoólicas.

Como a cerveja sem glúten é produzida?

Enquanto a cerveja sem álcool é uma variação interessante para quem deseja reduzir o consumo de álcool ou, por alguma condição médica, não pode consumi-lo, a versão sem glúten é ideal para pessoas celíacas (intolerantes ao glúten).

Mas afinal, o que é o glúten? Trata-se de uma proteína presente em diversos cereais, como aveia, centeio, cevada e malte. De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o mundo, uma em cada cem pessoas é portadora da doença celíaca.

Essa população não é capaz de digerir o glúten, o que pode ocasionar uma série de sintomas, como cólicas, estufamento da barriga, falta de apetite, diarreia, anemia, entre outros. Nesse sentido, marcas que produzem cerveja sem glúten promovem inclusão para pessoas que sofrem com essa intolerância.

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Antes de mais nada, para a produção de cervejas sem glúten, é necessário o uso de maquinário higienizado e esterilizado. Dependendo do grau da doença, algumas pessoas podem ter reações adversas apenas pela contaminação cruzada (transferência direta ou indireta de microrganismos e agentes patogênicos, comumente causada pela limpeza inadequada de equipamentos industriais).

Em termos de produção, a diferença entre a versão original e a sem glúten é que, ao invés de utilizar o malte (um derivado da cevada), optam-se por ingredientes como milho, arroz, sarraceno e sorgo, que não contêm a proteína.

Há também variações com glúten reduzido. Essas cervejas são ideais para quem tem sensibilidade à proteína, mas pode consumi-la em baixas quantidades. Nesse caso, a cerveja passa pelas etapas normais de produção e é filtrada posteriormente.

Cervejas sem álcool e sem glúten no Divvino

Agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, aproveite para conferir marcas que produzem cerveja sem álcool e sem glúten disponíveis no divvino.com.br.

Cerveja Wienbier sem Glúten 710 ml

Do tipo pilsen, esta cerveja sem glúten possui coloração dourada-clara, sabor suave, espuma cremosa, além de corpo e aroma bem equilibrados. Para harmonizar, aposte em uma boa e velha pizza!

Existe cerveja sem álcool e sem glúten - cerveja sem glúten Wienbier

Cerveja Portuguesa Sagres Sem Álcool 330 ml

Esta cerveja puro malte, produzida em Portugal, tem sabor frutado, com notas de cereais e banana. Para apreciá-la da melhor forma, sirva entre 4ºC e 8ºC.

Cerveja Sagres sem álcool

Agora que você já sabe que existe cerveja sem álcool e sem glúten, aproveite para explorar esses nichos e conhecer novos produtos! E lembre-se: em todo caso, a responsabilidade é essencial!

Cervejas sem glúten, principalmente, são bebidas alcoólicas. Portanto, ao ingeri-las, não dirija e prefira sempre o consumo moderado. Caso você seja gestante ou lactante e queira experimentar cervejas sem álcool, consulte seu médico ou nutricionista antes de mais nada.

Para conhecer mais conteúdos de Dicas e Curiosidades aqui do blog do Divvino, acesse a categoria clicando no banner abaixo!

dicas e curiosidades vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo