Equipe Divvino

Carne de porco e vinho: 3 harmonizações descomplicadas

Carnes de porco / 3 min

30 de novembro de 2018

Dos mais comuns aos mais elaborados, pratos com carnes de porco como protagonistas fazem muito sucesso, seja nas refeições do dia a dia ou em jantares especiais.

Confira, neste post, dicas de três pratos descomplicados, que podem ser harmonizados com bons vinhos, proporcionando uma refeição prazerosa e uma noite agradável!

1. Caldinho de feijão com bacon e calabresa

Os caldos e as sopas fazem muito sucesso no inverno, mas há quem tenha o hábito de consumi-los durante todo o ano. Versáteis, os caldos podem ser combinados com diversos tipos de carne, legumes e especiarias.

Um dos que fazem mais sucesso é o caldinho de feijão, que é comumente combinado com calabresa, bacon e cheiro verde. E, é claro, que existe o vinho perfeito para acompanhar essa comida saborosa e descomplicadas. Veja abaixo!

Vinho perfeito

Com taninos pronunciados e boa acidez, os vinhos com a uva Cabernet Sauvignon são a melhor alternativa para harmonização com um delicioso caldinho de feijoada, porque quebram a gordura do bacon e da calabresa. Sugerimos como opção o rótulo Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2015, que harmoniza bem com carnes suínas.

carne de porco e vinho

Dicas para servir

Em uma mesa, você pode servir o caldinho isolado dos complementos. A vantagem dessa escolha é que, se o prato for feito muitos convidados, eles podem adicionar somente os complementos de sua preferência. Quanto à bebida, para o rótulo sugerido acima, a temperatura ideal de serviço é de 16ºC.

2. Pizza de bacon

Uma boa massa combinada à crocância do bacon é perfeita para várias ocasiões: do happy hour com a turma ao jantar à dois. Apesar da combinação nada óbvia, o segredo para uma proporcionar uma ótima experiência ao paladar pode estar na harmonização com a bebida certa.

carne de porco e vinho

Vinho perfeito

A acidez do bacon exige uma bebida menos intensa, com taninos menos aflorados, como é o caso da uva Chardonnay. A nossa recomendação é o espumante Mumm Cuvée Rosé Brut. Esse vinho argentino, da região de Mendoza, destaca-se pela rica acidez e pelo aroma de morango e framboesa.

carne de porco e vinho

Dicas para servir

Lembre-se que molhos e outros complementos podem afetar a harmonização, a depender dos ingredientes. Um molho branco delicado é uma ótima aposta para acompanhar a refeição! Fatie em a pizza em petiscos, optando por formato quadrado ou em tiras retangulares.

3. Abóbora com linguiça

A combinação entre abóbora e linguiça pode parecer inusitada para alguns, mas é um prato muito comum no Brasil. A receita, que é simples de fazer, pode ser executada até pelos menos experientes na cozinha. A abóbora pode ser preparada em cubos, em creme ou como escondidinho.

O requinte do prato pode ser associado à combinação com um bom vinho e toques refinados na decoração na hora de servir.

carne de porco e vinho

Vinho perfeito

A nossa recomendação para harmonizar com o prato é o vinho argentino Alpataco Reserva Cabernet Sauvignon, que é intenso e repleto de especiarias. Da região da Patagônia, a bebida é um varietal 100% da uva Cabernet Sauvignon, que passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 12 meses nas adegas da vinícola Familia Schroeder.

carne de porco e vinho

Esses fatores tornam o vinho moderno, encorpado, robusto e requintado! O paladar envolvente com taninos picantes, acidez suculenta de final longo e marcante, proporcionando uma ótima experiência quando acompanhado de abóbora e linguiça.

Dica para servir

A forma mais apropriada para servir o Alpataco Reserva Cabernet Sauvignon é a 17ºC, em uma taça Bordeaux. Quanto ao prato, escolha louças apropriadas de acordo com o modo de preparo da abóbora e capriche na apresentação!

Gostou das nossas dicas? Acesse outros conteúdos sobre harmonização de vinhos e carnes de porco clicando aqui.


Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *