skip to Main Content
Vinho Para Presentear Um Amigo: Dicas E Rótulos!

Vinho para presentear um amigo: dicas e rótulos!

Bons motivos para presentear com vinho, não faltam. A bebida é um clássico e, devido a quantidade de estilos distintos, é capaz de agradar diversos gostos e personalidades.

Se você está pensando em comprar um vinho para presentear um amigo ou amiga, mas ainda está em dúvida de qual rótulo escolher, neste texto listamos algumas dicas que vão ajudar na sua decisão. Trouxemos, ainda, sugestões de rótulos para facilitá-la ainda mais. Para conferir, continue a leitura!

Banner Clube D

Descubra o nível de conhecimento dele ou dela sobre vinhos

Talvez seja óbvio, mas muitas pessoas esquecem desse detalhe importante: é preciso compreender qual o nível de conhecimento da pessoa presenteada em relação ao mundo dos vinhos.

Imagine presentear alguém que entende muito de vinho com um rótulo inferior ao que ele tem preferência, assim como ofertar um vinho complexo para alguém que não é um grande conhecedor. Nas duas situações, as chances de desagradar são grandes.

Apaixonados por vinhos

Estão sempre lendo a respeito do assunto, realizam viagens enoturísticas ou cursos para enófilos, sempre têm garrafas em casa e até mesmo livros na estante relativos à temática, assim como acessórios — taças, saca rolhas, decanter, etc.

Aprendiz de vinhos

Está começando a dar os primeiros passos nesse universo, descobrindo o próprio gosto, experimentando castas diferentes de uvas e aperfeiçoando os conhecimentos experimentando rótulos enviados por clubes de assinatura de vinhos, como é o caso do ClubeD do Divvino.

Apreciadores de vinho

Não entendem muito da técnica, tendo um conhecimento menos amplo de uvas, por exemplo, exigindo rótulos que devem ser fáceis de agradar e não exigem tantas habilidades gustativas. 

Entenda o paladar do seu amigo ou amiga

Como comentado no início deste texto, os diversos tipos de vinhos existentes são capazes de agradar paladares distintos. No entanto, não é viável sair optando por um rótulo qualquer sem entender, anteriormente, quais são as preferências gustativas de quem será presenteado.

Por isso, você pode averiguar se ele ou ela gostam mais de vinhos tintos, brancos ou rosés, se há uma uva favorita, quais pratos têm mais apreço — já pensando na harmonização —, se prefere rótulos mais encorpados ou leves, seco, meio-seco, doce ou suave, entre outros detalhes.

Na dúvida, vá de signo!

O esoterismo nunca esteve tão em alta e os signos também alcançaram os vinhos, por isso trouxemos abaixo um infográfico com as características de cada uma das 12 casas do zodíaco, responsáveis por influenciar o gosto, o comportamento, a personalidade, o estilo e as preferências de cada pessoa (desde que seu amigo ou amiga acreditem, é claro!). 

Rótulos de vinhos para presentear a partir do signo

Na sequência, você confere sugestões de rótulos que combinam com cada uma delas: áries, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escorpião, sagitário, capricórnio, aquário e peixes.

Áries (21/03 a 20/04)

Intenso e vibrante, com taninos pronunciados: rótulo Gallant Red, originário da África do Sul, é composto das uvas shiraz, pinotage e durif.

Touro (21/04 a 20/05)

Tradicional e com bom preço: rótulo El Bravo, originário da Espanha, composto da uva tempranillo.

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Ideal para geminianos que buscam sabores únicos: rótulo Los Primos, originário da Argentina, composto das uvas pinot noir e malbec.

Câncer (21/06 a 21/07)

Vinho gastronômico, que pode ser harmonizado com qualquer mood do dia ou da noite: rótulo Particular, originário da Argentina, composto da uva malbec.

Leão (22/07 a 22/08)

Perfeito para o signo mais luxuoso do zodíaco: espumante Chandon Brut, originário do Brasil, composto das uvas chardonnay, pinot noir e riesling itálico.

Virgem (23/08 a 22/09)

Vinho com casta super típica, recomendado para virginianos perfeccionistas: rótulo Castellani, originário da Itália, composto da uva nero d’avola.

Libra (23/09 a 22/10)

Rótulo com o equilíbrio perfeito entre diferentes castas: Moutard Cuvée Prestige, originário da França, composto das uvas chardonnay e pinot noir.

Escorpião (23/0 a 21/11)

De produção limitada e design luxuoso, capaz de atender os elevados padrões escorpianos: rótulo Vicente Gandia Bobal Negro, originário da Espanha, composto da uva bobal.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Diretamente de Mendoza, ideal para sagitarianos que não gostam de lugar-comum: rótulo Trivento reserve White Malbec, um vinho branco originário da Argentina, composto das uvas malbec e pinot noir.

Capricórnio (22/12 a 20/01)

O perfeccionismo de caprica pede um blend único em uma garrafa linda: Champagne Moutard 6 Cepages Gold 2010, originário da França, composto das uvas pinot noir, pinot blanc, pinot meunier, chardonnay, petit meslier e arbane

Aquário (21/01 a 18/02)

A busca incessante dos aquarianos por novidades pede um rosé produzido para ser tomado com gelo: rótulo Rosé On Ice, originário da França, composto das uvas grenache, cinsault e muscat.

Peixes (19/02 a 20/03)

A sensibilidade dos piscianos sugere um vinho verde leve e refrescante: rótulo Casal Mendes Vinho Verde D.O.C, originário de Portugal, composto pelas uvas azal, perdena, trajadura e loureiro.

Seguindo essas dicas básicas, escolher o vinho ideal para presentear um amigo será mais fácil. Vale ainda sondar pessoas próximas a ele ou ela para compreender um pouco mais sobre a afinidade que possuem com a bebida.

E se você deseja conferir mais opções de melhores vinhos para presentear seu amigo ou amiga, aproveite para conhecer o e-commerce do Divvino clicando no banner abaixo!

Banner rótulos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo