skip to Main Content
Conheça 3 Tipos De Vinhos Para Harmonizar Com Queijo Provolone

Conheça 3 tipos de vinhos para harmonizar com queijo provolone

De origem italiana, o queijo provolone é produzido com a fermentação da massa e partir do leite de vaca. Muito consumido no Brasil, pode se apresentar mais suave ou mais picante, dependendo da maturação, e com diferentes formatos: desde o salame a pêra.

É preciso ter muito cuidado no momento de harmonizar esse tipo de queijo com o vinho. Se a bebida escolhida tiver uma acentuação de taninos mais intensa, o sabor do provolone pode perder seu encanto.

Por isso, conheça três tipos de vinhos que podem oferecer uma combinação perfeita. Confira!

Conteúdo do post

Tempranillo

Esse tipo de uva tem sabor frutado e um intenso aroma de ervas. A tempranillo possui uma ótima característica: consegue se adaptar aos diferentes tipos de clima. O resultado disso é um forte sabor dos vinhos, o que pode harmonizar perfeitamente com a textura do queijo provolone.

Com a alimento e a bebida na boca, a frutuosidade e a suavidade do sabor do queijo, se este não estiver maturado, podem causar uma ótima experiência de harmonização.

Vinho sugerido

A recomendação é o vinho Hoya Crianza Cabernet Sauvignon, originário da famosa vinícola espanhola Vicente Gandía. O rótulo passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 7 meses e em barrica americana.

taninos: finos
acidez: equilibrada
corpo: delicado e estruturado

Merlot

Menos ácida, em locais com intenso calor, a uva Merlot apresenta sua melhor forma! A fruta está presente em quase todo o mundo e tem como principal característica seu aroma perfumado, o que pode contrastar com o aroma do queijo e garantir uma ótima harmonização.

Vinho sugerido

A indicação é o Château Bel-Air Raillon Côtes De Bourg, um blend 80% Merlot, 15% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon, que repousa por 8 meses em garrafa nas adegas do Chateau.

taninos: equilibrados
acidez: intensa
madeira: suave
corpo: equilibrado

Malbec

Embora seja bastante cultivada na Argentina, a uva Malbec é de origem francesa. A cepa é bastante conhecida pela coloração vermelha púrpura nos vinhos.

Aqui está um bom motivo para apostar na harmonização de queijos provolone e vinhos com a uva Malbec: seu sabor macio e aromático.

Vinho sugerido

O Vinorum Reserva Malbec 2014 é um varietal 100% Malbec, que passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 8 meses e ainda repousa por mais 12 meses em garrafa na adega.

taninos: equilibrados
acidez: equilibrada
madeira: intensa
corpo: equilibrado

vinhos e queijo provolone

O que achou das sugestões de harmonização entre vinhos e queijo provolone? Aproveite para conhecer outros rótulos que podem ser agradáveis para essa combinação. Clique no banner abaixo e conheça a loja virtual do Divvino!

Aproveite para comprar já seus vinhos prediletos para fazer a harmonização! Clique aqui e acesse a loja virtual do Divvino!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo