skip to Main Content
Carne De Porco E Vinho: 3 Harmonizações Descomplicadas

Carne de porco e vinho: 3 harmonizações descomplicadas

Dos mais comuns aos mais elaborados, pratos com carnes de porco como protagonistas fazem muito sucesso, seja nas refeições do dia a dia ou em jantares especiais.

Confira, neste post, dicas de três pratos descomplicados para criar excelentes harmonizações entre carne de porco e vinho, para uma refeição prazerosa e uma noite agradável!

, que podem ser harmonizados com bons vinhos, proporcionando uma refeição prazerosa e uma noite agradável!

1. Caldinho de feijão com bacon e calabresa

Os caldos e as sopas fazem muito sucesso no inverno, mas há quem tenha o hábito de consumi-los durante todo o ano. Versáteis, os caldos podem ser combinados com diversos tipos de carne, legumes e especiarias.

Um dos que fazem mais sucesso é o caldinho de feijão, que é comumente combinado com calabresa, bacon e cheiro verde. E, é claro, que existe o vinho perfeito para acompanhar essa comida saborosa e descomplicadas. Veja abaixo!

Vinho perfeito

Com taninos pronunciados e boa acidez, os vinhos com a uva Cabernet Sauvignon são a melhor alternativa para harmonização com um delicioso caldinho de feijoada, porque quebram a gordura do bacon e da calabresa. Sugerimos como opção o rótulo Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2015, que harmoniza bem com carnes suínas.

Dicas para servir

Em uma mesa, você pode servir o caldinho isolado dos complementos. A vantagem dessa escolha é que, se o prato for feito muitos convidados, eles podem adicionar somente os complementos de sua preferência. Quanto à bebida, para o rótulo sugerido acima, a temperatura ideal de serviço é de 16ºC.

2. Pizza de bacon

Uma boa massa combinada à crocância do bacon é perfeita para várias ocasiões: do happy hour com a turma ao jantar à dois. Apesar da combinação nada óbvia, o segredo para uma proporcionar uma ótima experiência ao paladar pode estar na harmonização com a bebida certa.

carne de porco e vinho

Vinho perfeito

A acidez do bacon exige uma bebida menos intensa, com taninos menos aflorados, como é o caso da uva Chardonnay. A nossa recomendação é o Veuve Clicqout Demi-Sec. Esse vinho francês, da região de Champagne, destaca-se cor amarela de reflexos intensamente dourados e seu aroma carregado de frutas maduras, mel e pão torrado.

Dicas para servir

Lembre-se que molhos e outros complementos podem afetar a harmonização, a depender dos ingredientes. Um molho branco delicado é uma ótima aposta para acompanhar a refeição! Fatie em a pizza em petiscos, optando por formato quadrado ou em tiras retangulares.

3. Abóbora com linguiça

A combinação entre abóbora e linguiça pode parecer inusitada para alguns, mas é um prato muito comum no Brasil. A receita, que é simples de fazer, pode ser executada até pelos menos experientes na cozinha. A abóbora pode ser preparada em cubos, em creme ou como escondidinho.

O requinte do prato pode ser associado à combinação com um bom vinho e toques refinados na decoração na hora de servir.

carne de porco e vinho

Vinho perfeito

Para essa harmonização entre carne de porco e vinho, a nossa recomendação é o rótulo tinto português Salino Reserva, que é intenso e repleto de especiarias. Da região da IG Lisboa, passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 10 meses na vínicola Adegamãe.

Apresenta coloração rubi com reflexos púrpura, no olfato notas de frutas sobre maduras e especiarias, além de leve tostado. No paladar, espere taninos estruturados e boa acidez.

Dica para servir

A forma mais apropriada para servir o Alpataco Reserva Cabernet Sauvignon é a 17ºC, em uma taça Bordeaux. Quanto ao prato, escolha louças apropriadas de acordo com o modo de preparo da abóbora e capriche na apresentação!

Gostou das nossas dicas? Acesse outros conteúdos sobre harmonização de vinhos clicando no banner abaixo:

Dicas de harmonização no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo