skip to Main Content
Existe Vinho Sem álcool Ou Com Baixo Teor Alcoólico?

Existe vinho sem álcool ou com baixo teor alcoólico?

Muitas são as situações e condições em que a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada. Menores de idade, condutores de veículos, grávidas, usuários de medicamentos, portadores de determinadas doenças, além de indivíduos com histórico de dependência, não devem realizar o consumo. Em alguns casos, há legislações e regulamentações a respeito da ingestão, e não segui-las pode ocasionar multas e até mesmo apreensões.

No entanto, assim como é possível encontrar cerveja sem álcool, você sabia que existe vinho sem álcool e vinho com baixo teor alcoólico? Essas alternativas são excelentes escolhas se você busca mais segurança e qualidade de vida, mas não deseja deixar de lado a sua taça!

Para saber mais sobre elas, continue a leitura deste texto e descubra como os vinhos sem álcool e de baixo teor são produzidos, assim como os benefícios ao optar por eles!

Guia de vinho para iniciantes Divvino

É verdade que existe vinho sem álcool?

Sim, o vinho sem álcool existe e não é de hoje. A história desse tipo de bebida remonta a séculos atrás. 

O que mudou de lá para cá é que os métodos e as etapas de produção foram sendo aprimorados e o vinho deixou de perder sabor e qualidade. Com os avanços tecnológicos e a aplicação de técnicas aprimoradas, tornou-se viável criar rótulos mais sofisticados de vinho sem álcool

Inclusive, o desenvolvimento e a popularidade desse estilo aumentaram significativamente nos últimos anos. 

Entre os fatores que transformaram esse cenário, podemos listar a preocupação da sociedade em garantir uma rotina mais saudável, as mudanças nas preferências dos consumidores e o aumento de restrições legais relativas ao consumo de álcool em determinadas situações.

Imagem de uma mulher grávida, em pé, com uma mão na barriga e a outra recusando uma taça de vinho com álcool.

Em algumas situações, como durante a gravidez, o consumo de álcool deve ser evitado.

Vinho sem álcool é suco de uva?

Antes que você crie uma relação entre os dois, saiba que o vinho sem álcool não é a mesma coisa que suco de uva. 

Enquanto o suco é feito das chamadas uvas de mesa, que são cozidas, maceradas, pasteurizadas e engarrafadas, os vinhos são produzidos a partir das castas Vítis Viníferas (frutos de origem europeia e destinados à criação desse tipo de bebida). Depois de colhidas e esmagadas, elas passam por um processo que garante propriedades importantes para chegarmos ao vinho: a fermentação. 

No próximo tópico, explicamos como a desalcoolização pode ser aplicada depois ou antes dessa etapa.

Como o vinho sem álcool é produzido?

Através de uma combinação de técnicas, é possível ter um vinho com teor alcoólico 0,0%, mas também reduzir o percentual quando há a intenção de obter um vinho com pouco álcool. Tudo isso sem perder os sabores e os aromas da bebida.

Entre os principais métodos, podemos citar a filtração por membrana, a evaporação a vácuo, o processo de desalcoolização por osmose reversa e a fermentação controlada.

Filtração por membrana

O vinho passa por membranas de filtração que ajudam a reter moléculas de álcool enquanto outros componentes, como água, açúcares, ácidos e compostos aromáticos, passam. A filtragem ocorre em diferentes estágios para remover gradualmente o álcool e obter um vinho com baixo teor alcoólico, entre 6%, 7% ou 8%, ou sem álcool (0,0%).

Banner guia conservação de vinhos

Evaporação a vácuo

Neste caso, o vinho é aquecido sob vácuo, em temperaturas controladas. O álcool evapora a uma temperatura inferior à do restante do líquido, o que faz com ele seja removido separadamente. Na sequência, o vapor de álcool é condensado e coletado, ajudando a reduzir o teor alcoólico do rótulo.

Processo de desalcoolização por osmose reversa

A osmose reversa é um método em que o vinho é pressurizado e forçado a passar por membranas semipermeáveis. Elas retêm as moléculas de álcool e permitem a passagem de outras substâncias. O álcool é separado do vinho e descartado.

Fermentação controlada

Durante o processo de fermentação, é possível interromper a conversão completa do açúcar em álcool. A paralisação pode ser feita com o controle da temperatura, a adição de dióxido de enxofre ou o uso químicos que inibem a ação das leveduras. Ao final, obtém-se um vinho com teor alcoólico reduzido ou sem álcool. 

O adiantamento da vindima, ou seja, a colheita antecipada das uvas, também é uma forma de criar rótulos sem ou de baixo teor alcoólico, já que a técnica ajuda a reduzir o teor de açúcar e, consequentemente, a quantidade de álcool produzida durante a fermentação.

Onde comprar vinho sem álcool?

Hoje em dia, existem várias opções de rótulos 0,0% no mercado. Há vinho tinto sem álcool, mas também brancos, rosés e espumantes que servem de alternativa para aqueles que desejam apreciar produtos da categoria, mas não querem ou não podem consumir bebidas alcoólicas.

Se é o seu caso, no divvino.com.br você encontra marcas de vinho com baixo teor alcoólico, mas também sem álcool. Nosso mais novo lançamento são os rótulos desalcoolizados Cero Coma, produzidos pela vinícola espanhola Vicente Gandia.

Vinhos sem álcool Cero Coma tinto e branco - disponíveis no divvino.com.br.

Os vinhos sem álcool da linha Cero Coma, da Vicente Gandia, são novidades no divvino.com.br.

Ao contrário dos vinhos sem álcool comumente disponíveis no mercado, os da Gandia têm a mesma elaboração de um vinho tradicional, passando por todas as etapas de vinificação e, na sequência, sofrem a retirada do álcool — o que ajuda preservar o sabor e aroma dos vinhos, assim como as propriedades benéficas da bebida feita da uva.

Conheça a seguir detalhes de dois rótulos disponíveis no nosso portfólio, sendo um branco e um tinto, além de dicas de harmonização!

Vinho Branco Vicente Gandia Cero Coma Sem Álcool

Elaborado a partir do blend de castas espanholas, o rótulo passa pelo mesmo processo de um vinho branco tradicional e, depois, pela desalcoolização, o que resulta em aromas e sabores similares aos do vinho com álcool.

A coloração é amarelo-pálido. No olfato, você vai notar aromas de flores e frutas brancas. No paladar, apresenta leve toque doce e boa acidez.

Harmonização

Harmonize-o com risoto de frutos do mar, paella valenciana, risoto de marisco, bobó de camarão, peixe assado, sushi e sashimis e queijos brancos. Sirva entre 7°C e 13°C.

Vinho Tinto Vicente Gandia Cero Coma Sem Álcool

Já o rótulo tinto desalcoolizado da vinícola também é um blend de uvas da Espanha, que apresenta coloração rubi, aromas de frutas vermelhas maduras e especiarias, taninos finos e uma acidez harmoniosa no paladar. Você vai notar, ainda, uma leve sensação de dulçor.

Harmonização

Harmonize-o com salmão grelhado, risoto de filé, carnes vermelhas magras assadas, paella valenciana, hambúrguer de cogumelos, pizza de queijos e carne de porco ao molho agridoce. Sirva entre 16°C e 20°C.

Porém, antes de consumir, seja responsável e lembre-se: respeite a lei, assim como o seu estado físico e psicológico; ao beber, não dirija; e sempre consulte um profissional para obter orientações personalizadas com base na sua condição de saúde.

Contudo, caso você faça parte do grupo cujo consumo de álcool é aceitável, saiba que o Ministério da Saúde não define limites específicos. Mas é possível se orientar pelas seguintes diretrizes gerais de moderação e responsabilidade semelhantes às internacionais:

  • Para homens: recomenda-se até duas doses-padrão de álcool por dia, ou seja, cerca de 296 ml.
  • Para mulheres: recomenda-se até uma dose-padrão de álcool por dia, ou seja, cerca de 148 ml.

Atenção: uma dose-padrão de vinho corresponde a aproximadamente 148 ml (5 oz) com cerca de 12% de álcool.

Agora que você já sabe que tem vinho sem álcool e com baixo teor alcoólico, para adquirir o seu rótulo e descobrir que a vida pode ser apreciada de forma consciente e saudável, clique no banner abaixo e conheça as opções disponíveis no divvino.com.br!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo