Conheça 3 tipos de vinhos para harmonizar com queijo provolone

Harmonização / 3 min

30 de novembro de 2018

De origem italiana, o queijo provolone é produzido com a fermentação da massa e partir do leite de vaca. Muito consumido no Brasil, pode se apresentar mais suave ou mais picante, dependendo da maturação, e com diferentes formatos: desde o salame a pêra.

É preciso ter muito cuidado no momento de harmonizar esse tipo de queijo com o vinho. Se a bebida escolhida tiver uma acentuação de taninos mais intensa, o sabor do provolone pode perder seu encanto.

Por isso, conheça três tipos de vinhos que podem oferecer uma combinação perfeita. Confira!

Tempranillo

Esse tipo de uva tem sabor frutado e um intenso aroma de ervas. A tempranillo possui uma ótima característica: consegue se adaptar aos diferentes tipos de clima. O resultado disso é um forte sabor dos vinhos, o que pode harmonizar perfeitamente com a textura do queijo provolone.

Com a alimento e a bebida na boca, a frutuosidade e a suavidade do sabor do queijo, se este não estiver maturado, podem causar uma ótima experiência de harmonização.

Vinho sugerido

A recomendação é o vinho Eguren Ugarte Crianza, originário da famosa vinícola espanhola. O rótulo é um blend 90% Tempranillo e 10% Garnacha, que passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 15 meses e ainda repousa por mais 4 meses em garrafa na adega.

taninos: equilibrados
acidez: equilibrada
madeira: intensa
corpo: intenso

vinhos e queijo provolone

Merlot

Menos ácida, em locais com intenso calor, a uva Merlot apresenta sua melhor forma! A fruta está presente em quase todo o mundo e tem como principal característica seu aroma perfumado, o que pode contrastar com o aroma do queijo e garantir uma ótima harmonização.

Vinho sugerido

A indicação é o Château Bel-Air Raillon Côtes De Bourg, um blend 80% Merlot, 15% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon, que repousa por 8 meses em garrafa nas adegas do Chateau.

taninos: equilibrados
acidez: intensa
madeira: suave
corpo: equilibrado

vinhos e queijo provolone

Malbec

Embora seja bastante cultivada na Argentina, a uva Malbec é de origem francesa. A cepa é bastante conhecida pela coloração vermelha púrpura nos vinhos.

Aqui está um bom motivo para apostar na harmonização de queijos provolone e vinhos com a uva Malbec: seu sabor macio e aromático.

Vinho sugerido

O Vinorum Reserva Malbec 2014 é um varietal 100% Malbec, que passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 8 meses e ainda repousa por mais 12 meses em garrafa na adega.

taninos: equilibrados
acidez: equilibrada
madeira: intensa
corpo: equilibrado

vinhos e queijo provolone

O que achou das sugestões de harmonização entre vinhos e queijo provolone? Aproveite para conhecer outros rótulos que podem ser agradáveis para essa combinação. Clique no banner abaixo e conheça a loja virtual do Divvino!

Aproveite para comprar já seus vinhos prediletos para fazer a harmonização! Clique aqui e acesse a loja virtual do Divvino!