skip to Main Content
Conheça As Características Dos Principais Tipos De Cerveja

Conheça as características dos principais tipos de cerveja

A cerveja é uma das bebidas mais queridas entre os brasileiros, que ocupam o 3º lugar no ranking mundial em termos de consumo, segundo dados da Credit Suisse e Statista. Com variações a partir de quatro ingredientes essenciais — água, malte, lúpulo e leveduras —, é possível encontrar inúmeros estilos, diferenciados a partir dos métodos de fabricação.

Pensando nisso, neste post, elencamos alguns dos principais tipos de cerveja que você precisa conhecer e provar, e explicamos brevemente o processo de produção da bebida. Além disso, ao final do conteúdo, você confere sugestões de harmonização, indicadas pelo Sommelier e Mestre em Estilos de Cervejas, Especialista em Análise Sensorial e Off Flavours e Tecnólogo Cervejeiro Rafael Cherutti.

Para conferir todas as informações, siga a leitura do texto!

Banner Clube D

Como as cervejas são produzidas?

A produção de cerveja envolve, essencialmente, sete etapas: moagem, brassagem, filtragem, fervura, resfriamento, fermentação e maturação.

1. Moagem

A moagem é o processo utilizado para germinar e umedecer os grãos, permitindo, posteriormente, a transformação do amido em açúcar. Para isso, eles são umedecidos, secados e torrados.

2. Brassagem

A brassagem consiste no cozimento dos grãos em água quente, à temperaturas definidas pelo mestre cervejeiro. O método ativa as enzimas do malte, transformando o amido em açúcar.

3. Filtragem

A filtragem é utilizada para separar o mosto dos resíduos sólidos dos grãos, como bagaço e casca. O processo ocorre em tanques de inox.

Filtragem tipos de cerveja

A filtragem separa os resíduos sólidos do mosto da cerveja.

4. Fervura

A fervura serve dois objetivos principais: esterilizar o líquido e incitar a liberação de outros açúcares presentes no mosto. Além disso, é durante essa etapa que o lúpulo e outros ingredientes são adicionados, para conferir o amargor dos diferentes tipos de cerveja.

5. Resfriamento

Para que as leveduras possam agir no mosto, é necessário que o líquido esteja na temperatura ideal, que varia de acordo com o tipo de cerveja. Isso porque, em temperaturas muito elevadas, esses microorganismos não conseguem sobreviver.

Portanto, o resfriamento se faz necessário para permitir que o processo de fermentação ocorra. Essa etapa de produção pode levar até sete dias.

6. Fermentação

Assim como ocorre com os vinhos, a fermentação é o processo utilizado para transformar o açúcar do mosto em álcool e gás carbônico. Para isso, utiliza-se leveduras — que podem ser nativas ou não.

7. Maturação

Para que a maturação ocorra, a cerveja é armazenada em tanques e permanece durante semanas ou meses. Essa etapa é responsável pelo desenvolvimento dos aromas e textura da bebida.

Como as cervejas se diferenciam?

Essencialmente, a diferença entre os tipos de cerveja decorre dos grãos e leveduras utilizados, assim como o método de fermentação aplicado. As três principais famílias são Lambic, Ale e Lager, que englobam outras subdivisões.

Banner Volta ao Mundo dos Vinhos

Família Lambic

As cervejas Lambic são aquelas produzidas com métodos de fermentação espontânea. Ou seja, o processo ocorre apenas com as leveduras nativas do mosto, sem a adição de outros fermentos. Os principais tipos de cerveja da categoria são a Gueuze, a Faro, a Fruit e a Kriek.

Família Ale

As cervejas da família Ale passam por um processo de alta fermentação. Isso quer dizer que as leveduras permanecem sobre o mosto durante e após o processo. São bebidas encorpadas, que podem variar entre sabores mais doces e frutados até os mais amargos.

Confira a seguir as principais cervejas da família Ale.

Weiss

Tipicamente alemã, Weiss é uma cerveja de trigo que apresenta perfil aromático frutado e de especiaria, com destaque para notas de banana, maçã e cravo.

A bebida conta com uma quantidade abundante de espuma branca, é moderadamente alcoólica e muito refrescante.

Weiss tipos de cerveja

A Weiss é uma cerveja leve e refrescante da família Ale.

IPA

Abreviação de Indian Pale Ale, esse tipo de cerveja era exportado para as Índias pelos ingleses. Com o tempo, percebeu-se que bebidas mais alcoólicas e concentradas em lúpulo resistiam às viagens e chegavam em seu destino com a qualidade preservada. A partir dessa constatação, surgiu a IPA.

Logo, as cervejas IPAs, em vista da concentração de lúpulo, são mais amargas, além de terem teor alcoólico médio a alto. Possuem coloração dourada e aromas frutados, florais e de ervas.

American IPAs

Embora as primeiras IPAs sejam inglesas, produtores americanos investiram no estilo, mas utilizam o lúpulo de seu país na elaboração das American IPAs, que são bebidas mais cítricas, intensas em amargor e complexas em aromas.

Witbier

A Witbier é uma cerveja de tonalidade amarelo claro e turva, já que não passa pela etapa da filtragem. Seu grande destaque está nas notas de frutas e especiarias, decorrentes da adição de sementes de coentro e cascas de laranja — ou até mesmo limão siciliano — durante o processo de produção.

Stout

A Stout é uma cerveja de coloração mais escura. A torra dos grãos confere à bebida sabor intenso e aromas tostados do malte.

Stout tipos de cerveja

Para quem gosta de cervejas intensas, vale a pena experimentar a Stout!

Bitter

Cerveja à base de malte, é uma variação com sabor mais leve e graduação alcoólica baixa. Contudo, possui amargor presente.

Red Ale

Com amargor baixo e teor alcoólico alto, a Red Ale é uma bebida de aromas complexos, que remetem a frutas em compota ou frutas secas, além de apresentar notas florais, de cacau e de caramelo. Quanto à coloração, ela pode variar desde o âmbar até o marrom escuro.

Red Ale tipos de cerveja

A Red Ale é uma cerveja com perfil aromático complexo.

English Brown Ale

A English Brown Ale é uma cerveja muito consumida em Londres. Sua elaboração evidencia a presença do malte tanto no palato quanto nos aromas.

Família Lager

Ao contrário da Ale, as cervejas da família Lager passam por um processo de baixa fermentação. Ou seja, as leveduras ficam depositadas no fundo do tanque durante essa etapa. Além disso, a transformação do açúcar em álcool ocorre a temperaturas mais baixas. A seguir, elencamos as principais bebidas da categoria.

Pilsen

Um dos tipos de cerveja mais conhecidos no mundo, apresenta amargor médio a alto, coloração clara e presença do malte e do lúpulo tanto nos aromas quanto nos sabores.

Strong Pale Lager

De graduação alcoólica elevada, a Strong Pale Lager é uma cerveja mais doce, com notas de malte em seus aromas.

Bock

Cerveja de sabor adocicado, que lembra chocolate e nozes, a Bock tem coloração marrom escura e teor alcoólico alto. É uma bebida de amargor médio e ricamente maltada.

Bock tipos de cerveja

Adocicada e intensa, a Bock é uma cerveja da família Lager que apresenta notas de chocolate e nozes.

Amber Lager

Com aromas tostados que lembram caramelo, a Amber Lager tem amargor e graduação alcoólica medianas. Sua coloração pode variar entre o dourado e o cobre, conforme os métodos de produção.

Porter

A cerveja Porter é elaborada com malte torrado, o que confere à bebida notas de caramelo, café e chocolate.

Kolsch

Bebida mais delicada, a cerveja Kolsch tem tonalidades mais claras, paladar delicado e aromas tipicamente frutados.

Kolsch tipos de cerveja

Leve e frutada, a Kolsch é ideal para quem prefere cervejas refrescantes.

Premium Lager

Outro tipo de cerveja leve e refrescante, a Premium Lager tem baixo amargor e notas de malte em seu perfil aromático.

Copos para os diferentes tipos de cerveja

Assim como ocorre com as taças de vinho, alguns tipos de copo de cerveja são mais indicados para valorizar estilos específicos da bebida, enriquecendo a degustação como um todo.

O Divvino elaborou um infográfico para te ajudar a escolher o melhor copo para suas cervejas preferidas:

Infográfico sobre copos para cada tipo de cerveja

Copos adequados para cada tipo de cerveja.

Harmonização com cervejas

De acordo com o entusiasta, sommelier, especialista em análise sensorial e off flavours, tecnólogo e professor da Escola de Gastronomia Sal a Gosto Rafael Cherutti, as cervejas podem e devem estar incluídas à mesa das pessoas, uma vez que elas são versáteis e democráticas. Pensando nisso, em entrevista ao Divvino, Rafa ofereceu algumas dicas de harmonização acessíveis e de fácil preparo, confira!

sugestões de harmonização com diferentes tipos de cerveja

Sugestões de harmonização com diferentes cervejas artesanais.

E agora que você conhece alguns dos principais estilos de cerveja e sugestões de harmonização, que tal conferir os produtos disponíveis no Divvino e escolher a bebida perfeita para a sua próxima noite entre amigos? Para isso, basta clicar no banner abaixo:

Banner volta ao mundo dos vinhos

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo